Hackatop de Mkt ADVB/PR: após 40h de trabalho, equipe vence com solução inovadora com uso da IA para marketing e vendas

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Hackatop de Mkt ADVB/PR: após 40h de trabalho, equipe vence com solução inovadora com uso da IA para marketing e vendas
A maratona de inovação aconteceu no último final de semana (24 e 25/08), na Innosphera Meeting Center

 

Foram 40 horas de muita inovação, disrupção e dinamismo, reunindo mais de 130 jovens de todo estado do Paraná. A quarta edição do Hackatop de Mkt da ADVB/PR aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Innosphera Meeting Center, localizada na Hotmilk da PUCPR.

O evento buscou encontrar soluções para os setores de marketing e vendas, usando como ponto principal um dos cinco desafios propostos pela organização: como podemos utilizar a I.A para gerar engajamento nas múltiplas gerações; como podemos utilizar a I.A no processo de marketing e vendas, desde o lead inicial até o funil de vendas; e como implementar estratégias de I.A para integrar de forma eficaz todos os canais de venda e marketing em uma abordagem omnichannel. Além disso, foram propostos dois desafios extras, dos patrocinadores do evento, Condor Connect e Kapazi, respectivamente: Uso de dados de anúncios físicos e digitais e de tecnologia para criação de ofertas, tablóides e comerciais de TV com alto desempenho, e como utilizar a tecnologia para simplificar a compra e instalação de pisos vinílicos, dando autonomia e segurança para o cliente.

Entre as 18 equipes participantes, a grande vencedora foi a equipe Buyer Analytics, que desenvolveu uma solução para resolver um problema comum enfrentado por muitas empresas: a dificuldade de atingir com eficácia todo o público-alvo devido à diversidade de perfis existentes. “Nossa solução utiliza Inteligência Artificial para realizar um trabalho que seria humanamente inviável: a hiper personalização do relacionamento com cada um desses perfis”, explica o participante, Carlos Eduardo Scheuer. A Buyer Analytics usa a inteligência artificial para segmentar o público-alvo com base nos leads recebidos pelo cliente, criando perfis menores e mais específicos. Isso permite a construção de estratégias, abordagens, funis de venda e parâmetros de tráfego personalizados para cada perfil, o que aumenta significativamente a eficácia e a eficiência das campanhas. Como resultado, há uma redução considerável do custo de aquisição de clientes (CAC) e um aumento no retorno sobre o investimento (ROI), entre outros benefícios.

“Foram mais de 30 horas de competição, 18 equipes muito bacanas e muito competentes. E a gente desenvolveu um projeto com muito carinho, com muito foco na solução, com muito apoio dos mentores que estão disponíveis na competição, com toda uma infraestrutura que é construída para ajudar a gente a performar da melhor forma possível. E a gente usar isso entregando o máximo da nossa energia, chegar no final do segundo dia e ver que isso trouxe um resultado e que a gente realmente superou as expectativas e conseguiu se destacar em meio a tantos projetos bons, é muito gratificante, uma sensação de orgulho”, comemora o estudante. 

 

Segundo a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o Hackatop de MKT transforma a trajetória profissional dos participantes. “Ver a transformação que estamos promovendo na vida desses jovens, não tem preço. O nível de comprometimento dos mais de 100 participantes sempre nos surpreende! Foram apresentadas soluções muito significativas, e algumas ideias já saíram de lá prontas para serem aplicadas. Acreditamos que a cada ano, elevamos a régua da competição e isso nos deixa animados para o próximo ano”, disse, revelando a abertura das inscrições para a maratona de 2025, a se realizar nos dias 23 e 24 de agosto.

As três equipes ganhadoras foram escolhidas por uma banca avaliadora composta por grandes nomes do mercado, como: a vice-presidente da ADVB/PR, Andreia Caldani; o gerente da RPC TV, Alexandre Gurtat; o presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o head de trade marketing da Positivo Tecnologia, Rhilton Matumoto; Dornelles Vissotto e Kauana Irina, diretores do Condor Connect; a CEO da Xperts, Erica Marques; o CEO da Kapazi, Jonathan Kapazi; o diretor de negócios de marketing da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Paulo Krauss, e o head de marketing do sistema FIEP, Jefferson Lobo.

 

“Foram dois dias intensos de maratona, com muito conteúdo, palestras e dinâmicas interativas. Lindo ver estudantes abdicando do seu final de semana de descanso para se dedicarem ao estudo, ao empreendedorismo e apresentarem ideias tão brilhantes. Sem dúvida, eles farão a diferença no futuro”, comemora a coordenadora do Hackatop de Mkt, Iolanda Viola.

 

Durante o final de semana, os participantes puderam contar com mentorias de mais de 40 profissionais de destaque no mercado paranaense, palestras e a possibilidade de realizar muito networking. 

 

Premiação

O primeiro lugar recebeu vagas para os programas de liderança e startups do SEBRAE, além de cinco horas de consultoria especializada e um cheque de R$3.000. O segundo colocado conquistou uma vaga para o programa Sonar, cinco horas de consultoria do SEBRAE e um cheque de R$1.500. Já o terceiro lugar foi agraciado com cinco horas de consultoria especializada do SEBRAE e um cheque de R$500.

 

O primeiro lugar, ainda, tem participação garantida no programa Rocket da RPC.

 

As inscrições para o Hackatop de MKT 2025 já estão abertas e podem ser feitas pelo sympla.com/advbpr.

Veja mais

Londrina sedia Estrela ADVB/PR com diretor do Madero

Londrina sedia Estrela ADVB/PR com diretor do Madero O bate-papo com Paulo Fortes, diretor de expansão do Grupo Madero, aconteceu na terça-feira, 17 de setembro, às 19h30, na central de