Hackatop de MKT ADVB/PR 2025 conecta marketing e cidadania e desafia jovens a revitalizar o Centro de Curitiba

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Maratona de inovação reuniu 51 participantes em mais de 30 horas de imersão, com mentoria de 40 profissionais e desafios inspirados no projeto “Revita Curitiba”

 

Mais de 30 horas de imersão, 51 participantes, 40 mentores, 11 desafios e 4 palestras: esses foram alguns dos números que marcaram a quinta edição do Hackatop de MKT ADVB/PR 2025, realizada neste fim de semana (8 e 9 de novembro), na Universidade Positivo, em Curitiba. A maratona de inovação propôs o desafio de desenvolver soluções criativas e sustentáveis para a revitalização da Rua XV de Novembro, dentro do projeto “Revita Curitiba”, conectando estudantes, professores, profissionais e representantes do poder público em um movimento coletivo por uma cidade mais viva e acolhedora.

“O Hackatop é uma oportunidade única de mostrar o poder transformador das ideias. Esses jovens deixaram de maratonar séries para maratonar criatividade e propósito, e isso é inspirador. Revitalizar o centro é uma questão de cidadania, e ver esse engajamento mostra que é possível contagiar outras pessoas com esse espírito. Além de todo o aprendizado, o Hackatop é sobre deixar um legado para Curitiba”, destacou a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do projeto, Andreia Caldani. “Essa foi a edição com o maior número de patrocinadores, o que mostra que quando o propósito é forte, o mercado vem junto. E com um time de jurados formado por nomes que colocaram Curitiba no mapa mundial da arquitetura e da inovação, reafirmamos o papel da ADVB/PR como uma entidade que faz história e constrói o futuro da cidade”, completou.

A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, reforçou o caráter simbólico do evento no ano em que a entidade completa seis décadas de atuação. “O Hackatop representa tudo o que acreditamos: olhar para o futuro e promover conexões que transformam o mercado e a cidade. É um projeto que inspira, que abre caminhos e que mostra aos participantes o poder de contribuir com o coletivo. No ano em que a ADVB/PR celebra 60 anos, é gratificante ver um evento que também marca a vida profissional desses jovens”, afirmou.

 

Comunicação com o poder de mudar o mundo

A equipe Floresta conquistou o primeiro lugar com um projeto que conectou cultura, história e revitalização da Rua XV, propondo experiências sensoriais e sustentáveis para resgatar o pertencimento da população ao Centro. O grupo vencedor foi formado por Isabella Grassmann, Adriano Junior, Júlia Pequeno, Alice Just e Maria Luiza Graciliano. “No início achamos que o desafio era muito mais ligado à arquitetura, mas logo lembramos que a comunicação tem o poder de mudar o mundo, e é isso que queremos fazer com nossa profissão”, afirmou Aline, uma das integrantes da equipe vencedora.

O segundo lugar ficou com o projeto “Brilha Curitiba”, e o terceiro com o “Clube XV”. As três equipes premiadas foram convidadas a apresentar suas propostas à Prefeitura de Curitiba, ampliando o potencial de impacto e aplicação prática das ideias.

 

Time histórico de jurados

O Hackatop contou com um corpo de jurados composto por especialistas que representam diferentes olhares sobre a cidade, entre eles, os arquitetos Abrão Anis Assad e Fernando Canalli, que ajudaram a colocar Curitiba no mapa mundial da arquitetura; a presidente do IPPUC, Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme; a presidente do Instituto Jaime Lerner, Ilana Lerner; a diretora do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o diretor da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Paulo Krauss; o vice-presidente da Fecomércio e presidente do CORE-PR, Paulo Nauiack; a vereadora e presidente da Comissão de Urbanismo, Rafaela Lupion; o diretor da HIPERVISOR, Oscar Schmeiske; o gestor de marketing Marc Souza; e empresário, conselheiro e Presidente Eleito na Associação Comercial do Paraná, Paulo Mourão. 

Durante os dois dias de evento, foram consumidos mais de 40 litros de café, 300 energéticos, 200 pedaços de pizza e 150 hambúrgueres, em um ambiente de intensa troca de conhecimento e colaboração. A edição também teve o apoio de marcas como Red Bull, Hard Rock Café e McDonald’s, além da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, que reforçaram o compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento urbano sustentável.

Criado pela ADVB/PR, o Hackatop de MKT tem o propósito de aproximar o jovem talento do mercado e estimular o protagonismo dos futuros profissionais de marketing e comunicação, por meio de desafios reais que unem tecnologia, urbanismo e propósito social. Ano após ano, o Hackatop de MKT comprova seu impacto ao transformar ideias em soluções reais. A embalagem sustentável criada para a Positivo Tecnologia em 2019, a plataforma de compras inteligentes desenvolvida para a Rede Condor em 2022 e o aplicativo Conecta Netinho, voltado ao público 60+, em 2023, são exemplos de projetos que ultrapassaram a maratona e chegaram ao mercado.

 

Veja mais

Edital de Convocação para Assembleia ADVB/PR Convocação para Assembleia Geral Ordinária

A Presidente da Diretoria Executiva da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/PR, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, designada para o dia 26 de março de 2026, às 19h, no local: Hard Rock Cafe, R. Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba – PR, para atender à seguinte ordem do dia: * Prestação de contas 2024/2025; * Eleição do Diretor-Presidente, Vice-Presidentes, Diretores e Membros do Conselho Fiscal para a gestão do biênio 2026/2027 – de março de 2026 a fevereiro de 2027; * Assuntos Gerais. Curitiba, 20 de fevereiro de 2026 Gislayne Maria Muraro da Silva Guimarães Presidente da ADVB/PR

ADVB/PR realiza I Fórum Marketing Agro durante o Show Rural Coopavel 2026

Evento inédito marca a estreia da entidade dentro de um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro A ADVB/PR promove, no dia 9 de fevereiro, o I Fórum Marketing Agro ADVB/PR, um evento inédito dedicado à troca de experiências, geração de conhecimento e fortalecimento de conexões estratégicas entre profissionais de marketing, comunicação, vendas e lideranças do agronegócio. A iniciativa acontece durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), um dos maiores e mais relevantes eventos do agronegócio do Brasil. Realizado das 14h às 17h, no Espaço Impulso, ambiente de inovação do Agronegócio localizado dentro do Parque Tecnológico do Show Rural, o fórum nasce de uma parceria entre a ADVB/PR, a Coopavel e o Itaipu Parquetec que marca um momento histórico. “É a primeira vez que a feira abre espaço para um evento exclusivamente dedicado ao marketing, reconhecendo o papel estratégico da comunicação, da construção de marca, da inovação e da gestão comercial para o desenvolvimento e a competitividade do setor agroindustrial”, conta a diretora da ADVB/PR e coordenadora do projeto, Claudia Zilli. Para o vice-presidente da ADVB/PR e também coordenador do projeto, Aldo Malucelli, a realização do fórum representa um avanço importante na forma como o setor enxerga o marketing. “O agronegócio brasileiro é referência mundial em produtividade e tecnologia, e chegou o momento de olharmos com ainda mais atenção para a comunicação,  gestão de marca e as estratégias comerciais.”  “O Fórum Marketing Agro nasce para provocar reflexões, antecipar tendências e mostrar que o marketing é um ativo estratégico para gerar valor, competitividade e sustentabilidade ao setor”, afirma a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. A programação contará com palestras  do professor e especialista em inovação Gil Giardelli, do CEO da Ponto Design, Joaquin Presas, trazendo tendências do varejo aplicadas ao agronegócio – diretamente da última NRF em Nova Iorque, e Marcelo Batistela, vice-presidente para soluções em agricultura da BASF, que falará sobre Evolução no agronegócio, transformações globais que impactam o agricultor, a agricultura e toda cadeia de valor O evento é patrocinado por Jefo do Brasil, Prado Saúde e Nutrição Animal e Itaipu Parquetec, e é voltado a profissionais de comunicação e marketing, gestores e líderes do agronegócio, representantes de cooperativas, indústrias, startups e todos os interessados em compreender como o marketing pode impulsionar resultados no agro.  Inscrições: https://forms.gle/1pkRq4Ui8uK6dwtR9.  Serviço I Fórum Marketing Agro ADVB/PR Data: 9 de fevereiro de 2026 Horário: das 14h às 17h Local: Espaço Impulso, Show Rural Coopavel, Cascavel (PR) Inscrições: https://forms.gle/1pkRq4Ui8uK6dwtR9

ADVB/PR revela os vencedores do Top de Marketing 2025

ADVB/PR consagrou na noite da última quarta-feira (3) os melhores cases de vendas e marketing do Estado, com o “Oscar do Setor”   Em uma noite para “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), revelou os vencedores do Top de Marketing 2025 – a mais importante premiação do setor no Estado. Os vencedores foram: Parc Autódromo (Arquitetura e Construção), Band TV (Comunicação), Softys Sepac (Indústria), Gonzaga Imóveis (Serviços), Prefeitura Municipal de Curitiba (Social) e Grupo Amigão (Varejo). “É uma grande alegria celebrar mais uma edição do Top. Entre todos os eventos que realizamos, este é especialmente significativo, porque é o momento em que nós, profissionais de marketing, podemos nos olhar e reconhecer o quanto somos bons naquilo que fazemos. Passamos o ano inteiro criando experiências memoráveis para outras pessoas, mas poucas vezes somos nós os homenageados. Valorizar e reconhecer esses profissionais faz parte do tripé que norteia a ADVB ao longo de seus 60 anos de história”, celebra a presidente da entidade, Gislayne Muraro.  Para a coordenadora do Top de Marketing e diretora da ADVB/PR, Giovanna Dalla Corte, O Too de Marketing é entrega e sonho realizado. “Aqui, histórias inteiras se cruzam, e estar à frente dessa celebração é poder contribuir de forma real para o nosso mercado. O que torna esse prêmio tão grandioso são os bastidores: as pessoas, a dedicação e essa energia coletiva que faz tudo acontecer. Quando unimos propósito e paixão, o resultado supera qualquer expectativa. Que cada aplauso desta noite seja um convite ao reconhecimento e ao incentivo de todos que constroem este setor diariamente.” A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reuniu mais de 400 profissionais, entre eles, o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Cleber Mata, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Tico Kusma, ex-presidentes da entidade e líderes empresariais.  Com apresentação de Jean Sigel, que esteve no palco ao lado da banda Orange Carrot. A festa contou com boa música da banda Big Time Orchestra.  O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre profissionais de marketing, vendas e inovação de diferentes partes do Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade.