Gabeira diz que Brasil sofre de “corrupção gerenciada”

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ex-deputado federal fez relações entre política e economia em evento realizado pela ADVB-PR.

Curitiba recebeu, na última quinta-feira, 18 de agosto, o jornalista, escritor e ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. O ativista participou do Estrela ADVB, evento realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Sessão Paraná (ADVB-PR), abordando o tema ‘Como a política influencia na economia e vice-versa’.

Durante a apresentação, Gabeira abordou a história política nacional e suas influências no mercado. Segundo ele, o Estado e o mercado têm funções distintas e a interferência de um em outro deve manter equilíbrio. O político lembra que, no governo Lula e, posteriormente, Dilma, houve uma ampliação da atuação do Estado nas operações mercadológicas, sendo reflexo do posicionamento de esquerda do Partido dos Trabalhadores (PT). “Quando o governo PT foi instalado, já se sabia que o socialismo havia falhado na Europa. Mas, no nosso continente, surgiu a ideia de que não se faria mais com luta armada. Era possível chegar ao poder através das eleições e permanecer por meio do apoio então conquistado. Esse é o socialismo do século XXI”, explicou.

Gabeira admitiu que não há modo de se manter no poder sem fazer alianças e, no caso do governo PT, as alianças com as grandes empresas foi o meio encontrado para substituir a luta armada. Assim, segundo ele, começou todo o caso conhecido de corrupção envolvendo governo, BNDES, empreiteiras, etc. “Essa mistura entre o Estado e a economia acabou levando ao desastre que estamos vivendo”. Ele ainda diz que “é utopia achar que países desenvolvidos não têm corrupção. Mas é num nível controlado. No Brasil, a corrupção se transformou no sistema porque o governo decidiu controlar tudo. É uma corrupção gerenciada”. Mas, para ele, a situação está em um processo de melhora, desde o surgimento da Operação Lava Jato, que mudou o dito “você sabe com quem está falando?” para a máxima “a lei vale para todos”.

Outro ponto ressaltado por Gabeira é a necessidade da redução dos gastos pelo governo. Ele comenta que, apesar de demonizado pela oposição, o Bolsa Família é três vezes menor que a ‘bolsa dos empresários’ – subsídio governamental às empresas – chamado por ele de ‘Bolsa Louis Vuitton’. Ele ainda afirmou que a questão dos gastos públicos é um problema cultural, bastando uma breve análise do posicionamento do Senado e da Câmara, que têm duas TVs distintas, sem necessidade. “O Estado tem que gastar menos. Embora o discurso já seja de redução, isso ainda não é feito na prática”, criticou.

Além disso, o ex-deputado afirmou que o maior acesso da população à informação é mais um fator positivo para a reduzir a corrupção. Para ele, os brasileiros nunca compartilharam tanto e discutiram tanto. E isso deverá se refletir nas eleições de 2018. “Nós já somos conhecidos internacionalmente pela capacidade de realizar problemas que pareciam insolúveis. Agora, temos que compreender as limitações que nos trouxeram até aqui e aprender como superá-las”, concluiu. Gabeira terminou a palestra dizendo que  acredita que o Brasil tem chance de se recolocar, tanto no ponto de vista econômico, quanto no político.

Novidades ADVB-PR

O presidente da entidade, Eduardo Jaime, aproveitou o evento para anunciar a inauguração do novo site da ADVB-PR, hospedado em advbpr.com.br. E o vice-presidente executivo da associação, Marcelo Romaniewicz, adiantou que o próximo Estrela ADVB acontece em setembro, com a participação do chef e empresário paranaense Júnior Durski. Outra novidade foi a abertura da inscrição para o Top de Marketing 2016, que já tem regulamento e categorias definidas.

Sobre a ADVB-PR

Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e ADVB Networking, e cursos para fomentar o mercado.

Na atual gestão, a entidade conta com os patrocínios da Paraná Fomento, Amil, Sicredi, FAE, PUC-PR, Unicesumar, Universidade Positivo, GRPCOM, Grupo RIC e Rede Massa.

Veja mais

ADVB/PR revela os vencedores do Top de Marketing 2025

ADVB/PR consagrou na noite da última quarta-feira (3) os melhores cases de vendas e marketing do Estado, com o “Oscar do Setor”   Em uma noite para “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), revelou os vencedores do Top de Marketing 2025 – a mais importante premiação do setor no Estado. Os vencedores foram: Parc Autódromo (Arquitetura e Construção), Band TV (Comunicação), Softys Sepac (Indústria), Gonzaga Imóveis (Serviços), Prefeitura Municipal de Curitiba (Social) e Grupo Amigão (Varejo). “É uma grande alegria celebrar mais uma edição do Top. Entre todos os eventos que realizamos, este é especialmente significativo, porque é o momento em que nós, profissionais de marketing, podemos nos olhar e reconhecer o quanto somos bons naquilo que fazemos. Passamos o ano inteiro criando experiências memoráveis para outras pessoas, mas poucas vezes somos nós os homenageados. Valorizar e reconhecer esses profissionais faz parte do tripé que norteia a ADVB ao longo de seus 60 anos de história”, celebra a presidente da entidade, Gislayne Muraro.  Para a coordenadora do Top de Marketing e diretora da ADVB/PR, Giovanna Dalla Corte, O Too de Marketing é entrega e sonho realizado. “Aqui, histórias inteiras se cruzam, e estar à frente dessa celebração é poder contribuir de forma real para o nosso mercado. O que torna esse prêmio tão grandioso são os bastidores: as pessoas, a dedicação e essa energia coletiva que faz tudo acontecer. Quando unimos propósito e paixão, o resultado supera qualquer expectativa. Que cada aplauso desta noite seja um convite ao reconhecimento e ao incentivo de todos que constroem este setor diariamente.” A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reuniu mais de 400 profissionais, entre eles, o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Cleber Mata, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Tico Kusma, ex-presidentes da entidade e líderes empresariais.  Com apresentação de Jean Sigel, que esteve no palco ao lado da banda Orange Carrot. A festa contou com boa música da banda Big Time Orchestra.  O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre profissionais de marketing, vendas e inovação de diferentes partes do Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade. 

ADVB/PR divulga os finalistas do Top de Marketing 2025

Vencedores serão revelados no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em celebração aos 60 anos da entidade   A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) acaba de anunciar os finalistas do Top de Marketing 2025, a mais importante premiação do setor no Estado. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade, com o tema “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reunirá mais de mil profissionais para conhecer os grandes vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre presidentes, CEOs, diretores e especialistas de todo o Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. “O Top de Marketing é o grande momento de reconhecimento do nosso mercado. Ele celebra a força das ideias que unem estratégia e sensibilidade, propósito e resultado. Nesta edição especial de 60 anos, homenageamos todas as marcas que inspiram e impulsionam o desenvolvimento do Paraná”, destaca a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. A diretora da ADVB/PR e coordenadora do prêmio, Giovanna Dalla Corte, reforça o caráter inspirador da premiação. “Ser TOP é ir além de uma boa campanha. É traduzir o propósito da marca em resultados reais e inspirar o mercado com inteligência e emoção. Essa edição é uma homenagem a todos que constroem, diariamente, a história do marketing paranaense.”   Finalistas do Top de Marketing 2025 Categoria: Arquitetura e Construção Bairru Urbanismo – Parc Autódromo Piemonte – Piemonte Amiz | Um marco para Guaratuba AYA – AYA Residences Carlos de Carvalho Categoria: Comunicação Band Paraná – O primeiro reality de vinhos do mundo Midialand – Jardim Pugsley Grupo RIC – Campeonato Paranaense de Futebol 2025 Categoria: Indústria Festtone – O presente perfeito de Natal Valmet – Warm – Up Next SEPAC – Maxim – Da influência à venda: uma marca 100x mais relevante Categoria: Serviços Imóveis Gonzaga – Um novo jeito de pensar o mercado imobiliário Prodiet – Prodiet Science ECO Medical Center – Marketing integrado que transforma resultados em saúde Categoria: Social Neodent – Mais de mil sorrisos Prefeitura de Curitiba – Hiperlocação efetiva Prodiet – O Tubinho Mágico Categoria: Varejo Grupo Amigão – A revolução digital do Amigão Catuaí Shopping – Lançamento Shopping Catuaí Cascavel ParkShopping Barigüi – Expansão do ParkShopping Barigüi Jockey Plaza Shopping – Parque inédito dos youtubers Rafa e Luiz   Os pitches de defesa dos cases acontecem nas próximas semanas, quando os finalistas apresentarão seus projetos diretamente aos jurados, em busca do troféu máximo de cada categoria. Além dos vencedores, a premiação também reconhecerá a Ideia TOP, destacando a proposta mais criativa e inovadora entre todos os cases apresentados, e o Grand Prix, entregue ao case com maior pontuação geral. “O Top de Marketing é um reflexo do talento e da inovação das empresas paranaenses. Cada finalista representa o que há de melhor em estratégia, criatividade e execução. Será uma noite de grandes histórias e merecidas conquistas”, completa Giovanna Dalla Corte.  

ADVB/PR celebra 60 anos com noite histórica na Ópera de Arame

Prêmio Personalidades homenageou ex-presidentes, diretores e personalidades que marcaram seis décadas de protagonismo do marketing e do associativismo no Paraná   Na última segunda-feira(10), a Ópera de Arame foi palco de uma noite que entrou para a história do marketing e dos negócios no Paraná. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) celebrou seus 60 anos de fundação com uma edição especial do Prêmio Personalidades, transformada em um grande tributo às pessoas que construíram o legado da entidade ao longo das últimas seis décadas. Apresentada pela presidente Gislayne Muraro e pela vice-presidente Laila Sol, a cerimônia reuniu ex-presidentes, diretores, empresários, autoridades e parceiros da entidade. “Celebrar 60 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com entusiasmo. A ADVB é feita de pessoas, de CPFs e CNPJs que acreditam no poder do associativismo e da comunicação para transformar o mercado. Esta noite foi uma homenagem a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória”, destacou Gislayne Muraro na abertura do evento. O secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, esteve presente representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que enviou uma mensagem especial. “Nenhuma entidade chega aos 60 anos por acaso, é porque é essencial para a sociedade. A ADVB é uma parceira de Curitiba e compartilha com a cidade essa chama inovadora que move o nosso desenvolvimento”. A noite também foi marcada por momentos de emoção e memória, com a exibição de trechos históricos, homenagens aos ex-presidentes da entidade, e um resgate das iniciativas que consolidaram a ADVB como referência em marketing, vendas e capacitação profissional. O empresário Aldo Malucelli, integrante da diretoria há 27 anos, representou os diretores voluntários e recebeu homenagem especial. “Passa um filme na cabeça. Essa trajetória mostra o quanto o associativismo transforma pessoas e gera impacto positivo. Estou orgulhoso de fazer parte dessa história”, disse. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala do publicitário e escritor Eloi Zanetti, vencedor do Prêmio Personalidades em 2012, que falou em nome de todos os homenageados ao longo dos 16 anos da premiação. “Lembro bem do início da ADVB, de quanto se lutou para implementar esse conceito. O Paraná cresceu junto com a instituição. Todos os presidentes e diretores deixaram um legado, e a entidade está cada vez melhor”, afirmou, emocionando o público. O empresário Sérgio Reis também emocionou os presentes ao relembrar sua chegada ao estado. “Vê-los aqui me lembra quando cheguei de São Paulo pra cá, e foi um encanto conhecer Curitiba. Aprendi muito aqui, acho que o paranaense é um herói, trabalhador, constrói o seu estado a cada dia, sempre otimista. Mas acima de otimista, ele é um fazedor, porque falar é fácil, fazer é mais difícil, e tudo começa com a fé. Eu descobri o Paraná a tempo, cheguei aos 30 anos, e foi um privilégio”, declarou. Nesta edição, o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social foi concedido à ONG João Ferraz dos Campos, organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A instituição, que já transformou a vida de mais de 2 mil jovens, recebeu um cheque simbólico de R$ 10 mil, doado pela parceira Gold Food Service. Durante a cerimônia, a vice-presidente Laila Sol destacou que a homenagem reflete o compromisso da entidade com o impacto social. “A ADVB sempre acreditou no poder das ideias e das pessoas, mas também no papel transformador da solidariedade e do propósito”, ressaltou. Além das homenagens, o evento apresentou um teaser do documentário especial sobre os 60 anos da ADVB/PR, produzido pela RPC, e anunciou o lançamento de uma série de podcasts em parceria com o Grupo Ric, que contará histórias de lideranças e profissionais que ajudaram a moldar o marketing no estado. A noite terminou com um gesto simbólico: a entrega da cápsula do tempo pelo Sicredi, onde foram depositadas mensagens que serão abertas em 2050, quando a entidade completará 85 anos. “Mais do que uma festa, foi um agradecimento coletivo a todos que acreditam no associativismo e no poder das conexões. O futuro já começou, e a ADVB segue firme em sua missão de inspirar, desenvolver e transformar”, finalizou Gislayne Muraro. Além da presidente e da vice-presidente Laila Sol, os diretores da ADVB Andreia Caldani, Cicero Rohr, Claudia Zilli, Giovanna Dalla Corte e Rogério Afonso também estiveram no palco para a apresentação.  A celebração teve patrocínio do ParkShoppingBarigui, Claro, Neodent, Sicredi, VendaMais, e apoio institucional de ACP, Copel, Fecomércio, Condor, Sanepar, Grupo Massa, Grupo RIC, RPC e TMC Transamérica.