Gabeira diz que Brasil sofre de “corrupção gerenciada”

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ex-deputado federal fez relações entre política e economia em evento realizado pela ADVB-PR.

Curitiba recebeu, na última quinta-feira, 18 de agosto, o jornalista, escritor e ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. O ativista participou do Estrela ADVB, evento realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Sessão Paraná (ADVB-PR), abordando o tema ‘Como a política influencia na economia e vice-versa’.

Durante a apresentação, Gabeira abordou a história política nacional e suas influências no mercado. Segundo ele, o Estado e o mercado têm funções distintas e a interferência de um em outro deve manter equilíbrio. O político lembra que, no governo Lula e, posteriormente, Dilma, houve uma ampliação da atuação do Estado nas operações mercadológicas, sendo reflexo do posicionamento de esquerda do Partido dos Trabalhadores (PT). “Quando o governo PT foi instalado, já se sabia que o socialismo havia falhado na Europa. Mas, no nosso continente, surgiu a ideia de que não se faria mais com luta armada. Era possível chegar ao poder através das eleições e permanecer por meio do apoio então conquistado. Esse é o socialismo do século XXI”, explicou.

Gabeira admitiu que não há modo de se manter no poder sem fazer alianças e, no caso do governo PT, as alianças com as grandes empresas foi o meio encontrado para substituir a luta armada. Assim, segundo ele, começou todo o caso conhecido de corrupção envolvendo governo, BNDES, empreiteiras, etc. “Essa mistura entre o Estado e a economia acabou levando ao desastre que estamos vivendo”. Ele ainda diz que “é utopia achar que países desenvolvidos não têm corrupção. Mas é num nível controlado. No Brasil, a corrupção se transformou no sistema porque o governo decidiu controlar tudo. É uma corrupção gerenciada”. Mas, para ele, a situação está em um processo de melhora, desde o surgimento da Operação Lava Jato, que mudou o dito “você sabe com quem está falando?” para a máxima “a lei vale para todos”.

Outro ponto ressaltado por Gabeira é a necessidade da redução dos gastos pelo governo. Ele comenta que, apesar de demonizado pela oposição, o Bolsa Família é três vezes menor que a ‘bolsa dos empresários’ – subsídio governamental às empresas – chamado por ele de ‘Bolsa Louis Vuitton’. Ele ainda afirmou que a questão dos gastos públicos é um problema cultural, bastando uma breve análise do posicionamento do Senado e da Câmara, que têm duas TVs distintas, sem necessidade. “O Estado tem que gastar menos. Embora o discurso já seja de redução, isso ainda não é feito na prática”, criticou.

Além disso, o ex-deputado afirmou que o maior acesso da população à informação é mais um fator positivo para a reduzir a corrupção. Para ele, os brasileiros nunca compartilharam tanto e discutiram tanto. E isso deverá se refletir nas eleições de 2018. “Nós já somos conhecidos internacionalmente pela capacidade de realizar problemas que pareciam insolúveis. Agora, temos que compreender as limitações que nos trouxeram até aqui e aprender como superá-las”, concluiu. Gabeira terminou a palestra dizendo que  acredita que o Brasil tem chance de se recolocar, tanto no ponto de vista econômico, quanto no político.

Novidades ADVB-PR

O presidente da entidade, Eduardo Jaime, aproveitou o evento para anunciar a inauguração do novo site da ADVB-PR, hospedado em advbpr.com.br. E o vice-presidente executivo da associação, Marcelo Romaniewicz, adiantou que o próximo Estrela ADVB acontece em setembro, com a participação do chef e empresário paranaense Júnior Durski. Outra novidade foi a abertura da inscrição para o Top de Marketing 2016, que já tem regulamento e categorias definidas.

Sobre a ADVB-PR

Há 51 anos, a ADVB-PR atua para o desenvolvimento da atividade empresarial do Estado, valorizando os profissionais e empresas por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional.

Com a promoção de ações e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada, visando à atualização, qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas de Marketing, Vendas, Comunicação e Gestão Empresarial, a ADVB-PR contribui com centenas de empresas e instituições paranaenses na busca por mais eficiência, qualidade e competência. Além do Top de Marketing, Estrela ADVB e do Prêmio Personalidade, a entidade realiza outros eventos, como o Papo ADVB e ADVB Networking, e cursos para fomentar o mercado.

Na atual gestão, a entidade conta com os patrocínios da Paraná Fomento, Amil, Sicredi, FAE, PUC-PR, Unicesumar, Universidade Positivo, GRPCOM, Grupo RIC e Rede Massa.

Veja mais

Notícias

VendaMais com ChatGPT, com Raul Candeloro

ADVB/PR promove curso de vendas com ChatGPT Em parceria com a VendaMais, o workshop ensinará como realizar as etapas de vendas usando Inteligência Artificial A Associação dos Dirigentes de Vendas

Notícias

Gislayne Muraro assume a presidência da ADVB/PR

A publicitária fica à frente da associação no biênio 2024 / 2025   Formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em Planejamento e Gestão de Negócios e em Desenvolvimento Gerencial,