OS DADOS E NÚMEROS NÃO MENTEM. TÁ ESPERANDO O QUE?

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Estudo da Kantar Ibope revela que 74% dos internautas fazem compras on-line, 61% utilizam home banking, 50% aderiram aos serviços de entrega e 46% se guiam pelos serviços de geolocalização. O que temos mais? 

Só observando, pesquisando e analisando cenários é que podemos desenhar e construir as tendências do FUTURO. Tenho estudado muito sobre INOVAÇÃO, tanto radical como incremental, e percebo o quanto esse “rascunho” do que está por vir, dá vida para negócios, produtos e serviços, que muitas vezes não existem, mas estarão nos desejos inimagináveis dos consumidores e, ainda, serão ofertados nas mais diversas plataformas. Imagino que um filme já passou pela sua cabeça, com cenas do passado, presente e próximos capítulos.

Um dos maiores ativos dos TALENTOS do futuro é a informação e o CONHECIMENTO e, nesse sentido, a ADVB PR tem sido guardiã e promotora do debate e discussão dos grandes temas, ao melhor estilo da recomendação do futurista Alvin Toffler, que é do “aprender, desaprender e REAPRENDER”. Este conceito de olhar disruptivo do mundo dos negócios, é a motriz do nosso marketing, ao longo dos tempos, mas que hoje em dia não se resume em encantar e surpreender o cliente, mas ANTECIPAR os seus SONHOS. Proporcional o inimaginável, para dizer pouco, na era de senhores como Musk, Bezzos, entre outros visionários.

Sim, quem você colocaria mais nesta galeria?

No Estrela ADVB ouvi atento a Melissa Vogel, Ceo da Kantar Ibope Media, num misto de atenção e exercício mental a respeito do que nos espera. Compartilho algumas das minhas anotações. “As TENDÊNCIAS de hoje deixam as bases para os comportamentos de amanhã”, já foi alertando, para desmistificar o que chamamos de “exercício de futurologia” que, na verdade, impera quando não temos a boa e velha base de fatos e dados.

Vem comigo, pensando, nesta nuvem de números coletados pela Kantar:

LONGEVIDADE – 30% da população terá mais de 60 anos em 2030;

DIGITALIZAÇÃO – Em 2.000 apenas 1% das pessoas compravam on-line;

COMPRAS – Em 2021, 42% informaram que usam o e-commerce;

COMPORTAMENTO – 41% dizem que compras on.line facilitam a vida;

CREDIBILIDADE – 46% acreditam na segurança do sistema;

Somente esta fotografia já permite ao EMPREENDEDOR atento às ações de melhoria e antecipação e criação de novos negócios, concorda? Aliás, o nascer e morrer de uma empresa podem estar representados neste universo e, então, pergunto? Como estão as coisas aí na sua firma? Chame o time e coloque os números na mesa, para um “brainstorm” de SOLUÇÕES, sem vetos, como preconiza o bom exercício de CRIATIVIDADE.   

Uma NOVA SOCIEDADE está se formando e aqui não propomos a profundidade de um grande estudo, mas sinalizações, por exemplo, considerando apenas a longevidade e o seu mercado, com novos produtos, serviços, tais como alimentação, vestuário, hospitalidade, medicamentos, hotelaria, viagens, mobilidade, entre outros.

Ainda em cima do primeiro item citado: daqui a 8 anos 30% da população será de 60+. Olha só: num mercado que discrimina, por exemplo, os ainda jovens 40+ do mercado de trabalho, vamos ter que nos dobrar ao poder de consumo de uma geração ativa e muito viva e com dinheiro no bolso. É o poder das vovós e vovôs sarados e gatas (os).

A capacidade de radiografar as novas realidades é um grande diferencial, mas acima de tudo, numa era de saturação de dados e estatísticas, saber o que fazer e agir frente às mudanças é o verdadeiro ouro.

“Como é que eu nunca pensei nisso antes?” – vira e mexe nos pegamos com esta pergunta, que encontro seu complemento na antiga frase popular: “quem chega primeiro bebe água limpa” ou, ainda, naquele: “Deus ajuda, quem cedo madruga”. 

O que faremos com a informação que temos em nossas mãos? Transformar em conhecimento é premente e mandatório para quem quiser se manter neste verdadeiro mercado/mundo VUCA (ou BANI) – Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Aliás, a rapidez é tão grande que nem mesmo os termos sobrevivem por muito tempo, como mostra o jovem VUCA, engolido pelo mundo BANI, por conta do tsunami da pandemia.

O que mais temos no bloco de anotações. “Não adianta convidar todo mundo para festa. Tem que chamar para dançar”, cita a  executiva pesquisadora Estrela ADVB, que aconselha uma resignificação geral para o que temos hoje, com mais aceitação, qualidade de vida, inclusão, diversidade e, por si, desejo e necessidade de consumir. “A casa tradicional mudou”, alerta e é certo, pois temos domicílios de uma pessoa, casais maduros, pessoas do mesmo sexo, famílias com menos filhos e por aí vai. “São múltiplos consumidores e precisamos compreender essa riqueza e diversidade, para conduzir nossas empresas”, destaca Melissa.

Eu aqui, revivendo a apresentação, fiquei com a impressão marcante, resumida em uma palavra: OPORTUNIDADE que, para funcionar, precisa encontrar pessoas preparadas, como faço questão de frisar em minhas palestras, consultorias e mentorias. Ou, como teria dito Thomas Edison, a respeito das suas ideias geniais: tudo é 1% de inspiração e 99% de transpiração. A hora é de estudar, aprender e fazer. Transformar é a ordem, em tempos onde HUMILDADE, CORAGEM e AGILIDADE vão impor o ritmo. Bora e vamos então!

O mundo mudou: saímos em 2012 de 16% da população acreditando em tecnologia, por exemplo, para 85% em 2021. As marcas mais valiosas e famosas pertenciam à economia tradicional (em 2006 – Coca, Microsoft, GE e Marlboro) e hoje (em 2021 – Amazon, Apple, Google, Microsoft, Tencent), todas com base tecnológica e do mundo digital.

Ou seja, repito, o mundo mudou!

Vamos esperar o que para mudar?

* JOSÉ NASCIMENTO – é um APRENDIZ e, ainda, professor, consultor, mentor e jornalista. Autor do livro “MUNDO 6.0, é pra lá que eu vou”. É conselheiro do NFT ADVB.

www.topdegestao.com.br

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Informe publicitário: Paraná acelera crescimento com educação de ponta, economia forte e gestão eficiente

Em seis anos, o estado do Paraná bateu recordes sucessivos em diversas áreas, o que o transforma numa potência nacional e internacional   Por: Giselle Ulbrich   O que torna uma cidade ou estado bons para viver e trabalhar? Boas escolas? Infraestrutura robusta? Segurança para andar na rua? Oportunidades de emprego? Seja qual for o quesito, o Paraná tem tudo isso, fruto de planejamento estratégico e grandes investimentos. Assim, alcançou em 2024 a liderança nacional em diversos setores, o que o consolida como referência em gestão eficiente e desenvolvimento acelerado.   O sucesso começa pelas salas de aula. O Paraná é o Estado com a melhor educação do Brasil, pois lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas no ensino médio e fundamental foram todas acima da média nacional. O Estado investiu R$ 17,5 bilhões em educação em 2024, dos quais R$ 2,9 bilhões para o ensino superior.   O governador Ratinho Júnior ressaltou, durante o Encontro Anual Educação Já, que o Paraná ocupava a 7ª posição no Ideb em 2019. Agora, lidera pelo segundo ciclo consecutivo. O avanço foi impulsionado por programas como o Educa Juntos, que trabalha a educação municipal junto às prefeituras; o Presente na Escola, que trouxe 60 mil alunos de volta às salas de aula; a ampliação da merenda escolar; a incorporação do uso de Inteligência Artificial para mais de 500 mil alunos, entre outros programas.   Economia em crescimento acelerado O Paraná consolidou-se como a quarta maior economia do Brasil e a maior dos estados do Sul, com PIB de R$ 718 bilhões, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Um salto de 63% comparado ao ano de 2018, quando o PIB paranaense foi calculado em R$ 440 bilhões.   Mesmo diante de condições climáticas desfavoráveis no período, com poucas chuvas, que prejudicaram a produção agrícola e energética, o trabalho árduo e constante do governo estadual e da população paranaense gerou um aumento de R$ 278 bilhões no PIB em seis anos. E com a previsão de um cenário climático mais estável em 2025, a expectativa é de uma performance ainda melhor.   Os setores que mais contribuíram para este avanço do PIB foram o de serviços, que acumulou R$ 394,4 bilhões ao longo de 2024, e a indústria, com R$ 164,9 bilhões. O Governo do Estado apoiou e incentivou diversos investimentos no setor industrial, como o aporte de R$ 1,5 bilhão da Heineken na expansão da sua planta, no investimento de R$ 1,6 bilhão da Maltaria Campos Gerais, a ampliação da operação industrial da Coamo, a construção da esmagadora de soja da C.Vale, entre centenas de outros investimentos.   As iniciativas, além do esforço em qualificar a mão de obra, também contribuíram com a geração de emprego e aumento do poder aquisitivo do paranaense. Conforme o IBGE, o estado atingiu a sua menor taxa de desocupação da história: 3,3%. Os dados são referentes ao quarto trimestre de 2024 e mostram a maior queda trimestral do índice (0,7%) entre os estados brasileiros. O resultado supera o último recorde, de 2014, quando a taxa de desocupação foi de 3,8%.   Investimentos históricos em infraestrutura O governo estadual também alcançou um marco sem precedentes em investimentos.  Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, em 2024 o Estado aplicou R$ 6,41 bilhões em obras e melhorias, o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2000. Esse montante superou em 64,3% a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estimava R$ 3,9 bilhões.   Entre os investimentos estão desde duplicação e pavimentação de rodovias, a reformas e construções de escolas. Só para as estradas o investimento foi de R$ 1,7 bilhão (26% do orçamento). Outro R$ 1,1 bilhão foi para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, para pavimentar vias urbanas e melhorar a iluminação pública de cidades de até 50 mil habitantes.   Mas um dos grandes destaques é a Ponte de Guaratuba, esperada pelos paranaenses desde a década de 1960. Nesta gestão ela foi finalmente retirada do papel e tem previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2026. O Paraná também se preocupa com a moradia digna. Até 2026, o governo deve investir mais de R$ 1,2 bilhão em casas e apartamentos para mais de 100 mil famílias.   Para 2025, a expectativa é quebrar novos recordes na LOA, mantendo o ritmo acelerado de crescimento.   E os altos investimentos não significam endividamento. O Estado alcançou pela primeira vez a nota A+ na Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional que avalia as condições e riscos das administrações públicas de honrar seus compromissos financeiros. A conquista é resultado de um grande trabalho de gestão fiscal, que coloca o Paraná como segundo estado com a melhor situação financeira do Brasil.   Agro: supermercado do mundo O Paraná lidera a produção de carne de frango desde 2014. No ano passado, abateu 2,2 bilhões de aves, um aumento de 2,47% em relação ao ano anterior. Com isso, o estado participa com 34,2% da produção brasileira. Também abateu 12,4 milhões de suínos no ano passado, mantendo-se no segundo lugar nacional e abarcando 21,5% do mercado nacional.   O Estado também bateu recorde na produção bovina, com o abate de 1,4 milhão de cabeças de gado no ano passado. Assim, segue entre os 10 maiores produtores brasileiros. Também mantém-se como o segundo maior produtor de ovos e leite do Brasil, com aumentos da produção em 2024.   E há a expectativa de uma grande produção de grãos para a safra 2024/2025, em especial a soja e o feijão. A produção da agroindústria paranaense é enviada para 214 países e o Paraná é o maior exportador do estados do Sul. Foram 20 bilhões de dólares exportados em 2024.   E não seria possível exportar tanto se a logística não fosse eficiente. Os portos do Paraná (Paranaguá e Antonina) foram eleitos pelo quinto ano consecutivo como a melhor gestão portuária do País. Em 2023, superaram 65 milhões

Manual de Venda Ética da ADVB/PR

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ADVB/PR realiza 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná

Na última terça, 11, a ADVB/PR realizou a 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná. A parte da manhã foi reservada para as palestras de Rosana Jatobá, do Diretor Geral da Itaipu Enio Verri e de um painel sobre Consumidor Consciente e Reputação com Rodrigo Padilha, vice-presidente de negócios e interação com o consumidor da Electrolux do Brasil para a América Latina; Carolina Bedran, diretora de sustentabilidade do Grupo KWM; Bruno Montejorge, especialista em marketing, branding e ESG, fundador da Montejorge Consultoria e Isabel Barbosa Zampa, head de sustentabilidade da MJV. Marc Sousa, Secretário da Comunicação, representando o prefeito Eduardo Pimentel, também esteve presente. Já na parte da tarde, a plateia conheceu os cases de ESG das empresas Claro, Electrolux, GT Buiding, Instituto GRPCOM, Neodent, Renault e Volvo, acompanhou a palestra do Fernando Yazbek do Pacto Global e conferiu uma palestra emocionante da Maria Constantino, além de conferir em primeira mão o lançamento do Manual de Venda Ética da ADVB/PR desenvolvido pelo escritório Vernalha Pereira. Presencialmente, cerca de 400 pessoas puderam aprender, fazer networking e participar das ativações dos patrocinadores. Mas o alcance do evento foi e ainda será muito maior, com uma grande cobertura e produção de conteúdo, realizada pelo media partner do evento, o Grupo RIC. Este evento só foi possível graças ao patrocínio da Itaipu Binacional e ao apoio da GT Building, da Sanepar, da Dr. Peanut e da Protoforte. Agradecemos também aos patrocinadores que estão conosco ao longo de todo o ano: Patrocinadores de Gestão: @clarobrasil , @neodent , @renaultbrasil , @sicredi e @grupo.vendamais Patrocinadores Corporativos: @f9comunicacaovisual, @hrccuritiba, @prontobrindes e @upexperiencebr Media Partners: @aerpradioetvpr, @redemassa , @gruporicpr, @favretto.midiaexterior e @rpcparana