ESG Day: ADVB e LIDE promovem maior evento sobre o tema no Paraná

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Duas das maiores entidades do Paraná, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PR) e LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) se uniram para realizar a primeira edição do ESG Day. O evento, que vai congregar o Fórum LIDE ESG e o Top ESG, acontece no dia 8 de agosto, entre 8h30 e 18h, no Teatro UP Experience, em Curitiba, e tem como objetivo apresentar o impacto da implementação de políticas integradas de Environment, Social and Governance (ESG), contando, para isso, com palestras, paineis e apresentação de casos práticos de empresas paranaenses.

Pela manhã, o Fórum ESG, organizado pelo LIDE Paraná,, traz os temas: “Como o ESG gera valor para sua empresa?”, com Ricardo Voltolini; “Desafios das Questões Ambientais na Cadeia de Valor dos Negócios”, com João Zeni, da Electrolux, e Mariana Schuchovski, da Verde Floresta; “Diversidade e Inclusão: prática X teoria”, com Ivan Lima, da IRL Consult, e Dirlene Silva, da DS Estratégias & Inteligência Financeira, e “O Papel da Liderança na Promoção de uma Cultura Sustentável”, com Gláucia Térreo, da GRI/Pacto Global, e Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente.

“A pauta ESG é realidade no LIDE desde 2010. Aqui no Paraná temos um Comitê que se reúne periodicamente para tratar de boas práticas dos nossos membros e buscar impactar companhias dos mais diferentes segmentos. A segunda edição do nosso Fórum vem chancelar uma agenda que é contínua dentro do nosso ecossistema, agora em parceria com a ADVB/PR”, destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

No período da tarde, a primeira edição do Top ESG, apresentado pela ADVB/PR, será aberta com a palestra de Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B do Brasil, com o tema “Desmistificando o ESG e os Impactos na Sociedade”. O Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem o objetivo de apoiar e certificar as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.

Para abordar o tema de forma integral, o Top ESG conta também com apresentação de cases de sucesso de empresas como Claro, Compagas, Grupo Boticário, Neodent, Renault, Sicredi e Valmet. Os cases têm o propósito de trazer boas práticas na implementação do ESG e inspirar outros profissionais que atuam na área. Na sequência, um painel interativo vai debater os impactos e ações que líderes, executivos e empresários precisam tomar para assegurar que o marketing e as vendas estejam alinhados aos conceitos de ESG, garantindo assim um impacto positivo nos negócios.

A palestra magna será comandada pela autora, executiva referência em inovação e ESG, Paula Harraca, com o tema “Como Alinhar Lucro e Propósito”. Formada em Ciências Empresariais (Universidad Austral, Argentina); Máster em Direção de RH e Gestão do Conhecimento (Universidade de León, Espanha), Coach Executiva Organizacional (International Coaching Federation); e Finance for Executives (Wharton University, USA), a executiva é Chief Future Officer da ArcelorMittal. Além disso, é conselheira de diversas instituições, como Fundação Dom Cabral, Amcham e Museu do Amanhã.Formada em Ciências Empresariais (Universidad Austral, Argentina); Máster em Direção de RH e Gestão do Conhecimento (Universidade de León, Espanha), Coach Executiva Organizacional (International Coaching Federation); e Finance for Executives (Wharton University, USA), a executiva é Chief Future Officer da ArcelorMittal. Além disso, é conselheira de diversas instituições, como Fundação Dom Cabral, Amcham e Museu do Amanhã.

“Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa nas expectativas dos consumidores e stakeholders em relação às marcas. A preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança tem se tornado cada vez mais relevante, e as organizações que se mostram comprometidas com práticas sustentáveis e responsáveis têm fortalecido a reputação e, consequentemente, ganhando mais espaço, além de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. Unir duas entidades empresariais fortes do Paraná para discutir um tema tão importante é cumprir nosso papel de protagonistas na discussão da economia e dos negócios do nosso Estado”, reforça o presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari.

Segundo o diretor da ADVB/PR e coordenador do Top ESG, Jean Kuss, o tema tem se tornado cada vez mais importante para uma crescente parcela de consumidores, que priorizam empresas engajadas em temas socioambientais e estão dispostos, inclusive, a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se comprometam com essas questões. “Com quase 60 anos de atuação junto ao mercado no Paraná, a ADVB/PR não podia ficar fora dessa discussão.não podia ficar fora dessa discussão. VamosVamos inovar mais uma vez ao trazer para os seus associados e os paranaenses um debate rico e esclarecedor sobre esse tema tão relevante que não é mais tendência. O ESG é realidade e vai impactar a todos. E, claro, vamos discutir vamos discutir de que forma esse conceito influencia o marketing e as vendas”, ressalta.

A curadora técnica da agenda do LIDE Paraná, Mayra Tavares Gil de Souza, da SEED Consultoria,, que tem larga experiência no tema, tendo atuado em grandes corporações como Grupo Boticário e BRF, destaca que é preciso fazer sustentabilidade “de verdade” e não só surfar a onda. “Algo que tem tudo a ver com o Fórum e tem tudo a ver com o Fórum e tenho sempre mobilizado as empresas, é que as companhias estejam mobilizadas na construção de uma estratégia e atuação legítima, ética e transformadora visando impacto positivo e lucratividade independente do ramo de mercado e segmento de atuação. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente os nomes que trouxemos que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil, e por ser esta parceria com este setor tão importante do mercado que é a área de vendas e marketing,. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente pelos nomes que estamos trazendo, que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil. Isso ganha ainda mais corpor pela parceria com este setor tão importante do mercado, que é a área de vendas e marketing”, salienta.

O QUE É ESG?

A sigla em inglês para “Environmental, Social, Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”, refere-se às práticas ambientais, sociais e de gestão de uma empresa. “ESG” representa uma abordagem mais centrada nas partes interessadas para fazer negócios. As empresas que aderem aos padrões ESG concordam em se comportar eticamente nessas três áreas e podem recorrer a uma série de estratégias, táticas e soluções para fazê-lo.

Mais informações e cronograma do evento, acesse: www.advbpr.com.br/esgday e

https://marketing.lideparana.com.br/esgday.

Patrocínio do TOP ESG: Compagas. Apoiadores do Evento: GT Building e Valmet. Patrocinadores de Gestão ADVB/PR: Claro, Neodent, Renault, Sicredi e VendaMais. Patrocinadores corporativos ADVB/PR: Hard Rock Cafe Curitiba e UP Experience. Media Partners ADVB/PR: AERP, Grupo RIC, Grupo Massa e RPC.

Mantenedores de gestão LIDE/PR: Valore Elbrus, RDP Petróleo, Renault do Brasil. Patrocinadores de gestão LIDE/PR: Engie, Gear Up e Grant Thornton. Media Partners LIDE/PR: Gazeta do Povo, RPC, OutdoorMidia.

Sobre a ADVB/PR

Há quase 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação. Clique aqui para se Associar à ADVB Paraná

Sobre o LIDE/PR

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit. Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE tem hoje 17 unidades no Brasil e 13 unidades internacionais, sendo o Paraná reconhecida a unidade referência do Sistema. Clique aqui para se Associar ao LIDE Paraná

Veja mais

Informe publicitário: Paraná acelera crescimento com educação de ponta, economia forte e gestão eficiente

Em seis anos, o estado do Paraná bateu recordes sucessivos em diversas áreas, o que o transforma numa potência nacional e internacional   Por: Giselle Ulbrich   O que torna uma cidade ou estado bons para viver e trabalhar? Boas escolas? Infraestrutura robusta? Segurança para andar na rua? Oportunidades de emprego? Seja qual for o quesito, o Paraná tem tudo isso, fruto de planejamento estratégico e grandes investimentos. Assim, alcançou em 2024 a liderança nacional em diversos setores, o que o consolida como referência em gestão eficiente e desenvolvimento acelerado.   O sucesso começa pelas salas de aula. O Paraná é o Estado com a melhor educação do Brasil, pois lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas no ensino médio e fundamental foram todas acima da média nacional. O Estado investiu R$ 17,5 bilhões em educação em 2024, dos quais R$ 2,9 bilhões para o ensino superior.   O governador Ratinho Júnior ressaltou, durante o Encontro Anual Educação Já, que o Paraná ocupava a 7ª posição no Ideb em 2019. Agora, lidera pelo segundo ciclo consecutivo. O avanço foi impulsionado por programas como o Educa Juntos, que trabalha a educação municipal junto às prefeituras; o Presente na Escola, que trouxe 60 mil alunos de volta às salas de aula; a ampliação da merenda escolar; a incorporação do uso de Inteligência Artificial para mais de 500 mil alunos, entre outros programas.   Economia em crescimento acelerado O Paraná consolidou-se como a quarta maior economia do Brasil e a maior dos estados do Sul, com PIB de R$ 718 bilhões, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Um salto de 63% comparado ao ano de 2018, quando o PIB paranaense foi calculado em R$ 440 bilhões.   Mesmo diante de condições climáticas desfavoráveis no período, com poucas chuvas, que prejudicaram a produção agrícola e energética, o trabalho árduo e constante do governo estadual e da população paranaense gerou um aumento de R$ 278 bilhões no PIB em seis anos. E com a previsão de um cenário climático mais estável em 2025, a expectativa é de uma performance ainda melhor.   Os setores que mais contribuíram para este avanço do PIB foram o de serviços, que acumulou R$ 394,4 bilhões ao longo de 2024, e a indústria, com R$ 164,9 bilhões. O Governo do Estado apoiou e incentivou diversos investimentos no setor industrial, como o aporte de R$ 1,5 bilhão da Heineken na expansão da sua planta, no investimento de R$ 1,6 bilhão da Maltaria Campos Gerais, a ampliação da operação industrial da Coamo, a construção da esmagadora de soja da C.Vale, entre centenas de outros investimentos.   As iniciativas, além do esforço em qualificar a mão de obra, também contribuíram com a geração de emprego e aumento do poder aquisitivo do paranaense. Conforme o IBGE, o estado atingiu a sua menor taxa de desocupação da história: 3,3%. Os dados são referentes ao quarto trimestre de 2024 e mostram a maior queda trimestral do índice (0,7%) entre os estados brasileiros. O resultado supera o último recorde, de 2014, quando a taxa de desocupação foi de 3,8%.   Investimentos históricos em infraestrutura O governo estadual também alcançou um marco sem precedentes em investimentos.  Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, em 2024 o Estado aplicou R$ 6,41 bilhões em obras e melhorias, o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2000. Esse montante superou em 64,3% a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estimava R$ 3,9 bilhões.   Entre os investimentos estão desde duplicação e pavimentação de rodovias, a reformas e construções de escolas. Só para as estradas o investimento foi de R$ 1,7 bilhão (26% do orçamento). Outro R$ 1,1 bilhão foi para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, para pavimentar vias urbanas e melhorar a iluminação pública de cidades de até 50 mil habitantes.   Mas um dos grandes destaques é a Ponte de Guaratuba, esperada pelos paranaenses desde a década de 1960. Nesta gestão ela foi finalmente retirada do papel e tem previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2026. O Paraná também se preocupa com a moradia digna. Até 2026, o governo deve investir mais de R$ 1,2 bilhão em casas e apartamentos para mais de 100 mil famílias.   Para 2025, a expectativa é quebrar novos recordes na LOA, mantendo o ritmo acelerado de crescimento.   E os altos investimentos não significam endividamento. O Estado alcançou pela primeira vez a nota A+ na Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional que avalia as condições e riscos das administrações públicas de honrar seus compromissos financeiros. A conquista é resultado de um grande trabalho de gestão fiscal, que coloca o Paraná como segundo estado com a melhor situação financeira do Brasil.   Agro: supermercado do mundo O Paraná lidera a produção de carne de frango desde 2014. No ano passado, abateu 2,2 bilhões de aves, um aumento de 2,47% em relação ao ano anterior. Com isso, o estado participa com 34,2% da produção brasileira. Também abateu 12,4 milhões de suínos no ano passado, mantendo-se no segundo lugar nacional e abarcando 21,5% do mercado nacional.   O Estado também bateu recorde na produção bovina, com o abate de 1,4 milhão de cabeças de gado no ano passado. Assim, segue entre os 10 maiores produtores brasileiros. Também mantém-se como o segundo maior produtor de ovos e leite do Brasil, com aumentos da produção em 2024.   E há a expectativa de uma grande produção de grãos para a safra 2024/2025, em especial a soja e o feijão. A produção da agroindústria paranaense é enviada para 214 países e o Paraná é o maior exportador do estados do Sul. Foram 20 bilhões de dólares exportados em 2024.   E não seria possível exportar tanto se a logística não fosse eficiente. Os portos do Paraná (Paranaguá e Antonina) foram eleitos pelo quinto ano consecutivo como a melhor gestão portuária do País. Em 2023, superaram 65 milhões

Manual de Venda Ética da ADVB/PR

Click no link abaixo e tenha acesso ao mais novo Manual de Venda Ética da ADVB/PR. flipbook pdf=”http://advbpr.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Manual-ADVB-Web-3.pdf”]

ADVB/PR realiza 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná

Na última terça, 11, a ADVB/PR realizou a 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná. A parte da manhã foi reservada para as palestras de Rosana Jatobá, do Diretor Geral da Itaipu Enio Verri e de um painel sobre Consumidor Consciente e Reputação com Rodrigo Padilha, vice-presidente de negócios e interação com o consumidor da Electrolux do Brasil para a América Latina; Carolina Bedran, diretora de sustentabilidade do Grupo KWM; Bruno Montejorge, especialista em marketing, branding e ESG, fundador da Montejorge Consultoria e Isabel Barbosa Zampa, head de sustentabilidade da MJV. Marc Sousa, Secretário da Comunicação, representando o prefeito Eduardo Pimentel, também esteve presente. Já na parte da tarde, a plateia conheceu os cases de ESG das empresas Claro, Electrolux, GT Buiding, Instituto GRPCOM, Neodent, Renault e Volvo, acompanhou a palestra do Fernando Yazbek do Pacto Global e conferiu uma palestra emocionante da Maria Constantino, além de conferir em primeira mão o lançamento do Manual de Venda Ética da ADVB/PR desenvolvido pelo escritório Vernalha Pereira. Presencialmente, cerca de 400 pessoas puderam aprender, fazer networking e participar das ativações dos patrocinadores. Mas o alcance do evento foi e ainda será muito maior, com uma grande cobertura e produção de conteúdo, realizada pelo media partner do evento, o Grupo RIC. Este evento só foi possível graças ao patrocínio da Itaipu Binacional e ao apoio da GT Building, da Sanepar, da Dr. Peanut e da Protoforte. Agradecemos também aos patrocinadores que estão conosco ao longo de todo o ano: Patrocinadores de Gestão: @clarobrasil , @neodent , @renaultbrasil , @sicredi e @grupo.vendamais Patrocinadores Corporativos: @f9comunicacaovisual, @hrccuritiba, @prontobrindes e @upexperiencebr Media Partners: @aerpradioetvpr, @redemassa , @gruporicpr, @favretto.midiaexterior e @rpcparana