Vale a pena fazer um intercâmbio após os 40? Conheça 10 dicas para vivenciar essa experiência!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O ano era 2012. Minha primeira viagem internacional. Fui pelo O Boticário para um evento dos canais Turner em nada mais nada menos que New York City. A partir desse momento, minha vida nunca mais foi a mesma. Após passar apenas 4 dias por lá e ficar completamente encantada por essa cidade, ao voltar fiquei com essa sensação de que voltaria em algum momento pra lá.

Após muitos anos indo para outros países, desbravando esse mundo, estava obstinada a voltar para NYC de alguma forma. E esse dia acabou chegando meio que de repente no início de 2020. No começo do ano acabei sendo desligada da empresa que trabalhava devido a cortes orçamentários, parei e pensei, puxa, agora é o momento de eu investir em mim mesma, já estou com 40 e poucos anos, sabe-se lá quando terei essa oportunidade novamente. E lá fui eu. Conversa daqui, conversa dali, troquei uma ideia com os amigos, expliquei meus motivos e que ia ficar um tempo longe para o meu marido, longe da família. E assim me joguei literalmente nessa aventura. Posso dizer que foram os 40 dias mais instigantes, mais entusiastas, mais exploradores, mais imersivos e mais saudosos da minha vida!

Quando cheguei lá em NYC e postei minha aventura, a grande maioria dos meus amigos sequer sabiam que eu não estava mais trabalhando e então os questionamentos foram os mais diversos. Recebi tanto apoio e tanto carinho que só posso agradecer a todos recados que me enviaram. Foi bom demais receber energia tão boa. Mas vamos ao que interessa. Vou contar aqui um passo-a-passo sobre a minha experiência e dar 10 dicas para você se animar. Vamos lá!

1) Intercâmbio para onde: como o investimento não é baixo, você precisa definir muito bem qual o destino que você quer fazer. Eu resolvi ir pra NYC porque realmente amo essa cidade, e queria vivenciá-la o máximo que eu pudesse, virar uma ‘novayorquina’ durante um tempo. Andar de metrô, falar sorry, thank you, yes please…Então para mim foi a melhor escolha. Mas conheci algumas pessoas lá que não ficaram muito satisfeitas. A dica é: pesquise bem antes para não se arrepender depois.

2) Escolha uma agência de intercâmbio: pesquisei algumas agências e escolas de inglês e através de uma indicação acabei escolhendo a Travel Mate aqui em Curitiba, onde moro. Fui muito bem atendida do primeiro até o último dia. O atendimento da Andrea foi fundamental, me dando toda segurança e apoio para esse momento. A dica é: encontre uma agência de confiança e entenda tudo que precisa com quem entende do negócio.

3) O tempo de estudo: olha, sinceramente não vale a pena fazer um intercâmbio se for por pouco tempo. Se programe para ir e ficar, no mínimo um mês. É sério! Conheci muitas pessoas lá no curso que fizeram apenas 1 semana, muitos porque só podiam ficar uma semana, outros por questão de grana mesmo. Mas na minha opinião é jogar dinheiro fora. Separe uma grana aos poucos e tente ficar mais tempo. Seu aproveitamento no curso será muito melhor. A dica é: não desperdice seu dinheiro!!

4) Qual escola fazer: pesquise antes. Eu fiquei umas 3 semanas entrando em sites, lendo blogs, vendo vídeos das escolas e conversando com a agência de intercâmbio até decidir uma que me possibilitasse ficar o tempo que queria pelo investimento que tinha. Escolhi a EC English School, e para mim supriu todas as minhas expectativas. Professores nativos e outros que são de outras localidades, nos fazendo ouvir outros sotaques. A escola fica em plena Times Square, no coração de Manhattan. Quer lugar mais motivador do que esse? A dica é: pesquise, pesquise, pesquise.

5) Qual curso: há algumas opções, mas eu preferi fazer o General English, ou seja, o geral, que pudesse abranger quaisquer assuntos. E outra opção que fiz foi escolher a turma 30+, ou seja, na minha turma só teriam pessoas acima de 30 anos. Isso foi o grande diferencial pois conheci pessoas que estão praticamente na mesma vibe, nada contra os 30-, mas queria ter pessoas ao meu lado que pudessem já ter tido experiências de vida mais próximas que as minhas. Mas confesso que conheci alguns alunos super legais dos seus 20 e poucos anos que fiquei amiga e até hoje trocamos mensagens. A dica é: escolha o curso que melhor se encaixa às suas necessidades e se jogue nos estudos.

6) Onde ficar: eu fiquei num dos apartamentos que a escola oferece, no Brooklyn, 40 minutos da escola (indo de metrô). Foi a melhor opção para mim, pois pude conhecer outros alunos que também estavam na mesma escola e já começar a interação com eles desde o primeiro dia. Tive a oportunidade de conviver com franceses, japoneses, belgas e óbvio, brasileiros! Meu apartamento era muito show, tinha uma área comum e banheiro dividido com apenas mais uma pessoa. E o quarto era individual. Algo excelente, pois privacidade também é bom. A dica é: nem lá nem cá. Encontre um lugar que você tenha fácil acesso, seguro, com custo/benefício bons e, não menos importante, privativo na medida do possível.

7) As aulas: após o teste de nivelamento, fui encaminhada para a minha classe. As aulas foram sensacionais. É imersão total. Fala-se português? É claro, pois muitas vezes não lembramos a palavra que queremos e acaba escapando uma palavra, mas vivenciei dicas, informações, dados sobre palavras, expressões em inglês que cursinho nenhum aqui no Brasil eu tive. Isso para mim já valeu metade do meu investimento. E a experiência de estar numa sala com 11 pessoas, cada uma de um canto do mundo (Espanha, Coréia do Sul, Taiwan, Itália, Equador, Japão, Brasil) falando inglês e sendo entendida por todos. Isso NÃO TEM PREÇO. Essa imersão foi excepcional. A dica é: depois de todo esse tempo junto com esse pessoal, continuar o contato. Crie um grupo no whatsapp, faça lives para praticar o inglês. E outra dica é que, ao querer ir para um destino no Japão, por exemplo, já ter amigos que poderão te ajudar a estar lá.

8) As atividades: a escola em si já tem um calendário mensal com as atividades. Nesse momento pude conhecer lugares como a ONU, a Columbia University, o MET, entre tantos outros. As aulas extras também foram super especiais, mas as festas foram o ponto auge. Ir a rooftops com aquela vista inigualável dos arranha-céus de NYC é simplesmente DEMAIS! E a integração com todos os alunos nesse momento era demais também. A dica é: pratique o inglês ou a língua que quer aperfeiçoar em todas as oportunidades que tiver. Deixe a preguiça de lado e faça o máximo de atividades que surgirão. Tempo para dormir você terá depois.

9) Os gastos: como todos sabem, NYC não é uma cidade barata. E o consumismo vem de um jeito que fica difícil segurar, pois são passeios, museus, compras, restaurantes, mercado, espetáculos e sempre tem alguém te chamando pra fazer algo. A dica é: controle-se, pois é importante manter a programação de gastos que você se organizou a fazer, senão depois pode ser penoso ficar pagando contas e mais contas.

10) A saudade: foi a primeira vez que fiquei longe tanto tempo de casa, do meu marido, da minha família, dos meus amigos. Lembro do dia que deixei Curitiba e peguei o voo pra Guarulhos chorando, pensando que loucura estava fazendo. Ainda bem que vivemos numa época de tecnologia em que pude conversar com todos por vídeo, por mensagem. Mas confesso que não foi fácil. Mesmo estando com mil e uma atividades por lá, a saudades apertava. Então a minha dica final é que você tenha certeza que vai aguentar o tranco, pois você está lá por si só, e mesmo que tenha toda essa tecnologia, se algo lhe acontecer, você está lá sozinho.

Espero que eu tenha ajudado um pouco com a minha experiência de intercâmbio e fico com o canal aberto para trocar experiências e tirar dúvidas. Mesmo nesse tempo de pandemia, não deixe seus planos para trás.

Yes, you can!!

Por

Valéria Letícia Ferreira

Veja mais

ADVB/PR revela os vencedores do Top de Marketing 2025

ADVB/PR consagrou na noite da última quarta-feira (3) os melhores cases de vendas e marketing do Estado, com o “Oscar do Setor”   Em uma noite para “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), revelou os vencedores do Top de Marketing 2025 – a mais importante premiação do setor no Estado. Os vencedores foram: Parc Autódromo (Arquitetura e Construção), Band TV (Comunicação), Softys Sepac (Indústria), Gonzaga Imóveis (Serviços), Prefeitura Municipal de Curitiba (Social) e Grupo Amigão (Varejo). “É uma grande alegria celebrar mais uma edição do Top. Entre todos os eventos que realizamos, este é especialmente significativo, porque é o momento em que nós, profissionais de marketing, podemos nos olhar e reconhecer o quanto somos bons naquilo que fazemos. Passamos o ano inteiro criando experiências memoráveis para outras pessoas, mas poucas vezes somos nós os homenageados. Valorizar e reconhecer esses profissionais faz parte do tripé que norteia a ADVB ao longo de seus 60 anos de história”, celebra a presidente da entidade, Gislayne Muraro.  Para a coordenadora do Top de Marketing e diretora da ADVB/PR, Giovanna Dalla Corte, O Too de Marketing é entrega e sonho realizado. “Aqui, histórias inteiras se cruzam, e estar à frente dessa celebração é poder contribuir de forma real para o nosso mercado. O que torna esse prêmio tão grandioso são os bastidores: as pessoas, a dedicação e essa energia coletiva que faz tudo acontecer. Quando unimos propósito e paixão, o resultado supera qualquer expectativa. Que cada aplauso desta noite seja um convite ao reconhecimento e ao incentivo de todos que constroem este setor diariamente.” A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reuniu mais de 400 profissionais, entre eles, o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Cleber Mata, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Tico Kusma, ex-presidentes da entidade e líderes empresariais.  Com apresentação de Jean Sigel, que esteve no palco ao lado da banda Orange Carrot. A festa contou com boa música da banda Big Time Orchestra.  O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre profissionais de marketing, vendas e inovação de diferentes partes do Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade. 

ADVB/PR divulga os finalistas do Top de Marketing 2025

Vencedores serão revelados no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em celebração aos 60 anos da entidade   A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) acaba de anunciar os finalistas do Top de Marketing 2025, a mais importante premiação do setor no Estado. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade, com o tema “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reunirá mais de mil profissionais para conhecer os grandes vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre presidentes, CEOs, diretores e especialistas de todo o Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. “O Top de Marketing é o grande momento de reconhecimento do nosso mercado. Ele celebra a força das ideias que unem estratégia e sensibilidade, propósito e resultado. Nesta edição especial de 60 anos, homenageamos todas as marcas que inspiram e impulsionam o desenvolvimento do Paraná”, destaca a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. A diretora da ADVB/PR e coordenadora do prêmio, Giovanna Dalla Corte, reforça o caráter inspirador da premiação. “Ser TOP é ir além de uma boa campanha. É traduzir o propósito da marca em resultados reais e inspirar o mercado com inteligência e emoção. Essa edição é uma homenagem a todos que constroem, diariamente, a história do marketing paranaense.”   Finalistas do Top de Marketing 2025 Categoria: Arquitetura e Construção Bairru Urbanismo – Parc Autódromo Piemonte – Piemonte Amiz | Um marco para Guaratuba AYA – AYA Residences Carlos de Carvalho Categoria: Comunicação Band Paraná – O primeiro reality de vinhos do mundo Midialand – Jardim Pugsley Grupo RIC – Campeonato Paranaense de Futebol 2025 Categoria: Indústria Festtone – O presente perfeito de Natal Valmet – Warm – Up Next SEPAC – Maxim – Da influência à venda: uma marca 100x mais relevante Categoria: Serviços Imóveis Gonzaga – Um novo jeito de pensar o mercado imobiliário Prodiet – Prodiet Science ECO Medical Center – Marketing integrado que transforma resultados em saúde Categoria: Social Neodent – Mais de mil sorrisos Prefeitura de Curitiba – Hiperlocação efetiva Prodiet – O Tubinho Mágico Categoria: Varejo Grupo Amigão – A revolução digital do Amigão Catuaí Shopping – Lançamento Shopping Catuaí Cascavel ParkShopping Barigüi – Expansão do ParkShopping Barigüi Jockey Plaza Shopping – Parque inédito dos youtubers Rafa e Luiz   Os pitches de defesa dos cases acontecem nas próximas semanas, quando os finalistas apresentarão seus projetos diretamente aos jurados, em busca do troféu máximo de cada categoria. Além dos vencedores, a premiação também reconhecerá a Ideia TOP, destacando a proposta mais criativa e inovadora entre todos os cases apresentados, e o Grand Prix, entregue ao case com maior pontuação geral. “O Top de Marketing é um reflexo do talento e da inovação das empresas paranaenses. Cada finalista representa o que há de melhor em estratégia, criatividade e execução. Será uma noite de grandes histórias e merecidas conquistas”, completa Giovanna Dalla Corte.  

ADVB/PR celebra 60 anos com noite histórica na Ópera de Arame

Prêmio Personalidades homenageou ex-presidentes, diretores e personalidades que marcaram seis décadas de protagonismo do marketing e do associativismo no Paraná   Na última segunda-feira(10), a Ópera de Arame foi palco de uma noite que entrou para a história do marketing e dos negócios no Paraná. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) celebrou seus 60 anos de fundação com uma edição especial do Prêmio Personalidades, transformada em um grande tributo às pessoas que construíram o legado da entidade ao longo das últimas seis décadas. Apresentada pela presidente Gislayne Muraro e pela vice-presidente Laila Sol, a cerimônia reuniu ex-presidentes, diretores, empresários, autoridades e parceiros da entidade. “Celebrar 60 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com entusiasmo. A ADVB é feita de pessoas, de CPFs e CNPJs que acreditam no poder do associativismo e da comunicação para transformar o mercado. Esta noite foi uma homenagem a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória”, destacou Gislayne Muraro na abertura do evento. O secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, esteve presente representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que enviou uma mensagem especial. “Nenhuma entidade chega aos 60 anos por acaso, é porque é essencial para a sociedade. A ADVB é uma parceira de Curitiba e compartilha com a cidade essa chama inovadora que move o nosso desenvolvimento”. A noite também foi marcada por momentos de emoção e memória, com a exibição de trechos históricos, homenagens aos ex-presidentes da entidade, e um resgate das iniciativas que consolidaram a ADVB como referência em marketing, vendas e capacitação profissional. O empresário Aldo Malucelli, integrante da diretoria há 27 anos, representou os diretores voluntários e recebeu homenagem especial. “Passa um filme na cabeça. Essa trajetória mostra o quanto o associativismo transforma pessoas e gera impacto positivo. Estou orgulhoso de fazer parte dessa história”, disse. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala do publicitário e escritor Eloi Zanetti, vencedor do Prêmio Personalidades em 2012, que falou em nome de todos os homenageados ao longo dos 16 anos da premiação. “Lembro bem do início da ADVB, de quanto se lutou para implementar esse conceito. O Paraná cresceu junto com a instituição. Todos os presidentes e diretores deixaram um legado, e a entidade está cada vez melhor”, afirmou, emocionando o público. O empresário Sérgio Reis também emocionou os presentes ao relembrar sua chegada ao estado. “Vê-los aqui me lembra quando cheguei de São Paulo pra cá, e foi um encanto conhecer Curitiba. Aprendi muito aqui, acho que o paranaense é um herói, trabalhador, constrói o seu estado a cada dia, sempre otimista. Mas acima de otimista, ele é um fazedor, porque falar é fácil, fazer é mais difícil, e tudo começa com a fé. Eu descobri o Paraná a tempo, cheguei aos 30 anos, e foi um privilégio”, declarou. Nesta edição, o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social foi concedido à ONG João Ferraz dos Campos, organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A instituição, que já transformou a vida de mais de 2 mil jovens, recebeu um cheque simbólico de R$ 10 mil, doado pela parceira Gold Food Service. Durante a cerimônia, a vice-presidente Laila Sol destacou que a homenagem reflete o compromisso da entidade com o impacto social. “A ADVB sempre acreditou no poder das ideias e das pessoas, mas também no papel transformador da solidariedade e do propósito”, ressaltou. Além das homenagens, o evento apresentou um teaser do documentário especial sobre os 60 anos da ADVB/PR, produzido pela RPC, e anunciou o lançamento de uma série de podcasts em parceria com o Grupo Ric, que contará histórias de lideranças e profissionais que ajudaram a moldar o marketing no estado. A noite terminou com um gesto simbólico: a entrega da cápsula do tempo pelo Sicredi, onde foram depositadas mensagens que serão abertas em 2050, quando a entidade completará 85 anos. “Mais do que uma festa, foi um agradecimento coletivo a todos que acreditam no associativismo e no poder das conexões. O futuro já começou, e a ADVB segue firme em sua missão de inspirar, desenvolver e transformar”, finalizou Gislayne Muraro. Além da presidente e da vice-presidente Laila Sol, os diretores da ADVB Andreia Caldani, Cicero Rohr, Claudia Zilli, Giovanna Dalla Corte e Rogério Afonso também estiveram no palco para a apresentação.  A celebração teve patrocínio do ParkShoppingBarigui, Claro, Neodent, Sicredi, VendaMais, e apoio institucional de ACP, Copel, Fecomércio, Condor, Sanepar, Grupo Massa, Grupo RIC, RPC e TMC Transamérica.