OS DADOS E NÚMEROS NÃO MENTEM. TÁ ESPERANDO O QUE?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Estudo da Kantar Ibope revela que 74% dos internautas fazem compras on-line, 61% utilizam home banking, 50% aderiram aos serviços de entrega e 46% se guiam pelos serviços de geolocalização. O que temos mais? 

Só observando, pesquisando e analisando cenários é que podemos desenhar e construir as tendências do FUTURO. Tenho estudado muito sobre INOVAÇÃO, tanto radical como incremental, e percebo o quanto esse “rascunho” do que está por vir, dá vida para negócios, produtos e serviços, que muitas vezes não existem, mas estarão nos desejos inimagináveis dos consumidores e, ainda, serão ofertados nas mais diversas plataformas. Imagino que um filme já passou pela sua cabeça, com cenas do passado, presente e próximos capítulos.

Um dos maiores ativos dos TALENTOS do futuro é a informação e o CONHECIMENTO e, nesse sentido, a ADVB PR tem sido guardiã e promotora do debate e discussão dos grandes temas, ao melhor estilo da recomendação do futurista Alvin Toffler, que é do “aprender, desaprender e REAPRENDER”. Este conceito de olhar disruptivo do mundo dos negócios, é a motriz do nosso marketing, ao longo dos tempos, mas que hoje em dia não se resume em encantar e surpreender o cliente, mas ANTECIPAR os seus SONHOS. Proporcional o inimaginável, para dizer pouco, na era de senhores como Musk, Bezzos, entre outros visionários.

Sim, quem você colocaria mais nesta galeria?

No Estrela ADVB ouvi atento a Melissa Vogel, Ceo da Kantar Ibope Media, num misto de atenção e exercício mental a respeito do que nos espera. Compartilho algumas das minhas anotações. “As TENDÊNCIAS de hoje deixam as bases para os comportamentos de amanhã”, já foi alertando, para desmistificar o que chamamos de “exercício de futurologia” que, na verdade, impera quando não temos a boa e velha base de fatos e dados.

Vem comigo, pensando, nesta nuvem de números coletados pela Kantar:

LONGEVIDADE – 30% da população terá mais de 60 anos em 2030;

DIGITALIZAÇÃO – Em 2.000 apenas 1% das pessoas compravam on-line;

COMPRAS – Em 2021, 42% informaram que usam o e-commerce;

COMPORTAMENTO – 41% dizem que compras on.line facilitam a vida;

CREDIBILIDADE – 46% acreditam na segurança do sistema;

Somente esta fotografia já permite ao EMPREENDEDOR atento às ações de melhoria e antecipação e criação de novos negócios, concorda? Aliás, o nascer e morrer de uma empresa podem estar representados neste universo e, então, pergunto? Como estão as coisas aí na sua firma? Chame o time e coloque os números na mesa, para um “brainstorm” de SOLUÇÕES, sem vetos, como preconiza o bom exercício de CRIATIVIDADE.   

Uma NOVA SOCIEDADE está se formando e aqui não propomos a profundidade de um grande estudo, mas sinalizações, por exemplo, considerando apenas a longevidade e o seu mercado, com novos produtos, serviços, tais como alimentação, vestuário, hospitalidade, medicamentos, hotelaria, viagens, mobilidade, entre outros.

Ainda em cima do primeiro item citado: daqui a 8 anos 30% da população será de 60+. Olha só: num mercado que discrimina, por exemplo, os ainda jovens 40+ do mercado de trabalho, vamos ter que nos dobrar ao poder de consumo de uma geração ativa e muito viva e com dinheiro no bolso. É o poder das vovós e vovôs sarados e gatas (os).

A capacidade de radiografar as novas realidades é um grande diferencial, mas acima de tudo, numa era de saturação de dados e estatísticas, saber o que fazer e agir frente às mudanças é o verdadeiro ouro.

“Como é que eu nunca pensei nisso antes?” – vira e mexe nos pegamos com esta pergunta, que encontro seu complemento na antiga frase popular: “quem chega primeiro bebe água limpa” ou, ainda, naquele: “Deus ajuda, quem cedo madruga”. 

O que faremos com a informação que temos em nossas mãos? Transformar em conhecimento é premente e mandatório para quem quiser se manter neste verdadeiro mercado/mundo VUCA (ou BANI) – Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Aliás, a rapidez é tão grande que nem mesmo os termos sobrevivem por muito tempo, como mostra o jovem VUCA, engolido pelo mundo BANI, por conta do tsunami da pandemia.

O que mais temos no bloco de anotações. “Não adianta convidar todo mundo para festa. Tem que chamar para dançar”, cita a  executiva pesquisadora Estrela ADVB, que aconselha uma resignificação geral para o que temos hoje, com mais aceitação, qualidade de vida, inclusão, diversidade e, por si, desejo e necessidade de consumir. “A casa tradicional mudou”, alerta e é certo, pois temos domicílios de uma pessoa, casais maduros, pessoas do mesmo sexo, famílias com menos filhos e por aí vai. “São múltiplos consumidores e precisamos compreender essa riqueza e diversidade, para conduzir nossas empresas”, destaca Melissa.

Eu aqui, revivendo a apresentação, fiquei com a impressão marcante, resumida em uma palavra: OPORTUNIDADE que, para funcionar, precisa encontrar pessoas preparadas, como faço questão de frisar em minhas palestras, consultorias e mentorias. Ou, como teria dito Thomas Edison, a respeito das suas ideias geniais: tudo é 1% de inspiração e 99% de transpiração. A hora é de estudar, aprender e fazer. Transformar é a ordem, em tempos onde HUMILDADE, CORAGEM e AGILIDADE vão impor o ritmo. Bora e vamos então!

O mundo mudou: saímos em 2012 de 16% da população acreditando em tecnologia, por exemplo, para 85% em 2021. As marcas mais valiosas e famosas pertenciam à economia tradicional (em 2006 – Coca, Microsoft, GE e Marlboro) e hoje (em 2021 – Amazon, Apple, Google, Microsoft, Tencent), todas com base tecnológica e do mundo digital.

Ou seja, repito, o mundo mudou!

Vamos esperar o que para mudar?

* JOSÉ NASCIMENTO – é um APRENDIZ e, ainda, professor, consultor, mentor e jornalista. Autor do livro “MUNDO 6.0, é pra lá que eu vou”. É conselheiro do NFT ADVB.

www.topdegestao.com.br

Veja mais

ADVB/PR lança Top de Marketing 2025 em edição histórica que celebra 60 anos da entidade

Considerado o “Oscar” do marketing e vendas no Paraná, prêmio está com inscrições abertas; a festa de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) lançou, nesta terça-feira (5), no Hard Rock Cafe Curitiba, a edição 2025 do Top de Marketing, a mais importante premiação do setor no Estado. O evento de lançamento, o Top de Marketing Summit reuniu mais de 150 profissionais e apresentou os cases vencedores de 2024, marcando o início das inscrições para uma edição que promete ser histórica. Criado em 1983, o Top de Marketing reconhece, anualmente, empresas que se destacaram pela inovação, criatividade e resultados consistentes em suas ações de marketing e vendas. Mais do que um troféu, é o reconhecimento máximo para marcas que inspiram e constroem resultados. Ao longo de quatro décadas, o prêmio já consagrou centenas de cases de sucesso e, nos últimos anos, tem registrado recordes de inscrições. Em 2025, o evento terá um significado especial: além de celebrar as conquistas do setor, marcará os 60 anos da ADVB/PR. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, no UP Experience, e deve reunir mais de mil profissionais para conhecer os vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O mote desta edição — Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção — reforça a importância de unir estratégia e sensibilidade para criar campanhas que gerem resultados reais. “Ser TOP é mais do que ter uma boa ideia. É ter a ideia certa: aquela que emociona com propósito, conecta com estratégia e impacta com inteligência”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. Para a vice-presidente da entidade e coordenadora do evento de 2024, Andreia Caldani, o mote da campanha deste ano traduz o equilíbrio que o mercado exige: “Sentir com inteligência é compreender profundamente o público sem perder o foco nos resultados. Pensar com emoção é colocar verdade e propósito em cada estratégia. É essa soma que constrói marcas fortes e negócios duradouros.” Giovanna Dalla Corte, diretora da ADVB/PR e coordenadora do Top de Marketing, reforça a expectativa para a edição 2025: “Estamos preparando uma grande celebração para o setor, com a presença de grandes nomes do mercado e um número ainda maior de cases inspiradores. Esperamos um recorde de inscrições e uma festa inesquecível.” Como participar Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de todo o Brasil, desde que as ações inscritas tenham sido realizadas no Paraná no biênio 2024/2025. O processo é simples: preencher o formulário com oito perguntas sobre desafio, estratégia, execução e resultados; anexar materiais comprobatórios (peças, relatórios, imagens, vídeos); e gravar um vídeo de até 90 segundos com um representante explicando os destaques do case. O processo de julgamento conta com a avaliação criteriosa de um time de cerca de 35 profissionais, como presidentes, CEOs, diretores, consultores e conselheiros de grandes empresas do Brasil. A auditoria fica a cargo da Datacenso Inteligência de Mercado, que preza pela lisura e credibilidade da premiação. As inscrições para o Top de Marketing 2025 contam com valores promocionais por lote: 1º lote – de 5 a 15 de agosto; 2º lote – de 16 de agosto a 15 de setembro, e 3º lote – de 16 de setembro a 24 de outubro. É possível ainda realizar uma pré-inscrição garantindo o valor promocional vigente e concluir o envio dos materiais posteriormente, dentro do prazo final de participação. O prazo final para envio é até 24 de outubro de 2025. Mais informações estão disponíveis em: https://www.advbpr.com.br/topdemkt/.

CEO da Volkswagen do Brasil é convidado do próximo Estrela ADVB

Com o tema “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”, a palestra de Ciro Possobom acontece no dia 13 de junho, no Hard Rock Cafe, às 8h A ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realiza no dia 13 de junho, às 8h, mais uma edição do Estrela ADVB, reunindo lideranças empresariais e executivos para debater os rumos do marketing, das vendas e da gestão estratégica. O convidado da vez é o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que conduz a palestra “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”. O evento acontece no Hard Rock Cafe Curitiba. Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o encontro reforça o propósito da entidade em fomentar discussões de alto nível sobre temas essenciais ao desenvolvimento do ambiente de negócios. “Receber um executivo da relevância de Ciro Possobom é uma oportunidade única de inspirar líderes e provocar reflexões sobre o papel do marketing e das vendas na construção de empresas mais fortes, inovadoras e conectadas com o futuro.” Já o vice-presidente da entidade e coordenador do Estrela ADVB, Cícero Rohr, destaca a importância de aproximar os grandes cases de sucesso da realidade local. “A proposta do Estrela ADVB é justamente trazer nomes que são referência nacional para compartilhar suas trajetórias, desafios e estratégias com o público do Paraná. Estamos muito felizes com a presença do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e certos de que será um momento de grande aprendizado e inspiração”, reforça. O Estrela ADVB/PR é aberto ao público e gratuito para associados e patrocinadores. Os convites estão disponíveis no Disk Ingressos.   Serviço Estrela ADVB/PR com Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira) Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel Ingressos para não associados: LINK AQUI   Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e ресурс.  

ADVB/PR recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 60 anos de atuação

Sessão solene destacou o legado da entidade e prestou tributo aos 25 ex-presidentes da associação A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada na noite de terça-feira (21), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), pelos seus 60 anos de contribuição ao desenvolvimento econômico e empresarial do Estado. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Ney Leprevost, também celebrou o legado dos 25 ex-presidentes que estiveram à frente da entidade ao longo de seis décadas. Durante a solenidade, autoridades, empresários e lideranças de diversas gerações estiveram presentes para prestigiar a homenagem. O deputado Ney Leprevost destacou o papel da ADVB/PR na formação de profissionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado. “A ADVB/PR ajudou a moldar o espírito empreendedor do Paraná e a preparar profissionais que hoje ocupam posições de liderança em todo o Brasil. É graças a instituições como essa que conseguimos fazer do nosso Estado uma referência nacional em desenvolvimento e competitividade”, afirmou o parlamentar. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, recebeu a homenagem em nome da atual diretoria e de todos os que contribuíram com a trajetória da associação. “Esses 60 anos carregam muito mais do que celebrações. São anos de muita luta, de ideias que nascem do entusiasmo coletivo, e de incontáveis realizações. Nos sentimos honrados por receber essa homenagem. Ela pertence a todas as pessoas que ajudaram a construir essa história, e também às que seguem contribuindo com ela.” Entre os ex-presidentes, estiveram presentes Itaci Cardoso, Marco Aurélio, Jair Capristo, Ney Braga Alves, Eduardo Jaime Martins, Ronnie Pires, representando o Antônio Carlos Maciel (in memorian), estiveram presentes seus filhos, Fábio e o Carlos Eduardo Maciel, e representando Odoni Fortes Martins (in memorian), o jornalista Luiz Augusto Juk. A celebração na ALEP faz parte das ações comemorativas dos 60 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória promoveu eventos, premiações, programas de capacitação e networking que impactaram milhares de profissionais e empresas em todo o Estado. Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e robo-education.