LESS JOBS MORE GATES

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Eu nunca fui um curioso da biografia de Bill Gates até o documentário da Netflix “O código Bill Gates”, disponível desde outubro de 2019. Por outro lado, já li e reli a biografia de Steve Jobs escrita por Walter Iaacson algumas vezes, tanto que é o livro que sustenta meu monitor no trabalho. Também assisti todos os filmes que contam a sua história. Sei dos detalhes da criação do iPhone, da Pixar, de como ele fez as Apples Stores e planejou o lançamento do iTunes, por exemplo.

Bom, que Jobs era um cara fora da curva, não tenho nenhuma dúvida. Foi um revolucionário, mas a história e o tempo estão aí para fazer a gente ter uma leitura muito mais sensata das coisas.

Se ontem eu admirava a disciplina orientalizada de um hippie-drogado-vegano-da-Califórnia, hoje eu passo a flertar com a inteligência e constância emocional que Bill Gates demonstrou ter todos esses anos.

Steve Jobs era tão obcecado pelo seu modo de viver e consumir apenas frutas, em uma dieta super restritiva, mas que ele achava que era super saudável, que isso pode ter provocado a sua própria morte (como você pode descobrir assistindo o documentário Autópsia de Famosos: Steve Jobs).

Também coloco em foco a discrepância entre a imagem que Jobs vendia da Apple – assegurando que a empresa queria fazer um mundo melhor – e as penosas condições sob quais se fabricavam alguns dos produtos da maçã. Documentos comprovam que pelo menos 20 empregados da Foxconn, que trabalhavam na linha de produção de iPads e iPhones cometeram suicídio. Jobs não teria perdido o sono por isso.

O senso de ética do fundador da Apple também cai em contradição quando são expostos esquemas financeiros destinados à evasão fiscal – como a criação de empresas de fachada na Irlanda.

O ponto que quero abordar é que é certo que Steve Jobs tratava a Apple como se fosse seu filho e o resto não se importava muito. Aliás, até a forma como ele reconhecer a paternidade de Lisa, sua filha, também deixa claro que até com um filho ele não tinha muito apreço.

Não quero pintar Steve Jobs de vilão, mas em tempos de rever comportamento e pensar no futuro como comunidade com responsabilidades, Steve estava muito preocupado apenas com a sua visão de mundo e em se tornar um gênio. É esse tipo de coisa que o efeito manada propaga, a gente não sabe muito bem, mas quando se toca estamos lá chamando o cara de visionário…

Por outro lado, Bill Gates, que criou muitos processos copiados por Jobs, mais preocupado com a matemática do que com a aparência, fundou uma das empresas mais bem sucedidas do mundo sem ter onde se balizar, também ajudou a própria Apple assegurando que seus produtos também funcionassem no Mac OS.

Bill criou uma empresa talvez não tão sedutora quanto a Apple, mas teve uma vida baseada em propósitos que hoje, com um mundo mais, digamos, altruísta, se conecta com os desafios atuais.

Enquanto hoje atravessamos a crise atual adotando medidas de saúde pública que visam conter a transmissão do novo coronavírus, existe um esforço global sem precedentes de pesquisa e desenvolvimento, no qual Bill Gates e sua esposa já lideram há algum tempo, não contra o coronavírus, mas contra a Influenza, HIV e a diarréia, esta última mata 2 milhões de crianças por ano.

No auge da Microsoft. No auge da fortuna e fama, Bill Gates entendeu, bem antes que todos nós, que cuidar do mundo é preservar a nossa sobrevivência. Coisa, talvez, que Jobs nunca entenderia – e que a Apple atual também nunca entendeu.

Steve, se vivo, talvez estivesse preocupado com o seus trabalhos enquanto Bill se ocupa hoje de abrir seus portões do conhecimento para todos nós.

Garon Piceli é diretor de marketing da Loumar Turismo de Foz do Iguaçu

Veja mais

CEO da Volkswagen do Brasil é convidado do próximo Estrela ADVB

Com o tema “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”, a palestra de Ciro Possobom acontece no dia 13 de junho, no Hard Rock Cafe, às 8h A ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realiza no dia 13 de junho, às 8h, mais uma edição do Estrela ADVB, reunindo lideranças empresariais e executivos para debater os rumos do marketing, das vendas e da gestão estratégica. O convidado da vez é o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que conduz a palestra “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”. O evento acontece no Hard Rock Cafe Curitiba. Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o encontro reforça o propósito da entidade em fomentar discussões de alto nível sobre temas essenciais ao desenvolvimento do ambiente de negócios. “Receber um executivo da relevância de Ciro Possobom é uma oportunidade única de inspirar líderes e provocar reflexões sobre o papel do marketing e das vendas na construção de empresas mais fortes, inovadoras e conectadas com o futuro.” Já o vice-presidente da entidade e coordenador do Estrela ADVB, Cícero Rohr, destaca a importância de aproximar os grandes cases de sucesso da realidade local. “A proposta do Estrela ADVB é justamente trazer nomes que são referência nacional para compartilhar suas trajetórias, desafios e estratégias com o público do Paraná. Estamos muito felizes com a presença do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e certos de que será um momento de grande aprendizado e inspiração”, reforça. O Estrela ADVB/PR é aberto ao público e gratuito para associados e patrocinadores. Os convites estão disponíveis no Disk Ingressos.   Serviço Estrela ADVB/PR com Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira) Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel Ingressos para não associados: LINK AQUI   Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e ресурс.  

ADVB/PR recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 60 anos de atuação

Sessão solene destacou o legado da entidade e prestou tributo aos 25 ex-presidentes da associação A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada na noite de terça-feira (21), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), pelos seus 60 anos de contribuição ao desenvolvimento econômico e empresarial do Estado. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Ney Leprevost, também celebrou o legado dos 25 ex-presidentes que estiveram à frente da entidade ao longo de seis décadas. Durante a solenidade, autoridades, empresários e lideranças de diversas gerações estiveram presentes para prestigiar a homenagem. O deputado Ney Leprevost destacou o papel da ADVB/PR na formação de profissionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado. “A ADVB/PR ajudou a moldar o espírito empreendedor do Paraná e a preparar profissionais que hoje ocupam posições de liderança em todo o Brasil. É graças a instituições como essa que conseguimos fazer do nosso Estado uma referência nacional em desenvolvimento e competitividade”, afirmou o parlamentar. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, recebeu a homenagem em nome da atual diretoria e de todos os que contribuíram com a trajetória da associação. “Esses 60 anos carregam muito mais do que celebrações. São anos de muita luta, de ideias que nascem do entusiasmo coletivo, e de incontáveis realizações. Nos sentimos honrados por receber essa homenagem. Ela pertence a todas as pessoas que ajudaram a construir essa história, e também às que seguem contribuindo com ela.” Entre os ex-presidentes, estiveram presentes Itaci Cardoso, Marco Aurélio, Jair Capristo, Ney Braga Alves, Eduardo Jaime Martins, Ronnie Pires, representando o Antônio Carlos Maciel (in memorian), estiveram presentes seus filhos, Fábio e o Carlos Eduardo Maciel, e representando Odoni Fortes Martins (in memorian), o jornalista Luiz Augusto Juk. A celebração na ALEP faz parte das ações comemorativas dos 60 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória promoveu eventos, premiações, programas de capacitação e networking que impactaram milhares de profissionais e empresas em todo o Estado. Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e robo-education.

ADVB/PR é homenageada na Câmara Municipal de Curitiba pelos 60 anos de atuação no Paraná

Sessão solene entregou diploma de votos de congratulações e aplausos à entidade, reconhecendo seu protagonismo no fomento ao mercado e à liderança empresarial no Estado A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada nesta segunda-feira (13) em sessão ordinária na Câmara Municipal de Curitiba. A entidade recebeu um diploma de votos de congratulações e aplausos em reconhecimento aos seus 60 anos de atuação no Estado. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Tico Kusma e contou com a presença de autoridades, empresários e representantes da diretoria da associação.  Ao fazer a entrega do diploma, Tico Kusma destacou a importância da ADVB/PR para o cenário econômico e institucional do Paraná. “É uma entidade que tem sido uma verdadeira ponte entre o conhecimento e o Estado. Poucas instituições tiveram uma atuação tão ampla e repleta de líderes influentes como a ADVB. Essa trajetória merece nosso reconhecimento e aplauso”, afirmou. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, representou a entidade durante a cerimônia e ressaltou o compromisso da associação com o desenvolvimento do setor de vendas, marketing e liderança. “É uma alegria muito grande e também um senso de responsabilidade estar aqui representando uma entidade que, em dezembro, completou 60 anos. A ADVB passou por diversas fases com a missão de desenvolver o mercado e fomentar o crescimento do setor. Esse é um trabalho que foi construído por muitas mãos, por pessoas que passaram pela diretoria e ajudaram a formar esse legado. Nossa missão agora é agregar novas ideias e ações para que esse legado prospere por mais 60, 100 anos”, declarou. Também prestigiaram a cerimônia os ex-presidentes Itacir Cardoso, Jair Euclides Capristo, Marco Aurélio Silveira, Rogério Mainardes e Ronie Pires. Henrique Stori esteve presente representando seu avô, o ex-presidente Diógenes Stori (in memoriam), enquanto Jefferson e Fábio, sobrinho e o filho do ex-presidente Antônio Carlos Maciel (in memoriam), o representaram na ocasião. O ex-presidente Leonardo Petrelli foi representado por Laila Sol, diretora de Marketing do Grupo RIC. Sobre a ADVB/PR Há 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e goodshina.