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Maringá recebe Estrela ADVB/PR com Gustavo Bacila
Bate-papo com o CEO do Grupo Baston Aerosol acontece na próxima quarta-feira (24), às 19h, na sede da ACIM, e terá como tema o case da marca Above Na próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná realiza mais uma edição do Estrela ADVB. A cidade de Maringá vai receber o CEO do Grupo Baston Aerosol, Gustavo Bacila, depois do grande sucesso do encontro realizado em maio, em Ponta Grossa. Na palestra, o empresário vai falar sobre sua história de sucesso empresarial e também do case de construção e crescimento da marca Above. O evento está marcado para às 19h na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que fica na Rua Vereador Basílio Sautchuk, 388 – Zona 01. “O Estrela ADVB é a grande oportunidade de ouvir personalidades do marketing, vendas e gestão que impactam de alguma forma o nosso mercado. E, claro, aprender com seus acertos, erros e experiências. Temos uma agenda importante de eventos ao longo dos próximos meses, que vem a enriquecer o circuito de encontros, não só de Maringá, como do Paraná todo”, ressalta o vice-presidente da regional Maringá da ADVB/PR, José Roberto Mattos. Associados, patrocinadores, parceiros da instituição e convidados podem participar do evento. Os convites estão disponíveis no site https://www.sympla.com.br/estrela-advb-maringa—gustavo-bacila__1666872

No 1º trimestre de 2022, avançam confiança e otimismo dos dirigentes de vendas e marketing
Trimestral, a Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida pela ADVB, com apoio técnico da Fipe. Objetivo: acompanhar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre a evolução da economia brasileira, dos setores em que atuam e das empresas onde trabalham. Também mede expectativas para os próximos 12 meses, que inclui o desempenho das vendas e a evolução da verba para ações de marketing. Para a 17ª rodada, foram convidados a participar da sondagem indivíduos com cargos nas áreas de vendas e marketing, dirigentes e ocupantes de cargos relevantes em suas empresas e instituições. Contou com a contribuição de 509 respondentes, entre 11 de abril e 09 de maio de 2022. Para o dia 4 de julho, está previsto o início da coleta da próxima rodada (18ª rodada, referente ao 2º trimestre/2022). Em momento oportuno, serão encaminhados, aos respondentes, os convites e instruções, como de praxe. Perfil sociodemográfico Declararam-se do gênero masculino 76,5% dos respondentes, dos quais 75,7% apresentavam 45 anos ou mais. Geograficamente, predominavam respondentes de empresas sediadas em São Paulo (42,2%), Paraná (33,6%), Santa Catarina (8,9%), Distrito Federal (2,8%), Pernambuco (2,8%) Rio Grande do Sul (2,8%), Minas Gerais (2,5%), Rio de Janeiro (1,4%), entre outras unidades da federação. Perfil profissional e setorial Quanto à posição ocupada, a maior parte dos respondentes apresenta cargos relacionados à presidência; direção geral e de vendas; gerência comercial, de marketing e de vendas; superintendência de marketing, direção de planejamento estratégico; entre outras posições. Em termos de enquadramento, as empresas dos respondentes atuavam em atividades relacionadas a comércio e serviços (85,3%), indústria (11,9%) e agronegócio (2,8%). Quanto aos segmentos de atuação, temos: comércio varejista (8,1%), serviços de tecnologia da informação (6,5%), publicidade e pesquisa de mercado (6,0%), educação (6,0%), outras atividades profissionais, científicas e técnicas (5,1%), consultoria e gestão empresarial (4,3%), serviços de escritório e apoio administrativo (4,1%), atividades de serviços de financeiros (3,3%), entre outros segmentos da economia brasileira. No quesito porte, a maior parcela dos respondentes (37,8%) integrava empresas classificadas como de pequeno porte (até 9 funcionários). Outros 30,8% faziam parte de empresas e organizações de 10 a 99 funcionários. Por fim, 8,9% compunham empresas com 100 ou mais funcionários. Confiança No 1º trimestre de 2022, a confiança voltou a registrar resultados mistos. Isso decorreu, por um lado, da melhora marginal das condições econômicas relacionadas aos setores, às empresas e negócios dos respondentes. Por outro, da leve deterioração das condições gerais da economia brasileira. Na comparação com os resultados da sondagem no 1º trimestre de 2021, cabe destacar avanço generalizado da confiança dos respondentes, abrangendo as três dimensões consideradas pela sondagem. Expectativas Sobre as expectativas, os resultados apurados no último trimestre pendem para um otimismo mais abrangente, sustentado pelo desempenho projetado para as empresas e negócios dos participantes da sondagem. Na comparação entre as expectativas dos respondentes no 1º trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, foram registrados avanços no âmbito da economia brasileira, no setor de atuação das empresas e nas próprias empresas/negócios dos respondentes. Leituras do cenário Os resultados da sondagem oferecem, ao menos, duas leituras do cenário econômico atual, segundo a ótica dos dirigentes de vendas e marketing. A primeira, de longo prazo, baseada na consolidação de um quadro visível de melhora frente à percepção dominante, em um momento crítico da pandemia, há um ano. Já a segunda leitura, de curto prazo, é marcada pelo contraste entre o momento deliciado e de incertezas vivido pela economia brasileira e o desempenho/otimismo dos respondentes com suas respectivas empresas e dos negócios. Vendas e verbas de marketing A parte majoritária dos respondentes projeta crescimento tanto no valor das vendas quanto na verba disponível para ações de marketing, no decorrer dos próximos 12 meses. Quanto ao valor de vendas nos próximos 12 meses, os respondentes se distribuíram entre aqueles que se declararam otimistas (79,1%) e pessimistas (10,4%). A parcela restante (10,5%) apostava na manutenção dos patamares atuais. Já com relação à verba de marketing, a expectativa média apurada foi um pouco menos otimista, distribuindo-se da seguinte forma: expectativa de aumento para 60,5%; de estabilidade, para 27,6%; e de queda, para os demais (11,9%). Confiança por UF (média 1º trimestre/2022) O indicador apresentado representa a média das notas atribuídas pelos respondentes às três dimensões: economia brasileira, setor econômico e empresa/negócios. Os resultados para a UF devem ser interpretados com cautela, dada a limitação da amostra. No 1º trimestre de 2022, os maiores avanços foram registrados em Pernambuco* (+0,15), Distrito Federal* (+0,15) e Santa Catarina (+0,09). Já no campo das expectativas, consolidou-se uma visão otimista em relação ao futuro em todos os recortes geográficos avaliados, com destaque para a perspectiva positiva assumida pelos respondentes com empresas sediadas no Distrito Federal* (+0,47). Expectativas: valor das vendas por UF Na avaliação das expectativas por UF, prevaleceu uma perspectiva de aumento do valor das vendas em todos os recortes, destacando-se os resultados apurados pela sondagem em Paraná (86,0%) e Santa Catarina (82,6%). Expectativas: verba de marketing por UF Em relação à perspectiva de incremento na verba de marketing, o otimismo relatado pelos respondentes também foi majoritário em todas as UF selecionadas. Destaque para Distrito Federal (87,5%) e Santa Catarina (82,8%). Participe da próxima rodada através do link: https://pt.surveymonkey.com/r/ADVB_PR_2T2022
Vendópolis – Venda Mais
Gamificação: ADVB/PR realiza curso de vendas inédito Vendópolis, realizado em parceria com a VendaMais, tem duração de 5h e é totalmente prático e dinâmico A ADVB/PR, em parceria com a VendaMais, realiza de forma inédita, no próximo dia 26 de julho, o curso Vendópolis. Sucesso em grandes empresas, como Sicredi, Sicoob, Triunfante, Rodobens, Marisol, entre outras, o curso é ministrado somente in company há mais de 10 anos, e foi aberto com exclusividade para a associação com inscrições individuais. O curso será ministrado pela sócia, diretora de treinamento corporativo e treinadora da VendaMais, Karen Jardzwski. “Esse treinamento é feito por meio de uma metodologia exclusiva e muito prática. É uma oportunidade única de aproveitar e aprender com um curso que é oferecido apenas in company pela VendaMais, e tem sua primeira turma aberta ao público final, em Curitiba, graças à parceria com a ADVB/PR”, celebra a diretora de cursos da associação, Silvia Candeloro. A dinâmica é ousada e diferenciada: a aula é em formato de jogo de tabuleiro, jogado em equipes de cinco pessoas, que trata de todas as etapas de um processo de vendas (prospecção, negociação e fechamento), da gestão da carteira de clientes, gestão de tempo, atendimento ao cliente, entre outros aspectos relativos à venda. São, ao todo, cinco horas de pura prática e é indicado para vendedores, líderes comerciais, empreendedores e todos que tenham como objetivo vender mais e melhor. “O treinamento gameficado facilita muito o processo de aprendizado, porque os participantes vivem as questões do universo de vendas de forma lúdica, mas prática, e isso gera uma conexão muito boa. O Vendópolis é a expressão real do dia a dia de vendas. No meio do jogo, colocamos uma pimenta e alguns segredos, situações que impactam no resultado final do jogo, ou melhor, das vendas”, explica Karen.

OS DADOS E NÚMEROS NÃO MENTEM. TÁ ESPERANDO O QUE?
Estudo da Kantar Ibope revela que 74% dos internautas fazem compras on-line, 61% utilizam home banking, 50% aderiram aos serviços de entrega e 46% se guiam pelos serviços de geolocalização. O que temos mais? Só observando, pesquisando e analisando cenários é que podemos desenhar e construir as tendências do FUTURO. Tenho estudado muito sobre INOVAÇÃO, tanto radical como incremental, e percebo o quanto esse “rascunho” do que está por vir, dá vida para negócios, produtos e serviços, que muitas vezes não existem, mas estarão nos desejos inimagináveis dos consumidores e, ainda, serão ofertados nas mais diversas plataformas. Imagino que um filme já passou pela sua cabeça, com cenas do passado, presente e próximos capítulos. Um dos maiores ativos dos TALENTOS do futuro é a informação e o CONHECIMENTO e, nesse sentido, a ADVB PR tem sido guardiã e promotora do debate e discussão dos grandes temas, ao melhor estilo da recomendação do futurista Alvin Toffler, que é do “aprender, desaprender e REAPRENDER”. Este conceito de olhar disruptivo do mundo dos negócios, é a motriz do nosso marketing, ao longo dos tempos, mas que hoje em dia não se resume em encantar e surpreender o cliente, mas ANTECIPAR os seus SONHOS. Proporcional o inimaginável, para dizer pouco, na era de senhores como Musk, Bezzos, entre outros visionários. Sim, quem você colocaria mais nesta galeria? No Estrela ADVB ouvi atento a Melissa Vogel, Ceo da Kantar Ibope Media, num misto de atenção e exercício mental a respeito do que nos espera. Compartilho algumas das minhas anotações. “As TENDÊNCIAS de hoje deixam as bases para os comportamentos de amanhã”, já foi alertando, para desmistificar o que chamamos de “exercício de futurologia” que, na verdade, impera quando não temos a boa e velha base de fatos e dados. Vem comigo, pensando, nesta nuvem de números coletados pela Kantar: LONGEVIDADE – 30% da população terá mais de 60 anos em 2030; DIGITALIZAÇÃO – Em 2.000 apenas 1% das pessoas compravam on-line; COMPRAS – Em 2021, 42% informaram que usam o e-commerce; COMPORTAMENTO – 41% dizem que compras on.line facilitam a vida; CREDIBILIDADE – 46% acreditam na segurança do sistema; Somente esta fotografia já permite ao EMPREENDEDOR atento às ações de melhoria e antecipação e criação de novos negócios, concorda? Aliás, o nascer e morrer de uma empresa podem estar representados neste universo e, então, pergunto? Como estão as coisas aí na sua firma? Chame o time e coloque os números na mesa, para um “brainstorm” de SOLUÇÕES, sem vetos, como preconiza o bom exercício de CRIATIVIDADE. Uma NOVA SOCIEDADE está se formando e aqui não propomos a profundidade de um grande estudo, mas sinalizações, por exemplo, considerando apenas a longevidade e o seu mercado, com novos produtos, serviços, tais como alimentação, vestuário, hospitalidade, medicamentos, hotelaria, viagens, mobilidade, entre outros. Ainda em cima do primeiro item citado: daqui a 8 anos 30% da população será de 60+. Olha só: num mercado que discrimina, por exemplo, os ainda jovens 40+ do mercado de trabalho, vamos ter que nos dobrar ao poder de consumo de uma geração ativa e muito viva e com dinheiro no bolso. É o poder das vovós e vovôs sarados e gatas (os). A capacidade de radiografar as novas realidades é um grande diferencial, mas acima de tudo, numa era de saturação de dados e estatísticas, saber o que fazer e agir frente às mudanças é o verdadeiro ouro. “Como é que eu nunca pensei nisso antes?” – vira e mexe nos pegamos com esta pergunta, que encontro seu complemento na antiga frase popular: “quem chega primeiro bebe água limpa” ou, ainda, naquele: “Deus ajuda, quem cedo madruga”. O que faremos com a informação que temos em nossas mãos? Transformar em conhecimento é premente e mandatório para quem quiser se manter neste verdadeiro mercado/mundo VUCA (ou BANI) – Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Aliás, a rapidez é tão grande que nem mesmo os termos sobrevivem por muito tempo, como mostra o jovem VUCA, engolido pelo mundo BANI, por conta do tsunami da pandemia. O que mais temos no bloco de anotações. “Não adianta convidar todo mundo para festa. Tem que chamar para dançar”, cita a executiva pesquisadora Estrela ADVB, que aconselha uma resignificação geral para o que temos hoje, com mais aceitação, qualidade de vida, inclusão, diversidade e, por si, desejo e necessidade de consumir. “A casa tradicional mudou”, alerta e é certo, pois temos domicílios de uma pessoa, casais maduros, pessoas do mesmo sexo, famílias com menos filhos e por aí vai. “São múltiplos consumidores e precisamos compreender essa riqueza e diversidade, para conduzir nossas empresas”, destaca Melissa. Eu aqui, revivendo a apresentação, fiquei com a impressão marcante, resumida em uma palavra: OPORTUNIDADE que, para funcionar, precisa encontrar pessoas preparadas, como faço questão de frisar em minhas palestras, consultorias e mentorias. Ou, como teria dito Thomas Edison, a respeito das suas ideias geniais: tudo é 1% de inspiração e 99% de transpiração. A hora é de estudar, aprender e fazer. Transformar é a ordem, em tempos onde HUMILDADE, CORAGEM e AGILIDADE vão impor o ritmo. Bora e vamos então! O mundo mudou: saímos em 2012 de 16% da população acreditando em tecnologia, por exemplo, para 85% em 2021. As marcas mais valiosas e famosas pertenciam à economia tradicional (em 2006 – Coca, Microsoft, GE e Marlboro) e hoje (em 2021 – Amazon, Apple, Google, Microsoft, Tencent), todas com base tecnológica e do mundo digital. Ou seja, repito, o mundo mudou! Vamos esperar o que para mudar? * JOSÉ NASCIMENTO – é um APRENDIZ e, ainda, professor, consultor, mentor e jornalista. Autor do livro “MUNDO 6.0, é pra lá que eu vou”. É conselheiro do NFT ADVB. www.topdegestao.com.br

Impactos do ESG nos novos negócios
Thiago Lima Breus (Mestre e Doutor em Direito do Estado, é Professor Adjunto da UFPR e advogado, sócio de Vernalha Pereira Advogados e coordenador do Grupo de Pesquisa GPS – Gestão Pública Sustentável) A partir da pandemia do COVID-19, uma sigla passou a ter grande destaque nas agendas governamentais e empresariais. É o ESG, sigla que, em português, representa uma aderência obrigatória entre não apenas às boas, mas às melhores práticas relacionadas aos critérios de caráter ambiental (E), social (S) e de governança corporativa (G). A alusão à sustentabilidade e o apoio aos seus compromissos não constitui uma novidade propriamente dita. Há anos, muitas companhias subscrevem os critérios do triple botton line, da agenda 2030, e da observância dos ODS da ONU. Além disso, que a adoção de práticas de impacto ambiental e social leva a vantagens competitivas parece estar se tornando consenso no mercado. No entanto, enquanto avançam mecanismos de análise de sustentabilidade de empresas, mais do que vantagens competitivas, as práticas ESG têm se tornando condições de celebração de negócios e poderão condicionar a sobrevivência de empresas no mercado. Até pouquíssimo tempo atrás, a adesão aos critérios de sustentabilidade se constituía em uma agenda muito positiva, mas meramente acessória para empresas e governos. Atualmente, não basta mais a assinatura de um documento e a fixação de um compromisso no papel. Mais do que isso: a imposição de práticas ESG por articulações de mercado e até por políticas estatais torna completamente obsoleta e inadequada a chamada “maquiagem verde” (greenwashing), realizada em muitos empreendimentos da indústria brasileira de base. Igualmente, maquiar impactos sociais (impact washing) também não se sustentará à medida em que novas gerações moldarão o mundo político e corporativo. Hoje, é indispensável a demonstração do impacto que os negócios causam sob uma perspectiva de sustentabilidade. A sustentabilidade aqui não é entendida somente como práticas conforme regras de proteção ambiental e políticas para preservação do meio-ambiente. Ela inclui, por exemplo, ações que contribuem para satisfação de necessidades básicas humanas e redução de desigualdades. Tudo isso deve ser orquestrado por estruturas empresariais que privilegiem tomada de decisões transparentes, éticas e eficientes e que encampem metas de impacto social e ambiental ao lado de metas econômicas. Em síntese, ser sustentável não equivale mais somente a bem gerir riscos e obter licenças para operação. Atender a essas novas balizas demanda energia e envolve transformações e nesse sentido o ESG se constitui em um verdadeiro melting pot de práticas e políticas que devem ser encaradas como condições para a perpetuação das empresas e negócios a longo prazo. Uma série de mudanças recentes demonstram isso. Primeiro, não há dúvida de que atualmente, no final do dia, a reputação de uma empresa, a atratividade para seus stakeholders, a sua eficiência e seu desempenho econômico são determinados pelo maior ou menor nível de conexão entre três fatores indissociáveis: o inclusivo, o equitativo e o regenerativo. Aquele que nega esse tripé gradativamente se torna menos atrativo aos atuais atores do mercado. Em segundo lugar, estimulando a adesão ao ESG, já há em curso uma série de trade offs entre governos e empresas. Por exemplo, a União europeia só oferece crédito hoje para companhias áreas que se comprometam a não mais ofertar viagens domésticas de curta distância, cobertas por trens. Lá também fundos soberanos resgatam investimentos em empresas que não garantam seguro-saúde para seus colaboradores. Ainda, unidades fabris são fechadas em localidades em que não há universalidade da cobertura de esgotamento sanitário. No Brasil, alguns Estados – como Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte – já legislaram sobre estratégias estaduais de investimentos e negócios de impacto. A adoção de Contratos de Impacto Social – celebrado pelos entes federativos e suas autarquias ou fundações, com entidades públicas ou privadas, para atingir objetivos de relevante interesse social – pode se tornar realidade se aprovado o Projeto de Lei do Senado 338/2018. Em terceiro, o ESG traz vantagens inequívocas até para áreas mais tradicionais da Administração estatal. Nos contratos públicos, as licitações verdes constituem barreira de entrada para empresas sem compromisso social e ambiental e sem instrumentos efetivos de compliance. Nesse sentido, o Decreto Federal nº 10.387/2020, por exemplo, incentiva a formatação de Parcerias Público Privadas (PPPs) que proporcionem benefícios ambientais ou sociais relevantes. Finalmente, não se pode deixar de notar que as novas gerações estão dispostas a pagar consideravelmente mais por produtos e empresas comprometidas com o ESG. Não por menos, muitas empresas buscam aderir atualmente a selos ESG, mas esse movimento não pode ser desacompanhado de uma análise detida de critérios e transformações a que uma empresa se dispõe. Deve-se bem compreender as responsabilidades que assumem, pois, para muitas das certificações, não é suficiente utilizar o ESG como um artifício de vitrine. Se (re)posicionar nesse mercado demanda, assim, que dirigentes estejam vinculados e contem com os insumos necessários para tirar práticas ESG do papel. Na nossa visão, o design de novos negócios e a modelagem de infraestruturas não vão sobreviver dissociadas do ESG. Entendemos que os governos e as empresas precisam alinhar sua governança e engajar a diversidade de todas as suas equipes em torno desses fatores, de modo a produzir uma série de impactos positivos para os cidadãos e para todas as comunidades em que estão inseridos. É uma nova sigla e um novo DNA, ajustado ao novo mundo que se descortina.

Pesquisa: Redes sociais e veículos de comunicação exercem grande influência no comportamento de compra dos paranaenses
Levantamento da Datacenso Inteligência de Mercado, em parceria com a ADVB/PR, aponta tendências de consumo e mudanças no relacionamento dos consumidores com as marcas O consumidor paranaense sempre foi conhecido como um dos mais exigentes do país. Por esse motivo, muitas empresas optam pelo Estado para lançar produtos ou testar campanhas. Parte desse cenário foi retratado pela 1ª Pesquisa de Opinião sobre Marcas de Produtos, realizada pela Datacenso Inteligência de Mercado em parceria com a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR). Ao todo, mais de mil pessoas participaram do levantamento, em março deste ano. A maioria dos paranaenses entrevistados (83%) considera a marca importante na hora de escolher um produto. O setor que mais exerce influência do branding é o de tecnologia e eletroeletrônicos. O fabricante é decisivo para quem compra celulares (72%), eletrodomésticos (64% – mesmo percentual de decisão para quem compra alimentos), eletrônicos (60%), tablets e notebooks (49%). Calçados e produtos de higiene pessoal ficaram empatados, com 51%, nesse quesito, mostrando que para metade dos entrevistados a marca não é tão relevante nestas categorias. No caso de roupas, apenas 33% dos paranaenses consideram a “etiqueta” decisiva na hora de escolher um item. Outro dado interessante foi apontado pela pesquisa: mais de 60% dos entrevistados levam em consideração, na hora de escolher o produto a ser comprado, comentários em redes sociais e também em veículos de comunicação, contra apenas 22% que são influenciados por amigos ou conhecidos. “A conclusão que tiramos é que as marcas precisam investir, cada vez mais, em comunicação e marketing para fortalecer seu posicionamento e gerar uma boa reputação perante o público. Não basta ter apenas um bom produto e um canal de distribuição adequado”, destaca o diretor de pesquisas e tendências da ADVB/PR e também CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama. Sobre o local de compra, o levantamento apontou que a pandemia consolidou o formato híbrido. Das seis opções apresentadas aos entrevistados, a que eles mais se identificaram foi “Compro pela internet e em lojas físicas” (42%), seguida por “Minha escolha depende do tipo de produto, preço e entrega”. De acordo com Shimoyama, o consumidor mudou o comportamento de compra nos últimos dois anos. “Ele está mais presente no online, buscando mais conveniência, melhor preço e agilidade. Ao mesmo tempo, gosta da experiência de ir até a loja e ver de perto os produtos”, analisa. O pós-pandemia também influenciou muito no modo como as pessoas avaliam as boas práticas das empresas: 40% dos entrevistados dizem sofrer muita influência na escolha de uma marca quando ela possui práticas na preservação ambiental e projetos sociais. “Cada vez mais o consumidor está preocupado em cuidar do planeta e das pessoas. Uma oportunidade para que empresários se atentem às estratégias ESG dentro de suas corporações”, finaliza o especialista. Baixe aqui o relatório

Estrela ADVB/PR promove discussão sobre mobilidade elétrica para Londrina e Maringá
As palestras com o diretor de marketing do Grupo Jaguar Land Rover do Brasil, Paulo Manzano, acontece nos dias 29 e 30 de junho O Brasil já registra um crescimento no número de veículos elétricos circulando pelas ruas. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 2.558 emplacamentos de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no país nos primeiros 30 dias deste ano, um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos no mesmo período do ano passado. Sobre o futuro da mobilidade elétrica no país, o diretor de marketing do Grupo Jaguar Land Rover do Brasil, Paulo Manzano, lidera o bate-papo no Estrela ADVB/PR, que acontece em Londrina e Maringá, nos dias 1 e 2 de junho (quarta e quinta-feira), respectivamente. O evento é promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná. “O tema nunca esteve tão atual: com o aumento do preço dos combustíveis fósseis por conta da escassez de matéria-prima, a mobilidade elétrica já é uma realidade fora do país e caminha com muita celeridade para se tornar uma realidade possível por aqui também”, diz o presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari. “A demanda por soluções alternativas de energia e mobilidade é crescente. No Estrela ADVB sempre buscamos apresentar grandes nomes, com temas relevantes para o nosso mercado. O case da Jaguar Land Rover, que será apresentado por seu executivo Paulo Manzano certamente trará um conteúdo riquíssimo a todos nós”, completa a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do Estrela ADVB/PR, Gislayne Muraro. Em Londrina, o encontro acontece no dia 1º de junho, às 19h, no Sicredi Coop Conecta, exclusivamente para associados e parceiros da ADVB/PR. Já em Maringá, o Auditório Ângelo Planas será palco do evento, no dia 2 de junho, às 8h. O evento é para associados e parceiros, com convites limitados para o público e transmitido ao vivo pelo Youtube.com/advbpr. Mais informações: sympla.com/advbpr.

Como decodificar tendências e explorar dados
O assunto é tema central da palestra da CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel, para o Estrela ADVB/PR, que acontece na próxima sexta-feira (13), às 8h, no auditório da Neodent, em Curitiba As fundações do novo – insights para um futuro em construção, é o tema da próxima edição do Estrela ADVB/PR, que acontece no auditório da Neodent, em Curitiba, na próxima sexta-feira (13), às 8h. No evento, liderado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná, quem comanda o bate-papo com o público é a CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel. “O futuro está em construção, mas boa parte dele já está aqui e foi construído ao longo das últimas décadas. Diante de transformações aceleradas e da imprevisibilidade do amanhã, como podemos usar os dados a nosso favor?”, questiona a executiva. Com mais de 25 anos de experiência em pesquisa e inteligência de mídia, Melissa já ocupou diferentes posições de liderança na Kantar e, tanto no Brasil, quanto em outros países da América Latina, pode compreender de forma mais profunda as necessidades dos clientes, o que lhe permitiu colaborar com a indústria no desenvolvimento de métricas, produtos e negócios, cobrindo todo o portfólio da empresa. Ela também é presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), entidade que representa a publicidade digital em mais de 45 países. “Estamos atentos em trazer para os nossos associados e ao público discussões pertinentes ao mercado. A análise de dados nunca se fez tão necessária e ela norteia, inclusive, tomada de decisão em grandes organizações”, diz a coordenadora do Estrela ADVB e vice-presidente da entidade, Gislayne Muraro. A entrada é gratuita para associados, patrocinadores e parceiros da instituição, com vagas limitadas ao público externo. Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com/advbpr. O encontro também será transmitido ao vivo pelo YouTube da associação: youtube.com/advbpr.

Ponta Grossa sedia Estrela ADVB/PR com Gustavo Bacila
O bate-papo com o CEO do Grupo Baston Aerosol acontece na próxima terça-feira (3), às 8h30, no Auditório do Sicredi, e abre a rodada dos eventos nas regionais Na próxima terça-feira, dia 3 de maio, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná abre sua série de eventos nas regionais, com o Estrela ADVB. A cidade de Ponta Grossa vai receber o CEO do Grupo Baston Aerosol, Gustavo Bacila. Na palestra, o empresário vai falar sobre o case “Above: construção e crescimento da marca”. O evento está marcado para às 8h30 no auditório do Sicredi, que fica na Rua Ernesto Vilela, 1001. “As edições do Estrela ADVB reúnem grandes empreendedores e gestores das áreas de marketing, vendas e gestão, além de personalidades que impactam de alguma forma o nosso mercado. Temos uma agenda robusta de eventos ao longo do ano e queremos, com isso, fomentar a troca de experiências entre grandes nomes do mercado de todo o Paraná. A primeira edição em Curitiba, com os três senadores do Estado, foi um sucesso. E agora, teremos mais um conteúdo de alto nível”, ressalta o vice-presidente da regional Campos Gerais da ADVB/PR, Wilson Oliveira. “Nosso primeiro evento aqui em Ponta Grossa traz um case de sucesso que mostra a pluralidade do marketing e a importância de diversificar canais para atingir objetivos concretos de vendas. Tenho certeza que será uma troca muito positiva”, complementa a coordenadora do Estrela ADVB na Regional, Claudia Barbosa. Associados, patrocinadores e parceiros da instituição podem participar do evento. Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com/advbpr. O bate-papo também será transmitido ao vivo pelo YouTube da associação: youtube.com/advbpr.

Nossa cidade não deve continuar a mesma
O diretor de eventos da ADVB/PR, Rafael Maia , foi um dos responsáveis pela organização da Smart City Expo Curitiba. A 3ª edição do maior evento de cidades inteligentes do Brasil reuniu mais de 10 mil pessoas! O propósito é despertar um futuro urbano poderoso, inspirado nas cidades mais inteligentes do mundo. Com o Artigo “Nossa cidade não deve continuar a mesma”, Rafael aborda o tema e imprime sua visão sobre o futuro das cidades. Boa leitura! Nossa cidade não deve continuar a mesma De qual cidade estou falando? Da que você estiver nesse momento. Para todas elas as inquietações são as mesmas: por que nossas cidades ainda alagam? Por que insistimos em nos locomover de forma individual? Por que não tratamos do nosso lixo como deveríamos? Por que não valorizamos nossas calçadas? Por que nos satisfazemos com postes altos e desproporcionais que iluminam mais os carros que as pessoas? Por que a cidade é tão boa para alguns e tão ruim para outros? Para mim, essa é a grande lição da edição mais recente do Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, que acaba de acontecer na capital paranaense com a produção da Air Promo, agência de marketing na qual sou diretor de relações institucionais e novos negócios. Mais importante do que reunir um público recorde de mais de 10,2 mil pessoas, de 30 nacionalidades, de 50 empresas e de 200 prefeituras do mundo todo, o que fica gravado é que as cidades precisam ser pensadas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos, da criança ao sênior. Afinal, as cidades são o nosso lar fundamental, como dizia o maestro da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha. Não moramos somente nas nossas casas. Moramos na escola que levamos nossos filhos, na faculdade que frequentamos, no shopping que visitamos, no hospital que nos curamos, na empresa em que trabalhamos, no parque que brincamos. Comecei a entender melhor essa necessidade depois de conhecer de perto como soluções simples, porém inovadoras, podem transformar a vida nas cidades. Foi em 2019, quando viajei a Barcelona, na Espanha, para participar da a maior versão do Smart City do mundo, organizado pela Fira Barcelona. Integrei a comitiva brasileira junto de autoridades brasileiras, como o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do Beto Marcelino, do Caio Castro e do Eduardo Marques, fundadores do iCities, hub de negócios, acelerador do debate no Brasil sobre smart cities e responsável pela versão brasileira do evento. Conhecer a 22@, iniciativa que revitalizou 200 hectares de uma área industrial antes considerada obsoleta, com empresas de pesquisas para o desenvolvimento de soluções voltadas ao urbanismo, à educação, à mobilidade e à sustentabilidade, mostrou um leque inspirador e instigante de possibilidades para nós também aqui do outro lado do Atlântico. Foi aí que pessoalmente tomei gosto pelo tema e decidi me comprometer com a causa. Essa região que virou um sinônimo perfeito da inovação da cidade espanhola só se tornou modelo global de cidade graças à crise econômica do país na década de 1980 e da infraestrutura da cidade, que se encontrava engessada. Alguma semelhança com a situação de hoje? Então, identificar essas lacunas no planejamento estratégico e no seu funcionamento fez Barcelona decolar a partir de 1990, com investimentos maciços dos setores privado e púbico. E sinto que Curitiba segue nesse mesmo caminho. Naquele mesmo ano em que estive na capital da Catalunha, Curitiba foi finalista do World Smart City Awards, a grande premiação de cidades inteligentes. Ficou entre as seis cidades mais inteligentes do globo com o Vale do Pinhão, o movimento do ecossistema de inovação local para levar desenvolvimento sustentável para toda a capital paranaense, ao lado de Estocolmo (Suécia), Bristol (Reino Unido), Montevidéu (Uruguai), Seul (Coreia do Sul) e Teerã (Irã). Mas para a chave virar e a ficha cair definitivamente em todas as pessoas, tornando a questão de smart city uma cultura real entre nós, é preciso que a comunidade seja envolvida de maneira mais intensa nas estratégias de aprimoramento do espaço onde vive. Como diz a diretora de tecnologia de Barcelona, Francesca Bria, em entrevista ao jornal Estadão, “a grande quantidade de dados possibilitada pela tecnologia pertence aos cidadãos”. E isso só será possível por essas nossas bandas quando formos protagonistas de verdade das nossas cidades. O que você faz para essa transformação? Rafael Maia – Diretor de eventos da ADVB/PR

Como você imagina as cidades no futuro?
Uma cidade inteligente é aquela que utiliza tecnologias inteligentes e conectadas em rede para nos apoiar na vida diária. Elas nos permitem economizar tempo, utilizar novas formas de mobilidade e, até mesmo, respirar um ar um pouco mais limpo. Em poucas palavras, as tecnologias no centro de uma cidade inteligente trabalham para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Menos engarrafamentos, mais segurança, promoção do crescimento econômico por meio do incentivo ao ecossistema de inovação e startups, casas inteligentes e uso de edifícios com eficiência energética, são apenas alguns dos benefícios tangíveis. Além de dimensões relacionadas à mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo, educação, saúde e segurança, as smart cities também se utilizam dos dados gerados nas cidades para melhorar questões relacionadas a planejamento e governança. Uma gestão pública que tem como base a utilização de dados para tomadas de decisão, certamente terá mais eficiência, economicidade e assertividade. Há pelo menos uma década, defendo uma visão ampliada do conceito de cidades inteligentes. Certamente, todas estas aplicações do conceito podem ser replicadas e adaptadas para governos estaduais e federais, tornando-os smart governments e smart nations. Selecionei exemplos de alguns países que já estão trabalhando o conceito de “Smart Nations” na esfera federal: Reino Unido Desde 2015, o Reino Unido possui o Government Digital Service (GDS). O objetivo do GDS é fazer serviços públicos para a população mais simples, eficientes e rápidos. São exemplos o Carer´s Allowance (subsídio para cuidadores), Make a Lasting Power of Attorney, (sistema de procuração online), Book a Prison Visit (agendamento de visita à prisão) e Register to Vote (registro para votação). Os números publicados são impressionantes: em apenas um ano, o GDS ajudou o governo a economizar 1,7 bilhão de libras por meio da transformação digital. Estônia Clássico exemplo quando pensamos em “Smart Nations”. O país é um dos mais avançados do planeta na questão das identidades digitais e no uso da tecnologia no governo. Todos os serviços públicos do país estão online. Aberturas de empresas, dados, receitas médicas e prontuários de pacientes são digitais, as escolas utilizam serviços online e toda a relação entre governo e cidadãos ocorre pela internet, gratuitamente e em tempo real. Possui o programa e-residentes, em que convida qualquer pessoa no planeta a se tornar um usuário dos serviços do governo estoniano. É o primeiro caso do mundo de government as a service (governo como serviço). Índia A Índia desenvolveu o Aadhaar, identidade digital que consiste em um número único atribuído a cada cidadão que é conjugado com um sistema de identificação multifatorial, baseado em elementos como biometria (digitais e íris). Israel Israel se autointula Startup Nation. O termo Nação Startup, traduzido para o português, foi título do livro de 2009 de Dan Senor e Saul Singer sobre a nova economia de Israel. Com mais de 6.500 startups em uma população de 8,5 milhões, Israel lidera a lista de startups per capita. Além disso: depois dos EUA, Israel tem o segundo número de empresas de tecnologia mais listadas na Nasdaq. Há muitos bons exemplos. Um dos sistemas de navegação mais inovadores do mundo é o Waze de Israel. Outro exemplo impressionante: OrCam – um pequeno dispositivo que ajuda deficientes visuais e cegos a ter acesso a textos e imagens por meio de áudio de tradução em tempo real, o que promove independência em suas rotinas diárias. Dispositivo que, por sinal, está disponível nas bibliotecas públicas do Paraná. Telles, e o Brasil? Bom, esta é uma conversa para outro artigo, mas, indubitavelmente, nosso país vem apresentando grandes avanços nas diversas dimensões relacionadas ao conceito. Cidade inteligente, Governo Inteligente ou Nação Inteligente significa não apenas projetar cidades, estados ou países de forma mais significativa – tanto econômica quanto ecologicamente – mas, acima de tudo, significa melhorar a vida cotidiana das pessoas. Mais do que pensar em tecnologias temos que pensar em decifrar os problemas das dimensões que cercam o conceito e buscar vencer as burocracias para termos efetivamente a aplicabilidade prática das soluções. André Telles Autor de cinco livros relacionados à tecnologia e inovação Diretor de inovação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB-PR) Vice-presidente de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) Assessor de Inovação da Companhia Paranaense de Tecnologia (Celepar)

Estrela ADVB: Senadores paranaenses falam sobre perspectivas para 2022
Estrela ADVB: Senadores paranaenses falam sobre perspectivas para 2022 Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães estarão juntos em Curitiba no dia 11 de abril para discutir as oportunidades de negócios para o mercado de marketing e vendas do Estado Na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná realiza o primeiro Estrela ADVB de 2022. O evento está marcado para às 8h no Hard Rock Cafe Curitiba e os convidados são os três senadores paranaenses: Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, que vão discutir as perspectivas do setor de marketing e vendas do Estado, assim como o cenário e as previsões para este ano eleitoral. A agenda da entidade está movimentada desde fevereiro, com a realização da Assembleia que definiu a nova diretoria para o biênio 2022/2024, do evento de posse e, também, do lançamento do Núcleo Futuro e Tendências (NFT). “Agora, chegou o momento de abrir a série de ‘Estrelas ADVB’, eventos nos quais trazemos ao Paraná grandes empreendedores e gestores das áreas de marketing, vendas e gestão. Para abrir o ano, nada melhor que termos a visão do poder legislativo sobre o nosso mercado para podermos discutir as tendências e as perspectivas deste ano eleitoral e de muitas mudanças no mundo”, ressalta o presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari. “Conseguir ‘casar’ a agenda dos três grandes representantes do Paraná no Senado foi um desafio e tanto. É uma oportunidade única poder ver os nossos senadores juntos falando sobre o nosso setor. A discussão promete ser enriquecedora e este será o tom do que faremos nos próximos eventos da associação”, complementa a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do Estrela ADVB, Gislayne Muraro. O evento é gratuito para associados, patrocinadores e parceiros da instituição, com vagas limitadas ao público externo. Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com/advbpr. O bate-papo também será transmitido ao vivo pelo YouTube da associação: youtube.com/advbpr.

Nova diretoria da ADVB/PR toma posse e anuncia novidades
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) realizou na última segunda-feira (7), no Hard Rock Cafe Curitiba, a solenidade de posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2022 / 2023. Quem assume a presidência é o empresário e jornalista Claudio Stringari, que faz parte da associação há mais de 15 anos – os últimos seis como vice-presidente. “Meu objetivo nos próximos dois anos é tornar a entidade cada vez mais relevante para o mercado. Apoiar os profissionais de marketing e vendas com a realização de eventos com muito conteúdo, palestras com grandes nomes, pesquisas de comportamento, análises de mercado, cursos e capacitações e, claro, os prêmios que reconhecem os melhores cases e os profissionais de destaque. A ADVB é do mercado, para o mercado. Então, outro objetivo é escutar mais os profissionais que atuam nessas áreas para entender de que forma podemos ajudá-los ainda mais”, enfatiza. Na cerimônia de posse foram apresentados os conselheiros dos dois grupos de trabalho, que atuarão em conjunto com as diretorias setoriais. O Núcleo Estratégico, liderado pelo ex-presidente da associação, Eduardo Jaime Martins, que vai reunir líderes do mercado para pensar estrategicamente as ações da entidade e os impactos dela para o mercado, assim como estreitar o relacionamento institucional com outras entidades e com o governo. “A ADVB é uma entidade extremamente importante para o nosso estado e o nosso papel à frente do Núcleo Estratégico será torná-la ainda mais preponderante nesse cenário de retomada”, pondera Eduardo. Já o NFT, coordenado pelo diretor de comunicação da Câmara dos Vereadores de Curitiba, Filipi Oliveira, é composto por grandes nomes, referências em seus segmentos de atuação, e terá como objetivo projetar as ações futuras da associação, para que ela atue de forma assertiva às necessidades do mercado. “Nossa missão será entender as demandas do mercado e planejar ações que envolvam sempre as novas tendências e inovações das áreas de marketing e vendas”, frisa Oliveira. Em relação aos eventos, a entidade continuará realizando o Estrela ADVB nas cidades onde atua (Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz), ampliando as ações para Guarapuava e Cascavel, já a partir deste ano. O Business Connect também seguirá, porém em outro formato, ainda mais efetivo para a geração de novos negócios. Em 2022, o Prêmio Personalidades acontecerá em setembro, premiando os melhores executivos de vendas, marketing e o empresário do ano. E o Top de Marketing, maior evento da ADVB/PR, acontecerá no início de dezembro com muitas novidades – até porque esta será a 50ª edição do evento, que é considerado o Oscar do setor. Confira o time que fará parte da diretoria da ADVB/PR no biênio 2022 / 2023: Presidente: Claudio Stringari 1º Vice-Presidente: Aldo Alfredo Malucelli – diretor financeiro 2º Vice-Presidente: Gislayne Muraro 3º Vice-Presidente: Guilherme Vieira 4º Vice-Presidente: Marcelo Romaniewicz 5º Vice-Presidente: Rogério Afonso Presidente do Conselho Deliberativo: Ney Braga Alves • Diretoria: André Telles – Diretor de Inovação Andreia Cristini Caldani – Coordenadora do Hackatop de Marketing Claudio Shimoyama – Diretor de Pesquisa e Tendências Claudia Zilli – Diretora de Marketing Cícero Gustavo Rohr – Diretor de Campanhas Heleni Harumi Katto – Diretora de Mercado Jackeline Evangelista – Diretora de Captação Jean Michel Kuss – Diretor de Conteúdo Joaquin Fernandez Presas – Coordenador do Business Connect Laila Sol – Diretora de Growth Marketing Leonardo Rates Franklin – Diretor de Relações Públicas Paulo Cruz – Diretor de Relações Institucionais Paulo César Nauiack – Diretor Comercial Rafael Maia Martins – Diretor de Eventos Raphaela Deki Borba – Diretora de Comunicação Rebeca Apelbaum Richards – Diretora de Criação Rogério De Lorenzo Leal – Diretor de Expansão Rogério Kriger – Diretor de Relacionamento Silvia Candeloro – Diretora de Educação Thais Lucia Costa – Diretora de Encantamento • Conselho Fiscal Jean Claudio Ribeiro Dos Santos Lian Trabulci Marcos Junior Da Silva Giovanna Leal Dalla Corte – Suplente • Vices-presidentes das regionais: Jose Elias Castro Gomes – Região Oeste José Roberto Mattos – Maringá Pamela Manfrin – Londrina Wilson Oliveira – Campos Gerais


Unicesumar é o grande vencedor do Top de Marketing 2021
A ADVB-PR consagrou, na noite de quarta-feira (8), os melhores cases de marketing e vendas do Estado. A disputa foi acirrada e reuniu grandes nomes do mercado na noite de celebração do Top de Marketing 2021. Promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), a premiação, considerada o Oscar do setor, consagrou na noite da última quarta-feira (8) os grandes cases vencedores, nas categorias Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Startup e PME, e Varejo, no pequeno auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. O evento também contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da entidade. “Depois desse ano, realmente todo mundo merecia um prêmio. Não à toa, esse foi o mote da campanha de 2021 do Top de Marketing. Nós premiamos a resiliência, a garra, a criatividade e o empenho de todos os profissionais e empresas que sobreviveram ao período mais difícil dos últimos anos”, comenta o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves. Para definir os vencedores, a comissão julgadora levou em consideração quesitos como o cenário, os desafios, as ações realizadas, a inovação implementada e os resultados alcançados. Confira a lista dos campeões da 49a edição do Top de Marketing, por categoria: ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO • Piemonte Incorporadora e Construtora – Case Solenne – Sublime Como Toda Experiência Deve Ser COMUNICAÇÃO • Premium Ads – Case Criando Soluções Para Empresas de Mídia Tradicional Faturarem – e Muito – no Ambiente Online INDÚSTRIA • Clear Correct – Case Seu Sorriso ClearCorrect SERVIÇOS • Unicesumar – Pague Com Sua Carteirinha SOCIAL • Associação Nariz Solidário – De Nariz Para Nariz STARTUP / PME • Market 4u – Case A Maior Rede de Mercados Autônomos da América Latina VAREJO • Atacado Fácil – Case Gerando Oportunidades e Fomentando o Empreendedorismo Durante a Pandemia Além das categorias, o troféu Grand Prix foi entregue para a UNICESUMAR, que teve o case com maior pontuação entre todos os vencedores, na opinião dos mais de 50 profissionais que integraram a comissão julgadora do Top de Marketing 2021. “A grande vitória de hoje foi poder ganhar com um case que deu a oportunidade para pessoas não pararem a sua educação, tornando a Unicesumar uma marca regada por propósito, ajudando cada vez mais a educação no Brasil”, comemora o diretor executivo de marketing da instituição, Thiago Stachon. O vice-presidente da entidade e coordenador do Top de Marketing, Claudio Stringari, destaca o alto nível de competitividade na grande final. “Foi mais um ano desafiador e marcado pelas incertezas. Mas as empresas paranaenses mostraram porque o nosso Estado é um dos mais admirados do País, pois elas se superaram para atingir resultados fantásticos. Não apenas as sete ganhadoras do Top de Marketing, mas todas as mais de 50 marcas inscritas no prêmio deste ano”, celebra. A apuração foi feita por meio de uma plataforma virtual e auditada pela Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, e contou com a avaliação criteriosa de um time de mais de 50 jurados, entre diretoria da associação e grandes nomes das áreas de marketing e vendas, como o presidente da APP – Associação Brasileira dos Profissionais de Propaganda, Silvio Soledade; o diretor do Centro de Inovação da Dinamarca, Peter Kronstrom; a pesquisadora de tendências Paula Abbas; o presidente da Associação dos Amigos do HC, Pedro De Paula; a presidente da AMIC Cascavel, Sonia Spengler; o presidente da AMIC Paranaguá, Marcelo Cardoso Dias; o presidente da Celepar, Leandro Moura e o consultor e escritor Eloi Zanetti. O evento contou com um pocket show da cantora Rafa Gomes e a participação especial do ator e humorista Thiago Barnabé. “Além disso, decoramos a sala de vidro do Teatro com ambientes de uma casa. Como os eventos invadiram nossos lares nos últimos anos, decidimos fazer essa brincadeira de montar hall de entrada, salas de jantar, salas de estar e quartos no evento. E todos sentiram-se literalmente em casa”, explica o diretor da ADVB/PR e também coordenador do Top de Marketing 2021, Michael Tamura. A transmissão do Top de Marketing 2021 está disponível no canal da entidade no YouTube.