Vale a pena fazer um intercâmbio após os 40? Conheça 10 dicas para vivenciar essa experiência!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O ano era 2012. Minha primeira viagem internacional. Fui pelo O Boticário para um evento dos canais Turner em nada mais nada menos que New York City. A partir desse momento, minha vida nunca mais foi a mesma. Após passar apenas 4 dias por lá e ficar completamente encantada por essa cidade, ao voltar fiquei com essa sensação de que voltaria em algum momento pra lá.

Após muitos anos indo para outros países, desbravando esse mundo, estava obstinada a voltar para NYC de alguma forma. E esse dia acabou chegando meio que de repente no início de 2020. No começo do ano acabei sendo desligada da empresa que trabalhava devido a cortes orçamentários, parei e pensei, puxa, agora é o momento de eu investir em mim mesma, já estou com 40 e poucos anos, sabe-se lá quando terei essa oportunidade novamente. E lá fui eu. Conversa daqui, conversa dali, troquei uma ideia com os amigos, expliquei meus motivos e que ia ficar um tempo longe para o meu marido, longe da família. E assim me joguei literalmente nessa aventura. Posso dizer que foram os 40 dias mais instigantes, mais entusiastas, mais exploradores, mais imersivos e mais saudosos da minha vida!

Quando cheguei lá em NYC e postei minha aventura, a grande maioria dos meus amigos sequer sabiam que eu não estava mais trabalhando e então os questionamentos foram os mais diversos. Recebi tanto apoio e tanto carinho que só posso agradecer a todos recados que me enviaram. Foi bom demais receber energia tão boa. Mas vamos ao que interessa. Vou contar aqui um passo-a-passo sobre a minha experiência e dar 10 dicas para você se animar. Vamos lá!

1) Intercâmbio para onde: como o investimento não é baixo, você precisa definir muito bem qual o destino que você quer fazer. Eu resolvi ir pra NYC porque realmente amo essa cidade, e queria vivenciá-la o máximo que eu pudesse, virar uma ‘novayorquina’ durante um tempo. Andar de metrô, falar sorry, thank you, yes please…Então para mim foi a melhor escolha. Mas conheci algumas pessoas lá que não ficaram muito satisfeitas. A dica é: pesquise bem antes para não se arrepender depois.

2) Escolha uma agência de intercâmbio: pesquisei algumas agências e escolas de inglês e através de uma indicação acabei escolhendo a Travel Mate aqui em Curitiba, onde moro. Fui muito bem atendida do primeiro até o último dia. O atendimento da Andrea foi fundamental, me dando toda segurança e apoio para esse momento. A dica é: encontre uma agência de confiança e entenda tudo que precisa com quem entende do negócio.

3) O tempo de estudo: olha, sinceramente não vale a pena fazer um intercâmbio se for por pouco tempo. Se programe para ir e ficar, no mínimo um mês. É sério! Conheci muitas pessoas lá no curso que fizeram apenas 1 semana, muitos porque só podiam ficar uma semana, outros por questão de grana mesmo. Mas na minha opinião é jogar dinheiro fora. Separe uma grana aos poucos e tente ficar mais tempo. Seu aproveitamento no curso será muito melhor. A dica é: não desperdice seu dinheiro!!

4) Qual escola fazer: pesquise antes. Eu fiquei umas 3 semanas entrando em sites, lendo blogs, vendo vídeos das escolas e conversando com a agência de intercâmbio até decidir uma que me possibilitasse ficar o tempo que queria pelo investimento que tinha. Escolhi a EC English School, e para mim supriu todas as minhas expectativas. Professores nativos e outros que são de outras localidades, nos fazendo ouvir outros sotaques. A escola fica em plena Times Square, no coração de Manhattan. Quer lugar mais motivador do que esse? A dica é: pesquise, pesquise, pesquise.

5) Qual curso: há algumas opções, mas eu preferi fazer o General English, ou seja, o geral, que pudesse abranger quaisquer assuntos. E outra opção que fiz foi escolher a turma 30+, ou seja, na minha turma só teriam pessoas acima de 30 anos. Isso foi o grande diferencial pois conheci pessoas que estão praticamente na mesma vibe, nada contra os 30-, mas queria ter pessoas ao meu lado que pudessem já ter tido experiências de vida mais próximas que as minhas. Mas confesso que conheci alguns alunos super legais dos seus 20 e poucos anos que fiquei amiga e até hoje trocamos mensagens. A dica é: escolha o curso que melhor se encaixa às suas necessidades e se jogue nos estudos.

6) Onde ficar: eu fiquei num dos apartamentos que a escola oferece, no Brooklyn, 40 minutos da escola (indo de metrô). Foi a melhor opção para mim, pois pude conhecer outros alunos que também estavam na mesma escola e já começar a interação com eles desde o primeiro dia. Tive a oportunidade de conviver com franceses, japoneses, belgas e óbvio, brasileiros! Meu apartamento era muito show, tinha uma área comum e banheiro dividido com apenas mais uma pessoa. E o quarto era individual. Algo excelente, pois privacidade também é bom. A dica é: nem lá nem cá. Encontre um lugar que você tenha fácil acesso, seguro, com custo/benefício bons e, não menos importante, privativo na medida do possível.

7) As aulas: após o teste de nivelamento, fui encaminhada para a minha classe. As aulas foram sensacionais. É imersão total. Fala-se português? É claro, pois muitas vezes não lembramos a palavra que queremos e acaba escapando uma palavra, mas vivenciei dicas, informações, dados sobre palavras, expressões em inglês que cursinho nenhum aqui no Brasil eu tive. Isso para mim já valeu metade do meu investimento. E a experiência de estar numa sala com 11 pessoas, cada uma de um canto do mundo (Espanha, Coréia do Sul, Taiwan, Itália, Equador, Japão, Brasil) falando inglês e sendo entendida por todos. Isso NÃO TEM PREÇO. Essa imersão foi excepcional. A dica é: depois de todo esse tempo junto com esse pessoal, continuar o contato. Crie um grupo no whatsapp, faça lives para praticar o inglês. E outra dica é que, ao querer ir para um destino no Japão, por exemplo, já ter amigos que poderão te ajudar a estar lá.

8) As atividades: a escola em si já tem um calendário mensal com as atividades. Nesse momento pude conhecer lugares como a ONU, a Columbia University, o MET, entre tantos outros. As aulas extras também foram super especiais, mas as festas foram o ponto auge. Ir a rooftops com aquela vista inigualável dos arranha-céus de NYC é simplesmente DEMAIS! E a integração com todos os alunos nesse momento era demais também. A dica é: pratique o inglês ou a língua que quer aperfeiçoar em todas as oportunidades que tiver. Deixe a preguiça de lado e faça o máximo de atividades que surgirão. Tempo para dormir você terá depois.

9) Os gastos: como todos sabem, NYC não é uma cidade barata. E o consumismo vem de um jeito que fica difícil segurar, pois são passeios, museus, compras, restaurantes, mercado, espetáculos e sempre tem alguém te chamando pra fazer algo. A dica é: controle-se, pois é importante manter a programação de gastos que você se organizou a fazer, senão depois pode ser penoso ficar pagando contas e mais contas.

10) A saudade: foi a primeira vez que fiquei longe tanto tempo de casa, do meu marido, da minha família, dos meus amigos. Lembro do dia que deixei Curitiba e peguei o voo pra Guarulhos chorando, pensando que loucura estava fazendo. Ainda bem que vivemos numa época de tecnologia em que pude conversar com todos por vídeo, por mensagem. Mas confesso que não foi fácil. Mesmo estando com mil e uma atividades por lá, a saudades apertava. Então a minha dica final é que você tenha certeza que vai aguentar o tranco, pois você está lá por si só, e mesmo que tenha toda essa tecnologia, se algo lhe acontecer, você está lá sozinho.

Espero que eu tenha ajudado um pouco com a minha experiência de intercâmbio e fico com o canal aberto para trocar experiências e tirar dúvidas. Mesmo nesse tempo de pandemia, não deixe seus planos para trás.

Yes, you can!!

Por

Valéria Letícia Ferreira

Veja mais

ADVB/PR lança Top de Marketing 2025 em edição histórica que celebra 60 anos da entidade

Considerado o “Oscar” do marketing e vendas no Paraná, prêmio está com inscrições abertas; a festa de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) lançou, nesta terça-feira (5), no Hard Rock Cafe Curitiba, a edição 2025 do Top de Marketing, a mais importante premiação do setor no Estado. O evento de lançamento, o Top de Marketing Summit reuniu mais de 150 profissionais e apresentou os cases vencedores de 2024, marcando o início das inscrições para uma edição que promete ser histórica. Criado em 1983, o Top de Marketing reconhece, anualmente, empresas que se destacaram pela inovação, criatividade e resultados consistentes em suas ações de marketing e vendas. Mais do que um troféu, é o reconhecimento máximo para marcas que inspiram e constroem resultados. Ao longo de quatro décadas, o prêmio já consagrou centenas de cases de sucesso e, nos últimos anos, tem registrado recordes de inscrições. Em 2025, o evento terá um significado especial: além de celebrar as conquistas do setor, marcará os 60 anos da ADVB/PR. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, no UP Experience, e deve reunir mais de mil profissionais para conhecer os vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O mote desta edição — Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção — reforça a importância de unir estratégia e sensibilidade para criar campanhas que gerem resultados reais. “Ser TOP é mais do que ter uma boa ideia. É ter a ideia certa: aquela que emociona com propósito, conecta com estratégia e impacta com inteligência”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. Para a vice-presidente da entidade e coordenadora do evento de 2024, Andreia Caldani, o mote da campanha deste ano traduz o equilíbrio que o mercado exige: “Sentir com inteligência é compreender profundamente o público sem perder o foco nos resultados. Pensar com emoção é colocar verdade e propósito em cada estratégia. É essa soma que constrói marcas fortes e negócios duradouros.” Giovanna Dalla Corte, diretora da ADVB/PR e coordenadora do Top de Marketing, reforça a expectativa para a edição 2025: “Estamos preparando uma grande celebração para o setor, com a presença de grandes nomes do mercado e um número ainda maior de cases inspiradores. Esperamos um recorde de inscrições e uma festa inesquecível.” Como participar Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de todo o Brasil, desde que as ações inscritas tenham sido realizadas no Paraná no biênio 2024/2025. O processo é simples: preencher o formulário com oito perguntas sobre desafio, estratégia, execução e resultados; anexar materiais comprobatórios (peças, relatórios, imagens, vídeos); e gravar um vídeo de até 90 segundos com um representante explicando os destaques do case. O processo de julgamento conta com a avaliação criteriosa de um time de cerca de 35 profissionais, como presidentes, CEOs, diretores, consultores e conselheiros de grandes empresas do Brasil. A auditoria fica a cargo da Datacenso Inteligência de Mercado, que preza pela lisura e credibilidade da premiação. As inscrições para o Top de Marketing 2025 contam com valores promocionais por lote: 1º lote – de 5 a 15 de agosto; 2º lote – de 16 de agosto a 15 de setembro, e 3º lote – de 16 de setembro a 24 de outubro. É possível ainda realizar uma pré-inscrição garantindo o valor promocional vigente e concluir o envio dos materiais posteriormente, dentro do prazo final de participação. O prazo final para envio é até 24 de outubro de 2025. Mais informações estão disponíveis em: https://www.advbpr.com.br/topdemkt/.

CEO da Volkswagen do Brasil é convidado do próximo Estrela ADVB

Com o tema “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”, a palestra de Ciro Possobom acontece no dia 13 de junho, no Hard Rock Cafe, às 8h A ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realiza no dia 13 de junho, às 8h, mais uma edição do Estrela ADVB, reunindo lideranças empresariais e executivos para debater os rumos do marketing, das vendas e da gestão estratégica. O convidado da vez é o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que conduz a palestra “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”. O evento acontece no Hard Rock Cafe Curitiba. Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o encontro reforça o propósito da entidade em fomentar discussões de alto nível sobre temas essenciais ao desenvolvimento do ambiente de negócios. “Receber um executivo da relevância de Ciro Possobom é uma oportunidade única de inspirar líderes e provocar reflexões sobre o papel do marketing e das vendas na construção de empresas mais fortes, inovadoras e conectadas com o futuro.” Já o vice-presidente da entidade e coordenador do Estrela ADVB, Cícero Rohr, destaca a importância de aproximar os grandes cases de sucesso da realidade local. “A proposta do Estrela ADVB é justamente trazer nomes que são referência nacional para compartilhar suas trajetórias, desafios e estratégias com o público do Paraná. Estamos muito felizes com a presença do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e certos de que será um momento de grande aprendizado e inspiração”, reforça. O Estrela ADVB/PR é aberto ao público e gratuito para associados e patrocinadores. Os convites estão disponíveis no Disk Ingressos.   Serviço Estrela ADVB/PR com Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira) Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel Ingressos para não associados: LINK AQUI   Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e ресурс.  

ADVB/PR recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 60 anos de atuação

Sessão solene destacou o legado da entidade e prestou tributo aos 25 ex-presidentes da associação A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada na noite de terça-feira (21), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), pelos seus 60 anos de contribuição ao desenvolvimento econômico e empresarial do Estado. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Ney Leprevost, também celebrou o legado dos 25 ex-presidentes que estiveram à frente da entidade ao longo de seis décadas. Durante a solenidade, autoridades, empresários e lideranças de diversas gerações estiveram presentes para prestigiar a homenagem. O deputado Ney Leprevost destacou o papel da ADVB/PR na formação de profissionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado. “A ADVB/PR ajudou a moldar o espírito empreendedor do Paraná e a preparar profissionais que hoje ocupam posições de liderança em todo o Brasil. É graças a instituições como essa que conseguimos fazer do nosso Estado uma referência nacional em desenvolvimento e competitividade”, afirmou o parlamentar. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, recebeu a homenagem em nome da atual diretoria e de todos os que contribuíram com a trajetória da associação. “Esses 60 anos carregam muito mais do que celebrações. São anos de muita luta, de ideias que nascem do entusiasmo coletivo, e de incontáveis realizações. Nos sentimos honrados por receber essa homenagem. Ela pertence a todas as pessoas que ajudaram a construir essa história, e também às que seguem contribuindo com ela.” Entre os ex-presidentes, estiveram presentes Itaci Cardoso, Marco Aurélio, Jair Capristo, Ney Braga Alves, Eduardo Jaime Martins, Ronnie Pires, representando o Antônio Carlos Maciel (in memorian), estiveram presentes seus filhos, Fábio e o Carlos Eduardo Maciel, e representando Odoni Fortes Martins (in memorian), o jornalista Luiz Augusto Juk. A celebração na ALEP faz parte das ações comemorativas dos 60 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória promoveu eventos, premiações, programas de capacitação e networking que impactaram milhares de profissionais e empresas em todo o Estado. Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e robo-education.