Quem vai pilotar a comunicação durante a crise?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por Claudio Stringari, vice-presidente da ADVB-PR e sócio da Central Press

 

Quanto mais crítica a situação, maior a necessidade de um especialista no comando. Exemplos não faltam. Em obras complexas, precisamos de engenheiros experientes. Nos casos mais graves de saúde, precisamos dos melhores médicos da área. Nas tempestades, precisamos de pilotos com mais horas de voo. Para nos defender de uma acusação, dos melhores advogados. Em tempos de fake news, dos melhores jornalistas. São eles que assumem o controle nos momentos decisivos, amparados, claro, por outros profissionais habilidosos para formar o “time ideal”.

Então por que cargas d’água alguns gestores ainda acham que dá para improvisar na área de comunicação em meio a essa pandemia? Por que muitos ainda não criaram um comitê de crises gerido por um profundo conhecedor do assunto? A resposta poderia ser: “é caro contratar um especialista”. A minha: “Então experimente contratar um amador”.

Em mais de 20 anos atuando com gestão de crises de imagem, aprendi que o amadorismo é o maior assassino de reputações. Claro que as fraudes e as falhas humanas são determinantes para destruir as marcas, mas, nesse período pelo qual estamos passando, os pronunciamentos equivocados, os comunicados falhos (ou a falta deles) e a negligência no relacionamento com os diversos públicos têm causado feridas profundas em algumas organizações.

Não estou falando apenas da falta de sensibilidade, ou de humanidade, mas da forma equivocada como algumas marcas estão lidando com o problema do ponto de vista da comunicação. E aqui não é uma questão de tamanho. Existem “grandes” que estão acertando a mão e driblando as dificuldades impostas pelo novo coronavírus e outras que estão errando. Assim como milhares de marcas consideradas “pequenas” vão morrer, outras vão sobreviver porque entenderam que comunicar bem não é uma escolha e sim uma obrigação neste momento de incertezas.

Recentemente, algumas startups estabeleceram novas ordens de consumo em alguns segmentos, com inovação, tecnologia e foco no usuário – contribuindo para a derrocada de gigantes multinacionais. Quem sabe, daqui a alguns anos, diremos que algumas marcas se reposicionaram no mercado porque entenderam a importância do relacionamento humano e da comunicação assertiva durante a pandemia de 2020.

De um lado, temos quem já entendeu que o prejuízo financeiro é inevitável e que a hora é de prestar serviço e ajudar. De outro, quem só está preocupado em vender. Okey, okey… eu sei que as contas precisam ser pagas, os empregos mantidos e as empresas vão quebrar se não venderem. Mas, se as marcas já precisavam ser mais “reais” e estabelecer relacionamentos sólidos com os clientes antes da crise, imagine agora que as pessoas estão muito mais sensíveis e conectadas.

Mas nem tudo está perdido. Afinal, a maioria das feridas reputacionais pode ser curada. No entanto, em grande parte dos casos, o remédio é amargo. E a receita só pode ser prescrita por profissionais gabaritados e que entendam os meandros desse universo complexo do gerenciamento de crises de imagem, onde o equilíbrio é fundamental, pois a diferença entre o remédio e o veneno, é a dose. Uma linha tênue entre a omissão e o oportunismo.

A máxima “Comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem” vem bem a calhar nesses dias de pandemia – ou seria pandemônio?

Ser ágil, transparente, sensível e ético é tão necessário nesse momento quanto a água, o sabão, o álcool e as máscaras.

Veja mais

ADVB/PR lança Top de Marketing 2025 em edição histórica que celebra 60 anos da entidade

Considerado o “Oscar” do marketing e vendas no Paraná, prêmio está com inscrições abertas; a festa de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) lançou, nesta terça-feira (5), no Hard Rock Cafe Curitiba, a edição 2025 do Top de Marketing, a mais importante premiação do setor no Estado. O evento de lançamento, o Top de Marketing Summit reuniu mais de 150 profissionais e apresentou os cases vencedores de 2024, marcando o início das inscrições para uma edição que promete ser histórica. Criado em 1983, o Top de Marketing reconhece, anualmente, empresas que se destacaram pela inovação, criatividade e resultados consistentes em suas ações de marketing e vendas. Mais do que um troféu, é o reconhecimento máximo para marcas que inspiram e constroem resultados. Ao longo de quatro décadas, o prêmio já consagrou centenas de cases de sucesso e, nos últimos anos, tem registrado recordes de inscrições. Em 2025, o evento terá um significado especial: além de celebrar as conquistas do setor, marcará os 60 anos da ADVB/PR. A cerimônia de premiação será no dia 3 de dezembro, no UP Experience, e deve reunir mais de mil profissionais para conhecer os vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O mote desta edição — Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção — reforça a importância de unir estratégia e sensibilidade para criar campanhas que gerem resultados reais. “Ser TOP é mais do que ter uma boa ideia. É ter a ideia certa: aquela que emociona com propósito, conecta com estratégia e impacta com inteligência”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. Para a vice-presidente da entidade e coordenadora do evento de 2024, Andreia Caldani, o mote da campanha deste ano traduz o equilíbrio que o mercado exige: “Sentir com inteligência é compreender profundamente o público sem perder o foco nos resultados. Pensar com emoção é colocar verdade e propósito em cada estratégia. É essa soma que constrói marcas fortes e negócios duradouros.” Giovanna Dalla Corte, diretora da ADVB/PR e coordenadora do Top de Marketing, reforça a expectativa para a edição 2025: “Estamos preparando uma grande celebração para o setor, com a presença de grandes nomes do mercado e um número ainda maior de cases inspiradores. Esperamos um recorde de inscrições e uma festa inesquecível.” Como participar Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de todo o Brasil, desde que as ações inscritas tenham sido realizadas no Paraná no biênio 2024/2025. O processo é simples: preencher o formulário com oito perguntas sobre desafio, estratégia, execução e resultados; anexar materiais comprobatórios (peças, relatórios, imagens, vídeos); e gravar um vídeo de até 90 segundos com um representante explicando os destaques do case. O processo de julgamento conta com a avaliação criteriosa de um time de cerca de 35 profissionais, como presidentes, CEOs, diretores, consultores e conselheiros de grandes empresas do Brasil. A auditoria fica a cargo da Datacenso Inteligência de Mercado, que preza pela lisura e credibilidade da premiação. As inscrições para o Top de Marketing 2025 contam com valores promocionais por lote: 1º lote – de 5 a 15 de agosto; 2º lote – de 16 de agosto a 15 de setembro, e 3º lote – de 16 de setembro a 24 de outubro. É possível ainda realizar uma pré-inscrição garantindo o valor promocional vigente e concluir o envio dos materiais posteriormente, dentro do prazo final de participação. O prazo final para envio é até 24 de outubro de 2025. Mais informações estão disponíveis em: https://www.advbpr.com.br/topdemkt/.

CEO da Volkswagen do Brasil é convidado do próximo Estrela ADVB

Com o tema “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”, a palestra de Ciro Possobom acontece no dia 13 de junho, no Hard Rock Cafe, às 8h A ADVB/PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná) realiza no dia 13 de junho, às 8h, mais uma edição do Estrela ADVB, reunindo lideranças empresariais e executivos para debater os rumos do marketing, das vendas e da gestão estratégica. O convidado da vez é o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, que conduz a palestra “Acelerando o futuro: liderança que inspira, marketing e vendas que impulsionam”. O evento acontece no Hard Rock Cafe Curitiba. Para a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o encontro reforça o propósito da entidade em fomentar discussões de alto nível sobre temas essenciais ao desenvolvimento do ambiente de negócios. “Receber um executivo da relevância de Ciro Possobom é uma oportunidade única de inspirar líderes e provocar reflexões sobre o papel do marketing e das vendas na construção de empresas mais fortes, inovadoras e conectadas com o futuro.” Já o vice-presidente da entidade e coordenador do Estrela ADVB, Cícero Rohr, destaca a importância de aproximar os grandes cases de sucesso da realidade local. “A proposta do Estrela ADVB é justamente trazer nomes que são referência nacional para compartilhar suas trajetórias, desafios e estratégias com o público do Paraná. Estamos muito felizes com a presença do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e certos de que será um momento de grande aprendizado e inspiração”, reforça. O Estrela ADVB/PR é aberto ao público e gratuito para associados e patrocinadores. Os convites estão disponíveis no Disk Ingressos.   Serviço Estrela ADVB/PR com Ciro Possobom – presidente e CEO da Volkswagen do Brasil Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira) Horário: 8h Local: Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel Ingressos para não associados: LINK AQUI   Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e ресурс.  

ADVB/PR recebe homenagem da Assembleia Legislativa pelos 60 anos de atuação

Sessão solene destacou o legado da entidade e prestou tributo aos 25 ex-presidentes da associação A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) foi homenageada na noite de terça-feira (21), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), pelos seus 60 anos de contribuição ao desenvolvimento econômico e empresarial do Estado. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Ney Leprevost, também celebrou o legado dos 25 ex-presidentes que estiveram à frente da entidade ao longo de seis décadas. Durante a solenidade, autoridades, empresários e lideranças de diversas gerações estiveram presentes para prestigiar a homenagem. O deputado Ney Leprevost destacou o papel da ADVB/PR na formação de profissionais e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado. “A ADVB/PR ajudou a moldar o espírito empreendedor do Paraná e a preparar profissionais que hoje ocupam posições de liderança em todo o Brasil. É graças a instituições como essa que conseguimos fazer do nosso Estado uma referência nacional em desenvolvimento e competitividade”, afirmou o parlamentar. A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, recebeu a homenagem em nome da atual diretoria e de todos os que contribuíram com a trajetória da associação. “Esses 60 anos carregam muito mais do que celebrações. São anos de muita luta, de ideias que nascem do entusiasmo coletivo, e de incontáveis realizações. Nos sentimos honrados por receber essa homenagem. Ela pertence a todas as pessoas que ajudaram a construir essa história, e também às que seguem contribuindo com ela.” Entre os ex-presidentes, estiveram presentes Itaci Cardoso, Marco Aurélio, Jair Capristo, Ney Braga Alves, Eduardo Jaime Martins, Ronnie Pires, representando o Antônio Carlos Maciel (in memorian), estiveram presentes seus filhos, Fábio e o Carlos Eduardo Maciel, e representando Odoni Fortes Martins (in memorian), o jornalista Luiz Augusto Juk. A celebração na ALEP faz parte das ações comemorativas dos 60 anos da entidade, que ao longo de sua trajetória promoveu eventos, premiações, programas de capacitação e networking que impactaram milhares de profissionais e empresas em todo o Estado. Sobre a ADVB/PR Há mais de 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e robo-education.