No 1º trimestre de 2022, avançam confiança e otimismo dos dirigentes de vendas e marketing

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Trimestral, a Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil é conduzida pela ADVB, com apoio técnico da Fipe. Objetivo: acompanhar a opinião de ocupantes de cargos de vendas e marketing sobre a evolução da economia brasileira, dos setores em que atuam e das empresas onde trabalham.

Também mede expectativas para os próximos 12 meses, que inclui o desempenho das vendas e a evolução da verba para ações de marketing.

Para a 17ª rodada, foram convidados a participar da sondagem indivíduos com cargos nas áreas de vendas e marketing, dirigentes e ocupantes de cargos relevantes em suas empresas e instituições. Contou com a contribuição de 509 respondentes, entre 11 de abril e 09 de maio de 2022.

Para o dia 4 de julho, está previsto o início da coleta da próxima rodada (18ª rodada, referente ao 2º trimestre/2022). Em momento oportuno, serão encaminhados, aos respondentes, os convites e instruções, como de praxe.

Perfil sociodemográfico

Declararam-se do gênero masculino 76,5% dos respondentes, dos quais 75,7% apresentavam 45 anos ou mais. Geograficamente, predominavam respondentes de empresas sediadas em São Paulo (42,2%), Paraná (33,6%), Santa Catarina (8,9%), Distrito Federal (2,8%), Pernambuco (2,8%) Rio Grande do Sul (2,8%), Minas Gerais (2,5%), Rio de Janeiro (1,4%), entre outras unidades da federação.

Perfil profissional e setorial

Quanto à posição ocupada, a maior parte dos respondentes apresenta cargos relacionados à presidência; direção geral e de vendas; gerência comercial, de marketing e de vendas; superintendência de marketing, direção de planejamento estratégico; entre outras posições.

Em termos de enquadramento, as empresas dos respondentes atuavam em atividades relacionadas a comércio e serviços (85,3%), indústria (11,9%) e agronegócio (2,8%).

Quanto aos segmentos de atuação, temos: comércio varejista (8,1%), serviços de tecnologia da informação (6,5%), publicidade e pesquisa de mercado (6,0%), educação (6,0%), outras atividades profissionais, científicas e técnicas (5,1%), consultoria e gestão empresarial (4,3%), serviços de escritório e apoio administrativo (4,1%), atividades de serviços de financeiros (3,3%), entre outros segmentos da economia brasileira.

No quesito porte, a maior parcela dos respondentes (37,8%) integrava empresas classificadas como de pequeno porte (até 9 funcionários). Outros 30,8% faziam parte de empresas e organizações de 10 a 99 funcionários. Por fim, 8,9% compunham empresas com 100 ou mais funcionários.

Confiança

No 1º trimestre de 2022, a confiança voltou a registrar resultados mistos. Isso decorreu, por um lado, da melhora marginal das condições econômicas relacionadas aos setores, às empresas e negócios dos respondentes. Por outro, da leve deterioração das condições gerais da economia brasileira.

Na comparação com os resultados da sondagem no 1º trimestre de 2021, cabe destacar avanço generalizado da confiança dos respondentes, abrangendo as três dimensões consideradas pela sondagem.

Expectativas

Sobre as expectativas, os resultados apurados no último trimestre pendem para um otimismo mais abrangente, sustentado pelo desempenho projetado para as empresas e negócios dos participantes da sondagem.

Na comparação entre as expectativas dos respondentes no 1º trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, foram registrados avanços no âmbito da economia brasileira, no setor de atuação das empresas e nas próprias empresas/negócios dos respondentes.

Leituras do cenário

Os resultados da sondagem oferecem, ao menos, duas leituras do cenário econômico atual, segundo a ótica dos dirigentes de vendas e marketing. A primeira, de longo prazo, baseada na consolidação de um quadro visível de melhora frente à percepção dominante, em um momento crítico da pandemia, há um ano.

Já a segunda leitura, de curto prazo, é marcada pelo contraste entre o momento deliciado e de incertezas vivido pela economia brasileira e o desempenho/otimismo dos respondentes com suas respectivas empresas e dos negócios.

Vendas e verbas de marketing

A parte majoritária dos respondentes projeta crescimento tanto no valor das vendas quanto na verba disponível para ações de marketing, no decorrer dos próximos 12 meses.

Quanto ao valor de vendas nos próximos 12 meses, os respondentes se distribuíram entre aqueles que se declararam otimistas (79,1%) e pessimistas (10,4%). A parcela restante (10,5%) apostava na manutenção dos patamares atuais.

Já com relação à verba de marketing, a expectativa média apurada foi um pouco menos otimista, distribuindo-se da seguinte forma: expectativa de aumento para 60,5%; de estabilidade, para 27,6%; e de queda, para os demais (11,9%).

Confiança por UF (média 1º trimestre/2022)

O indicador apresentado representa a média das notas atribuídas pelos respondentes às três dimensões: economia brasileira, setor econômico e empresa/negócios. Os resultados para a UF devem ser interpretados com cautela, dada a limitação da amostra. No 1º trimestre de 2022, os maiores avanços foram registrados em Pernambuco* (+0,15), Distrito Federal* (+0,15) e Santa Catarina (+0,09).

Já no campo das expectativas, consolidou-se uma visão otimista em relação ao futuro em todos os recortes geográficos avaliados, com destaque para a perspectiva positiva assumida pelos respondentes com empresas sediadas no Distrito Federal* (+0,47).

Expectativas: valor das vendas por UF

Na avaliação das expectativas por UF, prevaleceu uma perspectiva de aumento do valor das vendas em todos os recortes, destacando-se os resultados apurados pela sondagem em Paraná (86,0%) e Santa Catarina (82,6%).

Expectativas: verba de marketing por UF

Em relação à perspectiva de incremento na verba de marketing, o otimismo relatado pelos respondentes também foi majoritário em todas as UF selecionadas. Destaque para Distrito Federal (87,5%) e Santa Catarina (82,8%).

Participe da próxima rodada através do link: https://pt.surveymonkey.com/r/ADVB_PR_2T2022

Veja mais

ADVB/PR revela os vencedores do Top de Marketing 2025

ADVB/PR consagrou na noite da última quarta-feira (3) os melhores cases de vendas e marketing do Estado, com o “Oscar do Setor”   Em uma noite para “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), revelou os vencedores do Top de Marketing 2025 – a mais importante premiação do setor no Estado. Os vencedores foram: Parc Autódromo (Arquitetura e Construção), Band TV (Comunicação), Softys Sepac (Indústria), Gonzaga Imóveis (Serviços), Prefeitura Municipal de Curitiba (Social) e Grupo Amigão (Varejo). “É uma grande alegria celebrar mais uma edição do Top. Entre todos os eventos que realizamos, este é especialmente significativo, porque é o momento em que nós, profissionais de marketing, podemos nos olhar e reconhecer o quanto somos bons naquilo que fazemos. Passamos o ano inteiro criando experiências memoráveis para outras pessoas, mas poucas vezes somos nós os homenageados. Valorizar e reconhecer esses profissionais faz parte do tripé que norteia a ADVB ao longo de seus 60 anos de história”, celebra a presidente da entidade, Gislayne Muraro.  Para a coordenadora do Top de Marketing e diretora da ADVB/PR, Giovanna Dalla Corte, O Too de Marketing é entrega e sonho realizado. “Aqui, histórias inteiras se cruzam, e estar à frente dessa celebração é poder contribuir de forma real para o nosso mercado. O que torna esse prêmio tão grandioso são os bastidores: as pessoas, a dedicação e essa energia coletiva que faz tudo acontecer. Quando unimos propósito e paixão, o resultado supera qualquer expectativa. Que cada aplauso desta noite seja um convite ao reconhecimento e ao incentivo de todos que constroem este setor diariamente.” A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reuniu mais de 400 profissionais, entre eles, o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Cleber Mata, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Tico Kusma, ex-presidentes da entidade e líderes empresariais.  Com apresentação de Jean Sigel, que esteve no palco ao lado da banda Orange Carrot. A festa contou com boa música da banda Big Time Orchestra.  O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre profissionais de marketing, vendas e inovação de diferentes partes do Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade. 

ADVB/PR divulga os finalistas do Top de Marketing 2025

Vencedores serão revelados no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em celebração aos 60 anos da entidade   A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) acaba de anunciar os finalistas do Top de Marketing 2025, a mais importante premiação do setor no Estado. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade, com o tema “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reunirá mais de mil profissionais para conhecer os grandes vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre presidentes, CEOs, diretores e especialistas de todo o Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. “O Top de Marketing é o grande momento de reconhecimento do nosso mercado. Ele celebra a força das ideias que unem estratégia e sensibilidade, propósito e resultado. Nesta edição especial de 60 anos, homenageamos todas as marcas que inspiram e impulsionam o desenvolvimento do Paraná”, destaca a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. A diretora da ADVB/PR e coordenadora do prêmio, Giovanna Dalla Corte, reforça o caráter inspirador da premiação. “Ser TOP é ir além de uma boa campanha. É traduzir o propósito da marca em resultados reais e inspirar o mercado com inteligência e emoção. Essa edição é uma homenagem a todos que constroem, diariamente, a história do marketing paranaense.”   Finalistas do Top de Marketing 2025 Categoria: Arquitetura e Construção Bairru Urbanismo – Parc Autódromo Piemonte – Piemonte Amiz | Um marco para Guaratuba AYA – AYA Residences Carlos de Carvalho Categoria: Comunicação Band Paraná – O primeiro reality de vinhos do mundo Midialand – Jardim Pugsley Grupo RIC – Campeonato Paranaense de Futebol 2025 Categoria: Indústria Festtone – O presente perfeito de Natal Valmet – Warm – Up Next SEPAC – Maxim – Da influência à venda: uma marca 100x mais relevante Categoria: Serviços Imóveis Gonzaga – Um novo jeito de pensar o mercado imobiliário Prodiet – Prodiet Science ECO Medical Center – Marketing integrado que transforma resultados em saúde Categoria: Social Neodent – Mais de mil sorrisos Prefeitura de Curitiba – Hiperlocação efetiva Prodiet – O Tubinho Mágico Categoria: Varejo Grupo Amigão – A revolução digital do Amigão Catuaí Shopping – Lançamento Shopping Catuaí Cascavel ParkShopping Barigüi – Expansão do ParkShopping Barigüi Jockey Plaza Shopping – Parque inédito dos youtubers Rafa e Luiz   Os pitches de defesa dos cases acontecem nas próximas semanas, quando os finalistas apresentarão seus projetos diretamente aos jurados, em busca do troféu máximo de cada categoria. Além dos vencedores, a premiação também reconhecerá a Ideia TOP, destacando a proposta mais criativa e inovadora entre todos os cases apresentados, e o Grand Prix, entregue ao case com maior pontuação geral. “O Top de Marketing é um reflexo do talento e da inovação das empresas paranaenses. Cada finalista representa o que há de melhor em estratégia, criatividade e execução. Será uma noite de grandes histórias e merecidas conquistas”, completa Giovanna Dalla Corte.  

ADVB/PR celebra 60 anos com noite histórica na Ópera de Arame

Prêmio Personalidades homenageou ex-presidentes, diretores e personalidades que marcaram seis décadas de protagonismo do marketing e do associativismo no Paraná   Na última segunda-feira(10), a Ópera de Arame foi palco de uma noite que entrou para a história do marketing e dos negócios no Paraná. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) celebrou seus 60 anos de fundação com uma edição especial do Prêmio Personalidades, transformada em um grande tributo às pessoas que construíram o legado da entidade ao longo das últimas seis décadas. Apresentada pela presidente Gislayne Muraro e pela vice-presidente Laila Sol, a cerimônia reuniu ex-presidentes, diretores, empresários, autoridades e parceiros da entidade. “Celebrar 60 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com entusiasmo. A ADVB é feita de pessoas, de CPFs e CNPJs que acreditam no poder do associativismo e da comunicação para transformar o mercado. Esta noite foi uma homenagem a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória”, destacou Gislayne Muraro na abertura do evento. O secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, esteve presente representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que enviou uma mensagem especial. “Nenhuma entidade chega aos 60 anos por acaso, é porque é essencial para a sociedade. A ADVB é uma parceira de Curitiba e compartilha com a cidade essa chama inovadora que move o nosso desenvolvimento”. A noite também foi marcada por momentos de emoção e memória, com a exibição de trechos históricos, homenagens aos ex-presidentes da entidade, e um resgate das iniciativas que consolidaram a ADVB como referência em marketing, vendas e capacitação profissional. O empresário Aldo Malucelli, integrante da diretoria há 27 anos, representou os diretores voluntários e recebeu homenagem especial. “Passa um filme na cabeça. Essa trajetória mostra o quanto o associativismo transforma pessoas e gera impacto positivo. Estou orgulhoso de fazer parte dessa história”, disse. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala do publicitário e escritor Eloi Zanetti, vencedor do Prêmio Personalidades em 2012, que falou em nome de todos os homenageados ao longo dos 16 anos da premiação. “Lembro bem do início da ADVB, de quanto se lutou para implementar esse conceito. O Paraná cresceu junto com a instituição. Todos os presidentes e diretores deixaram um legado, e a entidade está cada vez melhor”, afirmou, emocionando o público. O empresário Sérgio Reis também emocionou os presentes ao relembrar sua chegada ao estado. “Vê-los aqui me lembra quando cheguei de São Paulo pra cá, e foi um encanto conhecer Curitiba. Aprendi muito aqui, acho que o paranaense é um herói, trabalhador, constrói o seu estado a cada dia, sempre otimista. Mas acima de otimista, ele é um fazedor, porque falar é fácil, fazer é mais difícil, e tudo começa com a fé. Eu descobri o Paraná a tempo, cheguei aos 30 anos, e foi um privilégio”, declarou. Nesta edição, o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social foi concedido à ONG João Ferraz dos Campos, organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A instituição, que já transformou a vida de mais de 2 mil jovens, recebeu um cheque simbólico de R$ 10 mil, doado pela parceira Gold Food Service. Durante a cerimônia, a vice-presidente Laila Sol destacou que a homenagem reflete o compromisso da entidade com o impacto social. “A ADVB sempre acreditou no poder das ideias e das pessoas, mas também no papel transformador da solidariedade e do propósito”, ressaltou. Além das homenagens, o evento apresentou um teaser do documentário especial sobre os 60 anos da ADVB/PR, produzido pela RPC, e anunciou o lançamento de uma série de podcasts em parceria com o Grupo Ric, que contará histórias de lideranças e profissionais que ajudaram a moldar o marketing no estado. A noite terminou com um gesto simbólico: a entrega da cápsula do tempo pelo Sicredi, onde foram depositadas mensagens que serão abertas em 2050, quando a entidade completará 85 anos. “Mais do que uma festa, foi um agradecimento coletivo a todos que acreditam no associativismo e no poder das conexões. O futuro já começou, e a ADVB segue firme em sua missão de inspirar, desenvolver e transformar”, finalizou Gislayne Muraro. Além da presidente e da vice-presidente Laila Sol, os diretores da ADVB Andreia Caldani, Cicero Rohr, Claudia Zilli, Giovanna Dalla Corte e Rogério Afonso também estiveram no palco para a apresentação.  A celebração teve patrocínio do ParkShoppingBarigui, Claro, Neodent, Sicredi, VendaMais, e apoio institucional de ACP, Copel, Fecomércio, Condor, Sanepar, Grupo Massa, Grupo RIC, RPC e TMC Transamérica.