A principal premiação do setor no Estado, promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Paraná – (ADVB/PR), aconteceu na noite de quarta-feira do dia (13/11), no pequeno auditório do Teatro Positivo, com apresentação dos humoristas Marcos Veras e Samantha Schmütz e do grupo de dança Dance & Concept, do coreógrafo Otávio Nassur – tudo embalado pelo som da DJ Stella Faccenda.

Gazeta do Povo, Valmet, Paraná Banco, Subway, Conquer e Sicredi foram os vencedores do prêmio Top de Marketing 2019 nas categorias Comunicação, Indústria, Serviços, Varejo, Startup e PME e Social, respectivamente. Com o maior número de pontos entre os campeões, o Paraná Banco ainda faturou o Grand Prixx no momento mais celebrado da noite.

“O que mais me impressionou nos cases vencedores deste ano foi a criatividade e a inovação usados na solução dos problemas, tudo isso usando poucos recursos financeiros, o que comprova que para inovar não é preciso de dinheiro, e sim de uma ideia assertiva”, destacou o presidente da ADVB/PR, Eduardo Jaime.

Na ocasião, também, o grupo Verdepê levou pra casa o troféu do Hackatop de Marketing – a maratona de 40 horas de inovação que aconteceu no último final de semana, na Universidade Positivo, entre universitários de todo Estado. O projeto consistiu em pensar em uma solução para aumentar a visibilidade dos notebooks da Positivo Tecnologia nos pontos de venda. Para isso, reaproveitaram a própria caixa do produto para criar expositores sustentáveis e práticos. Além do troféu, o grupo levou pra casa um computador da Positivo Tecnologia, quatro smartphones e uma consultoria de 12 meses do time da ADVB/PR para acelerar a ideia e, quem sabe, virar um grande case de mercado.

Para o coordenador do Top de Marketing e vice-presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari, a 47ª edição do prêmio foi um grande marco para a entidade: “Além de reconhecermos os cases de sucesso de empresas reconhecidas pelo mercado, abrimos espaço para que jovens empreendedores pudessem mostrar seu talento e ainda ganhassem uma chance de colocar suas ideias em prática”.

Sobre os cases vencedores.

Categoria Comunicação: GAZETA DO POVO -­ O JORNAL MAIS ACESSADO DO BRASIL NAS ELEIÇÕES

Um jornal com 100 anos de tradição, fora do eixo Rio-­São Paulo, precisava se reinventar e mostrar que é capaz de alcançar grandes voos no cenário da comunicação brasileira. Aproveitou o momento de movimentação política aflorada, fez parcerias com Amazon e Google, alinhando tecnologia e produção de conteúdo, além de apostar em uma linha editorial com posicionamento forte.
Os resultados: 33,7 milhões de visitantes únicos em outubro de 2018, desbancando Folha de S.Paulo, G1 e Estadão. E hoje, mais de 65% dos visitantes únicos por mês são de fora do Paraná.

Categoria Startups / PME: CONQUER ­- GROW YOUR BUSINESS

A Conquer lançou o Grow Your Business, um curso cocriado com empreendedores de peso para empreendedores aprendizes, no estilo “mão na massa”. Em 15 semanas, os alunos aprendem todas as habilidades necessárias para construir uma empresa de alto crescimento.

Resultado: em seis meses, o curso capacitou 100 empreendedores e a Conquer já faturou mais de 24 vezes a quantia investida em marketing no lançamento do produto.

Categoria Serviços: PARANÁ BANCO – NOSSA NOVA MARCA É UM SORRISO!

O Paraná Banco precisava acompanhar as mudanças do mercado financeiro e protagonizou essa mudança com seus dois produtos: o empréstimo consignado e os investimentos. A solução foi a maior transformação nos 40 anos do Banco: consultorias internacionais, lançamento de soluções digitais, ações de inclusão digital para a 3a idade, criação de submarcas, e a atriz Lília Cabral se tornou embaixadora da nova marca.
Resultado: os números de 2018 superados no segundo trimestre de 2019. Além disso, ganhou o prêmio Great Place to Work e atraiu novos talentos. Área de tecnologia duplicou de tamanho e há mais de 10 squads focados na contratação do consignado 100% online para aposentados e pensionistas do INSS.

Categoria Varejo: SUBWAY – NOVO PORTAL DO FRANQUEADO

O Subway percebeu que seu antigo Portal do Franqueado precisava ser repaginado para se tornar funcional. Passou a contar com Business Intelligence, cruzando dados de performance com ações mais efetivas. Mais do que um simples canal de acesso a peças promocionais, o novo portal é uma ferramenta capaz de orientar cada unidade sobre como melhorar sua performance de vendas.

Resultado: a gestão da comunicação de cada unidade ficou muito mais assertiva, ágil e flexível, levando mais clientes para as lojas e aumentando as vendas. A solução desenvolvida em Curitiba foi tão eficaz no Brasil que em breve será exportada para outros países onde a marca atua.

Categoria Indústria: VALMET – O que estamos cozinhando? Estamos prontos para servir. Nova tecnologia Compact Cooking G3

Com mais de 220 anos de história em papel e celulose, a Valmet precisava mudar seu jeito de comunicar, para lançar o novo sistema de cozimento de celulose Compact Cooking G3. A estratégia foi criar uma campanha lúdica, a partir da analogia entre o cozimento da celulose e o cozimento na culinária, temperando tudo com “pitadas” de informação técnica sobre a nova tecnologia.
Resultados: uma campanha integrada on e offline, com ações de relacionamento junto a diferentes públicos, como o jantar especial com clientes sob orientação do chef Laurent Suaudeau. Tudo isso aumentou a visibilidade da marca e contribuiu para a venda da primeira referência mundial do sistema Compact Cooking G3.

Categoria Social: SICREDI – EDUCAÇÃO FINANCEIRA: COOPERAÇÃO NA PONTA DO LÁPIS E TURMA DA MÔNICA

O Sicredi criou uma estratégia de educação financeira abrangente e inclusiva, com o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, para adolescentes e jovens, e uma coleção com seis gibis exclusivos e três desenhos animados da Turma da Mônica para as crianças.
Resultados: 1.826 ações com jovens, 2.139 ações presenciais, 3,5 milhões de gibis distribuídos, 2,4 milhões de visualizações dos desenhos, 12 milhões de pessoas impactadas. Ou seja, democratização do acesso a planejamento e controle de gastos e uma vida financeira mais saudável, desde cedo, pra muita gente.

 

 

 

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