Nossa cidade não deve continuar a mesma

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O diretor de eventos da ADVB/PR, Rafael Maia , foi um dos responsáveis pela organização da Smart City Expo Curitiba.

A 3ª edição do maior evento de cidades inteligentes do Brasil reuniu mais de 10 mil pessoas!

O propósito é despertar um futuro urbano poderoso, inspirado nas cidades mais inteligentes do mundo.

Com o Artigo “Nossa cidade não deve continuar a mesma”, Rafael aborda o tema e imprime sua visão sobre o futuro das cidades.

Boa leitura!

Nossa cidade não deve continuar a mesma

De qual cidade estou falando? Da que você estiver nesse momento. Para todas elas as inquietações são as mesmas: por que nossas cidades ainda alagam? Por que insistimos em nos locomover de forma individual? Por que não tratamos do nosso lixo como deveríamos? Por que não valorizamos nossas calçadas? Por que nos satisfazemos com postes altos e desproporcionais que iluminam mais os carros que as pessoas? Por que a cidade é tão boa para alguns e tão ruim para outros?

Para mim, essa é a grande lição da edição mais recente do Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, que acaba de acontecer na capital paranaense com a produção da Air Promo, agência de marketing na qual sou diretor de relações institucionais e novos negócios. Mais importante do que reunir um público recorde de mais de 10,2 mil pessoas, de 30 nacionalidades, de 50 empresas e de 200 prefeituras do mundo todo, o que fica gravado é que as cidades precisam ser pensadas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos, da criança ao sênior. Afinal, as cidades são o nosso lar fundamental, como dizia o maestro da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha. Não moramos somente nas nossas casas. Moramos na escola que levamos nossos filhos, na faculdade que frequentamos, no shopping que visitamos, no hospital que nos curamos, na empresa em que trabalhamos, no parque que brincamos.

Comecei a entender melhor essa necessidade depois de conhecer de perto como soluções simples, porém inovadoras, podem transformar a vida nas cidades. Foi em 2019, quando viajei a Barcelona, na Espanha, para participar da a maior versão do Smart City do mundo, organizado pela Fira Barcelona. Integrei a comitiva brasileira junto de autoridades brasileiras, como o governador do Paraná, Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do Beto Marcelino, do Caio Castro e do Eduardo Marques, fundadores do iCities, hub de negócios, acelerador do debate no Brasil sobre smart cities e responsável pela versão brasileira do evento.

Conhecer a 22@, iniciativa que revitalizou 200 hectares de uma área industrial antes considerada obsoleta, com empresas de pesquisas para o desenvolvimento de soluções voltadas ao urbanismo, à educação, à mobilidade e à sustentabilidade, mostrou um leque inspirador e instigante de possibilidades para nós também aqui do outro lado do Atlântico. Foi aí que pessoalmente tomei gosto pelo tema e decidi me comprometer com a causa.

Essa região que virou um sinônimo perfeito da inovação da cidade espanhola só se tornou modelo global de cidade graças à crise econômica do país na década de 1980 e da infraestrutura da cidade, que se encontrava engessada. Alguma semelhança com a situação de hoje? Então, identificar essas lacunas no planejamento estratégico e no seu funcionamento fez Barcelona decolar a partir de 1990, com investimentos maciços dos setores privado e púbico.

E sinto que Curitiba segue nesse mesmo caminho. Naquele mesmo ano em que estive na capital da Catalunha, Curitiba foi finalista do World Smart City Awards, a grande premiação de cidades inteligentes. Ficou entre as seis cidades mais inteligentes do globo com o Vale do Pinhão, o movimento do ecossistema de inovação local para levar desenvolvimento sustentável para toda a capital paranaense, ao lado de Estocolmo (Suécia), Bristol (Reino Unido), Montevidéu (Uruguai), Seul (Coreia do Sul) e Teerã (Irã).

Mas para a chave virar e a ficha cair definitivamente em todas as pessoas, tornando a questão de smart city uma cultura real entre nós, é preciso que a comunidade seja envolvida de maneira mais intensa nas estratégias de aprimoramento do espaço onde vive. Como diz a diretora de tecnologia de Barcelona, Francesca Bria, em entrevista ao jornal Estadão, “a grande quantidade de dados possibilitada pela tecnologia pertence aos cidadãos”. E isso só será possível por essas nossas bandas quando formos protagonistas de verdade das nossas cidades. O que você faz para essa transformação?

Rafael Maia – Diretor de eventos da ADVB/PR

 

Veja mais

ADVB/PR lança Top de Marketing 2025 em edição histórica que celebra 60 anos da entidade

Considerado o “Oscar” do marketing e vendas no Paraná, prêmio está com inscrições abertas; a festa de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) lançou, nesta terça-feira (5), no Hard Rock Cafe Curitiba, a edição 2025 do Top de Marketing, a mais importante premiação do setor no Estado. O evento de lançamento, o Top de Marketing Summit reuniu mais de 150 profissionais e apresentou os cases vencedores de 2024, marcando o início das inscrições para uma edição que promete ser histórica. Criado em 1983, o Top de Marketing reconhece, anualmente, empresas que se destacaram pela inovação, criatividade e resultados consistentes em suas ações de marketing e vendas. Mais do que um troféu, é o reconhecimento máximo para marcas que inspiram e constroem resultados. Ao longo de quatro décadas, o prêmio já consagrou centenas de cases de sucesso e, nos últimos anos, tem registrado recordes de inscrições. Em 2025, o evento terá um significado especial: além de celebrar as conquistas do setor, marcará os 60 anos da ADVB/PR. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, no UP Experience, e deve reunir mais de mil profissionais para conhecer os vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O mote desta edição — Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção — reforça a importância de unir estratégia e sensibilidade para criar campanhas que gerem resultados reais. “Ser TOP é mais do que ter uma boa ideia. É ter a ideia certa: aquela que emociona com propósito, conecta com estratégia e impacta com inteligência”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. Para a vice-presidente da entidade e coordenadora do evento de 2024, Andreia Caldani, o mote da campanha deste ano traduz o equilíbrio que o mercado exige: “Sentir com inteligência é compreender profundamente o público sem perder o foco nos resultados. Pensar com emoção é colocar verdade e propósito em cada estratégia. É essa soma que constrói marcas fortes e negócios duradouros.” Giovanna Dalla Corte, diretora da ADVB/PR e coordenadora do Top de Marketing, reforça a expectativa para a edição 2025: “Estamos preparando uma grande celebração para o setor, com a presença de grandes nomes do mercado e um número ainda maior de cases inspiradores. Esperamos um recorde de inscrições e uma festa inesquecível.” Como participar Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de todo o Brasil, desde que as ações inscritas tenham sido realizadas no Paraná no biênio 2024/2025. O processo é simples: preencher o formulário com oito perguntas sobre desafio, estratégia, execução e resultados; anexar materiais comprobatórios (peças, relatórios, imagens, vídeos); e gravar um vídeo de até 90 segundos com um representante explicando os destaques do case. O processo de julgamento conta com a avaliação criteriosa de um time de cerca de 35 profissionais, como presidentes, CEOs, diretores, consultores e conselheiros de grandes empresas do Brasil. A auditoria fica a cargo da Datacenso Inteligência de Mercado, que preza pela lisura e credibilidade da premiação. As inscrições para o Top de Marketing 2025 contam com valores promocionais por lote: 1º lote – de 5 a 15 de agosto; 2º lote – de 16 de agosto a 15 de setembro, e 3º lote – de 16 de setembro a 24 de outubro. É possível ainda realizar uma pré-inscrição garantindo o valor promocional vigente e concluir o envio dos materiais posteriormente, dentro do prazo final de participação. O prazo final para envio é até 24 de outubro de 2025. Mais informações estão disponíveis em: https://www.advbpr.com.br/topdemkt/.

CEO da Volkswagen do Brasil é convidado do próximo Estrela ADVB

Com o tema “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”, a palestra de Ciro Possobom acontece no dia 13 de junho, no Hard Rock Cafe, às 8h A ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realiza no dia 13 de junho, às 8h, mais uma edição do Estrela ADVB, reunindo lideranças empresariais e executivos para debater os rumos do marketing, das vendas e da gestão estratégica. O convidado da vez é o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que conduz a palestra “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”. O evento acontece no Hard Rock Cafe Curitiba. Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o encontro reforça o propósito da entidade em fomentar discussões de alto nível sobre temas essenciais ao desenvolvimento do ambiente de negócios. “Receber um executivo da relevância de Ciro Possobom é uma oportunidade única de inspirar líderes e provocar reflexões sobre o papel do marketing e das vendas na construção de empresas mais fortes, inovadoras e conectadas com o futuro.” Já o vice-presidente da entidade e coordenador do Estrela ADVB, Cícero Rohr, destaca a importância de aproximar os grandes cases de sucesso da realidade local. “A proposta do Estrela ADVB é justamente trazer nomes que são referência nacional para compartilhar suas trajetórias, desafios e estratégias com o público do Paraná. Estamos muito felizes com a presença do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e certos de que será um momento de grande aprendizado e inspiração”, reforça. O Estrela ADVB/PR é aberto ao público e gratuito para associados e patrocinadores. Os convites estão disponíveis no Disk Ingressos.   Serviço Estrela ADVB/PR com Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira) Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel Ingressos para não associados: LINK AQUI   Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e ресурс.  

ADVB/PR recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 60 anos de atuação

Sessão solene destacou o legado da entidade e prestou tributo aos 25 ex-presidentes da associação A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada na noite de terça-feira (21), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), pelos seus 60 anos de contribuição ao desenvolvimento econômico e empresarial do Estado. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Ney Leprevost, também celebrou o legado dos 25 ex-presidentes que estiveram à frente da entidade ao longo de seis décadas. Durante a solenidade, autoridades, empresários e lideranças de diversas gerações estiveram presentes para prestigiar a homenagem. O deputado Ney Leprevost destacou o papel da ADVB/PR na formação de profissionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado. “A ADVB/PR ajudou a moldar o espírito empreendedor do Paraná e a preparar profissionais que hoje ocupam posições de liderança em todo o Brasil. É graças a instituições como essa que conseguimos fazer do nosso Estado uma referência nacional em desenvolvimento e competitividade”, afirmou o parlamentar. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, recebeu a homenagem em nome da atual diretoria e de todos os que contribuíram com a trajetória da associação. “Esses 60 anos carregam muito mais do que celebrações. São anos de muita luta, de ideias que nascem do entusiasmo coletivo, e de incontáveis realizações. Nos sentimos honrados por receber essa homenagem. Ela pertence a todas as pessoas que ajudaram a construir essa história, e também às que seguem contribuindo com ela.” Entre os ex-presidentes, estiveram presentes Itaci Cardoso, Marco Aurélio, Jair Capristo, Ney Braga Alves, Eduardo Jaime Martins, Ronnie Pires, representando o Antônio Carlos Maciel (in memorian), estiveram presentes seus filhos, Fábio e o Carlos Eduardo Maciel, e representando Odoni Fortes Martins (in memorian), o jornalista Luiz Augusto Juk. A celebração na ALEP faz parte das ações comemorativas dos 60 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória promoveu eventos, premiações, programas de capacitação e networking que impactaram milhares de profissionais e empresas em todo o Estado. Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e robo-education.