A maior parte dos unicórnios brasileiros surgiu dentro de universidades e nas maratonas de inovação. Pensando nisso, a ADVB-PR vai realizar este ano o Hackatop de Marketing – uma competição que terá como objetivo criar e apresentar soluções para as áreas de marketing e vendas, além de uma categoria especial de tecnologia e educação. O evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h de sábado até às 18h de domingo (ininterruptamente), no pequeno auditório do Teatro Positivo, em Curitiba.
“Os participantes da competição receberão mentoria durante 34 horas de especialistas dessas e de outras áreas. O projeto vencedor da maratona será revelado no dia 13 de novembro, junto com os cases ganhadores do Top de Marketing 2019 – evento que deve reunir em torno de 700 pessoas. Depois disso, a iniciativa receberá apoio da ADVB-PR e de inúmeros parceiros, além de uma premiação especial”, explica o presidente da entidade, Eduardo Jaime. Além disso, os projetos receberão suporte dos Content Partners da associação: FAE Business School, PUC-PR, Unisociesc e Universidade Positivo, além de ser premiada com equipamentos da Positivo Tecnologia (um computador e quatro smartphones).
O tema da competição será “INOVANDO O MARKETING E AS VENDAS” e terá como desafios os temas “jornada do consumidor”, “motivação de vendedores” e “mapeamento de mercado”. Cada equipe será avaliada durante todo o percurso da competição, seja pelas entregas obrigatórias, seja pela pontuação opcional, e as melhores apresentarão seus projetos para a banca de jurados, que avaliarão os seguintes critérios: inovação; relevância; viabilidade de implementação; possibilidade de interesse e investimento; domínio da apresentação; impacto; valor agregado; tempo da apresentação; design; clareza da oportunidade X problema; clareza do mercado X público e diferenciais.
Além disso, no início do evento serão lançados outros desafios nas áreas de tecnologia e varejo e blockchain. Caso haja vencedores desses desafios e os projetos sejam realmente inovadores e viáveis poderão receber mentoria personalizada de profissionais da Positivo Tecnologia.
“Qual a abordagem criativa do projeto? É algo que não está sendo abordado pelo mercado ou que complementa de forma efetiva outra ferramenta? Tudo isso vale muitos pontos dentro da competição. Além dos critérios propostos, os estudantes terão alguns outros desafios a serem cumpridos e a nossa expectativa é que o evento proponha soluções realmente inovadoras para o mercado”, prevê o coordenador do Top de Marketing e vice-presidente da ADVB-PR, Claudio Stringari.
Os participantes também terão, no domingo (10 de novembro) uma Oficina de Pitch, promovida pela Panic Lobster. Além de aprender como apresentar e defender seus cases e ideias para a banca avaliadora, serão disponibilizados óculos de realidade virtual para intensificar a vivência.
Restam poucas vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site www.hackatopdemkt.com.br, onde também consta o regulamento completo. O evento é uma realização da ADVB-PR e conta com apoio dos patrocinadores de gestão da entidade (Fomento Paraná, Hospital Santa Cruz, Paraná Clínicas e Renault), da Agência Curitiba de Desenvolvimento e do Vale do Pinhão, da Originn, Pizzaria Baggio e Racco (energético MC2).