ADVB/PR lança relatório sobre o futuro do consumidor

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ADVB/PR lança relatório sobre o futuro do consumidor
O documento foi lançado no evento Futurize-se, na última quarta-feira (7), no MON, com grandes nomes do mercado nacional

Na última quarta-feira (7), a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) realizou uma noite de insights e transformações, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Liderado pelo Núcleo de Futuros e Tendências da Instituição, o “Futurize-se: o consumidor do futuro”, contou com a presença inspiradora de Gabriel Milanez, vice-presidente de estratégia da Box 1824, que apresentou uma palestra sobre as tendências que estão redesenhando o cenário empresarial. Na ocasião, os presentes participaram de um painel dinâmico com Pollyanna Mantovanello, gerente de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, e Karen Rebello,  executiva de TI renomada no cenário nacional.

“Usamos o cenário inspirador do MON para provocar essa discussão tão importante. O mercado mudou completamente nos últimos anos e estamos só no começo de uma nova era nas relações de consumo. Nosso intuito é promover ainda mais diálogos entre grandes nomes do mercado e a sociedade. Foi um momento de muita provocação sobre o futuro, que ao mesmo tempo em que se apresenta desafiador, é um lugar repleto de oportunidades para quem consegue acessá-lo. Todos saíram, sem dúvidas, com a cabeça fervendo”, conta a coordenadora do NFT, Isabela Albuquerque.

O evento foi marcado, também pelo lançamento do relatório “Futurize-se: o Consumidor do Futuro” – uma colaboração entre o Núcleo Futuro e Tendências (NFT), da ADVB/PR, e a Box 1824, que apresenta uma análise das tendências que moldarão o comportamento do consumidor nas próximas décadas.

“A ADVB/PR conta com profissionais da mais alta qualidade entre os seus diretores e associados e entendemos que este know how precisa ser útil para o desenvolvimento do nosso mercado. Por esta razão, o time do Núcleo Futuro e Tendências fez uma curadoria inédita de conteúdos produzidos por diversas fontes do Brasil e do Mundo e uniu estes achados ao conteúdo brilhante da Box 1824. O resultado deste trabalho, apresentado em primeira mão esta noite, servirá agora como uma bússola para empresas dos mais diversos setores repensarem o futuro de seus negócios.”, conta a presidente da entidade, Gislayne Muraro.

O material destaca a importância de entender tendências emergentes para que as empresas possam se adaptar e inovar em um mundo em constante transformação. Entre as principais tendências abordadas, está a ascensão da “Geração Generativa” (GenGen), uma geração moldada pela inteligência artificial (IA) generativa, que terá um papel central na criação do futuro. Além disso, o relatório discute a influência crescente dos consumidores mais velhos, os “prateados”, que representam uma parcela significativa da população e que demandam produtos e serviços adaptados às suas necessidades.

O documento também explora como a metamorfose da influência, com a transição do poder das celebridades para as comunidades online, está remodelando a forma como as marcas interagem com seus públicos. Outro ponto crucial abordado é a “Economia da Atenção”, que analisa como a atenção do consumidor se tornou um recurso valioso e escasso em um ambiente saturado de informações.

O estudo enfatiza que as empresas precisam estar atentas às mudanças culturais, tecnológicas e sociais para moldar o futuro em vez de apenas reagir a ele. A colaboração entre a ADVB/PR e a Box 1824 busca fomentar a inteligência coletiva e promover o “future thinking”, incentivando um diálogo contínuo sobre as transformações que definirão os negócios nas próximas décadas.

Para ter acesso ao documento, com todos os insights, basta acessar: https://www-advbpr-com-br-2.rds.land/futurize-se-baixar-conteudo

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Informe publicitário: Paraná acelera crescimento com educação de ponta, economia forte e gestão eficiente

Em seis anos, o estado do Paraná bateu recordes sucessivos em diversas áreas, o que o transforma numa potência nacional e internacional   Por: Giselle Ulbrich   O que torna uma cidade ou estado bons para viver e trabalhar? Boas escolas? Infraestrutura robusta? Segurança para andar na rua? Oportunidades de emprego? Seja qual for o quesito, o Paraná tem tudo isso, fruto de planejamento estratégico e grandes investimentos. Assim, alcançou em 2024 a liderança nacional em diversos setores, o que o consolida como referência em gestão eficiente e desenvolvimento acelerado.   O sucesso começa pelas salas de aula. O Paraná é o Estado com a melhor educação do Brasil, pois lidera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As notas no ensino médio e fundamental foram todas acima da média nacional. O Estado investiu R$ 17,5 bilhões em educação em 2024, dos quais R$ 2,9 bilhões para o ensino superior.   O governador Ratinho Júnior ressaltou, durante o Encontro Anual Educação Já, que o Paraná ocupava a 7ª posição no Ideb em 2019. Agora, lidera pelo segundo ciclo consecutivo. O avanço foi impulsionado por programas como o Educa Juntos, que trabalha a educação municipal junto às prefeituras; o Presente na Escola, que trouxe 60 mil alunos de volta às salas de aula; a ampliação da merenda escolar; a incorporação do uso de Inteligência Artificial para mais de 500 mil alunos, entre outros programas.   Economia em crescimento acelerado O Paraná consolidou-se como a quarta maior economia do Brasil e a maior dos estados do Sul, com PIB de R$ 718 bilhões, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Um salto de 63% comparado ao ano de 2018, quando o PIB paranaense foi calculado em R$ 440 bilhões.   Mesmo diante de condições climáticas desfavoráveis no período, com poucas chuvas, que prejudicaram a produção agrícola e energética, o trabalho árduo e constante do governo estadual e da população paranaense gerou um aumento de R$ 278 bilhões no PIB em seis anos. E com a previsão de um cenário climático mais estável em 2025, a expectativa é de uma performance ainda melhor.   Os setores que mais contribuíram para este avanço do PIB foram o de serviços, que acumulou R$ 394,4 bilhões ao longo de 2024, e a indústria, com R$ 164,9 bilhões. O Governo do Estado apoiou e incentivou diversos investimentos no setor industrial, como o aporte de R$ 1,5 bilhão da Heineken na expansão da sua planta, no investimento de R$ 1,6 bilhão da Maltaria Campos Gerais, a ampliação da operação industrial da Coamo, a construção da esmagadora de soja da C.Vale, entre centenas de outros investimentos.   As iniciativas, além do esforço em qualificar a mão de obra, também contribuíram com a geração de emprego e aumento do poder aquisitivo do paranaense. Conforme o IBGE, o estado atingiu a sua menor taxa de desocupação da história: 3,3%. Os dados são referentes ao quarto trimestre de 2024 e mostram a maior queda trimestral do índice (0,7%) entre os estados brasileiros. O resultado supera o último recorde, de 2014, quando a taxa de desocupação foi de 3,8%.   Investimentos históricos em infraestrutura O governo estadual também alcançou um marco sem precedentes em investimentos.  Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, em 2024 o Estado aplicou R$ 6,41 bilhões em obras e melhorias, o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2000. Esse montante superou em 64,3% a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estimava R$ 3,9 bilhões.   Entre os investimentos estão desde duplicação e pavimentação de rodovias, a reformas e construções de escolas. Só para as estradas o investimento foi de R$ 1,7 bilhão (26% do orçamento). Outro R$ 1,1 bilhão foi para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, para pavimentar vias urbanas e melhorar a iluminação pública de cidades de até 50 mil habitantes.   Mas um dos grandes destaques é a Ponte de Guaratuba, esperada pelos paranaenses desde a década de 1960. Nesta gestão ela foi finalmente retirada do papel e tem previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2026. O Paraná também se preocupa com a moradia digna. Até 2026, o governo deve investir mais de R$ 1,2 bilhão em casas e apartamentos para mais de 100 mil famílias.   Para 2025, a expectativa é quebrar novos recordes na LOA, mantendo o ritmo acelerado de crescimento.   E os altos investimentos não significam endividamento. O Estado alcançou pela primeira vez a nota A+ na Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional que avalia as condições e riscos das administrações públicas de honrar seus compromissos financeiros. A conquista é resultado de um grande trabalho de gestão fiscal, que coloca o Paraná como segundo estado com a melhor situação financeira do Brasil.   Agro: supermercado do mundo O Paraná lidera a produção de carne de frango desde 2014. No ano passado, abateu 2,2 bilhões de aves, um aumento de 2,47% em relação ao ano anterior. Com isso, o estado participa com 34,2% da produção brasileira. Também abateu 12,4 milhões de suínos no ano passado, mantendo-se no segundo lugar nacional e abarcando 21,5% do mercado nacional.   O Estado também bateu recorde na produção bovina, com o abate de 1,4 milhão de cabeças de gado no ano passado. Assim, segue entre os 10 maiores produtores brasileiros. Também mantém-se como o segundo maior produtor de ovos e leite do Brasil, com aumentos da produção em 2024.   E há a expectativa de uma grande produção de grãos para a safra 2024/2025, em especial a soja e o feijão. A produção da agroindústria paranaense é enviada para 214 países e o Paraná é o maior exportador do estados do Sul. Foram 20 bilhões de dólares exportados em 2024.   E não seria possível exportar tanto se a logística não fosse eficiente. Os portos do Paraná (Paranaguá e Antonina) foram eleitos pelo quinto ano consecutivo como a melhor gestão portuária do País. Em 2023, superaram 65 milhões

Manual de Venda Ética da ADVB/PR

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ADVB/PR realiza 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná

Na última terça, 11, a ADVB/PR realizou a 2a edição do TOP ESG, o Fórum de Sustentabilidade aplicada a vendas e marketing do Paraná. A parte da manhã foi reservada para as palestras de Rosana Jatobá, do Diretor Geral da Itaipu Enio Verri e de um painel sobre Consumidor Consciente e Reputação com Rodrigo Padilha, vice-presidente de negócios e interação com o consumidor da Electrolux do Brasil para a América Latina; Carolina Bedran, diretora de sustentabilidade do Grupo KWM; Bruno Montejorge, especialista em marketing, branding e ESG, fundador da Montejorge Consultoria e Isabel Barbosa Zampa, head de sustentabilidade da MJV. Marc Sousa, Secretário da Comunicação, representando o prefeito Eduardo Pimentel, também esteve presente. Já na parte da tarde, a plateia conheceu os cases de ESG das empresas Claro, Electrolux, GT Buiding, Instituto GRPCOM, Neodent, Renault e Volvo, acompanhou a palestra do Fernando Yazbek do Pacto Global e conferiu uma palestra emocionante da Maria Constantino, além de conferir em primeira mão o lançamento do Manual de Venda Ética da ADVB/PR desenvolvido pelo escritório Vernalha Pereira. Presencialmente, cerca de 400 pessoas puderam aprender, fazer networking e participar das ativações dos patrocinadores. Mas o alcance do evento foi e ainda será muito maior, com uma grande cobertura e produção de conteúdo, realizada pelo media partner do evento, o Grupo RIC. Este evento só foi possível graças ao patrocínio da Itaipu Binacional e ao apoio da GT Building, da Sanepar, da Dr. Peanut e da Protoforte. Agradecemos também aos patrocinadores que estão conosco ao longo de todo o ano: Patrocinadores de Gestão: @clarobrasil , @neodent , @renaultbrasil , @sicredi e @grupo.vendamais Patrocinadores Corporativos: @f9comunicacaovisual, @hrccuritiba, @prontobrindes e @upexperiencebr Media Partners: @aerpradioetvpr, @redemassa , @gruporicpr, @favretto.midiaexterior e @rpcparana