ESG Day: ADVB e LIDE promovem maior evento sobre o tema no Paraná

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Duas das maiores entidades do Paraná, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PR) e LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) se uniram para realizar a primeira edição do ESG Day. O evento, que vai congregar o Fórum LIDE ESG e o Top ESG, acontece no dia 8 de agosto, entre 8h30 e 18h, no Teatro UP Experience, em Curitiba, e tem como objetivo apresentar o impacto da implementação de políticas integradas de Environment, Social and Governance (ESG), contando, para isso, com palestras, paineis e apresentação de casos práticos de empresas paranaenses.

Pela manhã, o Fórum ESG, organizado pelo LIDE Paraná,, traz os temas: “Como o ESG gera valor para sua empresa?”, com Ricardo Voltolini; “Desafios das Questões Ambientais na Cadeia de Valor dos Negócios”, com João Zeni, da Electrolux, e Mariana Schuchovski, da Verde Floresta; “Diversidade e Inclusão: prática X teoria”, com Ivan Lima, da IRL Consult, e Dirlene Silva, da DS Estratégias & Inteligência Financeira, e “O Papel da Liderança na Promoção de uma Cultura Sustentável”, com Gláucia Térreo, da GRI/Pacto Global, e Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente.

“A pauta ESG é realidade no LIDE desde 2010. Aqui no Paraná temos um Comitê que se reúne periodicamente para tratar de boas práticas dos nossos membros e buscar impactar companhias dos mais diferentes segmentos. A segunda edição do nosso Fórum vem chancelar uma agenda que é contínua dentro do nosso ecossistema, agora em parceria com a ADVB/PR”, destaca a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

No período da tarde, a primeira edição do Top ESG, apresentado pela ADVB/PR, será aberta com a palestra de Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B do Brasil, com o tema “Desmistificando o ESG e os Impactos na Sociedade”. O Sistema B é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Criada nos Estados Unidos, a iniciativa tem o objetivo de apoiar e certificar as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.

Para abordar o tema de forma integral, o Top ESG conta também com apresentação de cases de sucesso de empresas como Claro, Compagas, Grupo Boticário, Neodent, Renault, Sicredi e Valmet. Os cases têm o propósito de trazer boas práticas na implementação do ESG e inspirar outros profissionais que atuam na área. Na sequência, um painel interativo vai debater os impactos e ações que líderes, executivos e empresários precisam tomar para assegurar que o marketing e as vendas estejam alinhados aos conceitos de ESG, garantindo assim um impacto positivo nos negócios.

A palestra magna será comandada pela autora, executiva referência em inovação e ESG, Paula Harraca, com o tema “Como Alinhar Lucro e Propósito”. Formada em Ciências Empresariais (Universidad Austral, Argentina); Máster em Direção de RH e Gestão do Conhecimento (Universidade de León, Espanha), Coach Executiva Organizacional (International Coaching Federation); e Finance for Executives (Wharton University, USA), a executiva é Chief Future Officer da ArcelorMittal. Além disso, é conselheira de diversas instituições, como Fundação Dom Cabral, Amcham e Museu do Amanhã.Formada em Ciências Empresariais (Universidad Austral, Argentina); Máster em Direção de RH e Gestão do Conhecimento (Universidade de León, Espanha), Coach Executiva Organizacional (International Coaching Federation); e Finance for Executives (Wharton University, USA), a executiva é Chief Future Officer da ArcelorMittal. Além disso, é conselheira de diversas instituições, como Fundação Dom Cabral, Amcham e Museu do Amanhã.

“Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa nas expectativas dos consumidores e stakeholders em relação às marcas. A preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança tem se tornado cada vez mais relevante, e as organizações que se mostram comprometidas com práticas sustentáveis e responsáveis têm fortalecido a reputação e, consequentemente, ganhando mais espaço, além de contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. Unir duas entidades empresariais fortes do Paraná para discutir um tema tão importante é cumprir nosso papel de protagonistas na discussão da economia e dos negócios do nosso Estado”, reforça o presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari.

Segundo o diretor da ADVB/PR e coordenador do Top ESG, Jean Kuss, o tema tem se tornado cada vez mais importante para uma crescente parcela de consumidores, que priorizam empresas engajadas em temas socioambientais e estão dispostos, inclusive, a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se comprometam com essas questões. “Com quase 60 anos de atuação junto ao mercado no Paraná, a ADVB/PR não podia ficar fora dessa discussão.não podia ficar fora dessa discussão. VamosVamos inovar mais uma vez ao trazer para os seus associados e os paranaenses um debate rico e esclarecedor sobre esse tema tão relevante que não é mais tendência. O ESG é realidade e vai impactar a todos. E, claro, vamos discutir vamos discutir de que forma esse conceito influencia o marketing e as vendas”, ressalta.

A curadora técnica da agenda do LIDE Paraná, Mayra Tavares Gil de Souza, da SEED Consultoria,, que tem larga experiência no tema, tendo atuado em grandes corporações como Grupo Boticário e BRF, destaca que é preciso fazer sustentabilidade “de verdade” e não só surfar a onda. “Algo que tem tudo a ver com o Fórum e tem tudo a ver com o Fórum e tenho sempre mobilizado as empresas, é que as companhias estejam mobilizadas na construção de uma estratégia e atuação legítima, ética e transformadora visando impacto positivo e lucratividade independente do ramo de mercado e segmento de atuação. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente os nomes que trouxemos que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil, e por ser esta parceria com este setor tão importante do mercado que é a área de vendas e marketing,. Acredito que isso tem tudo a ver com o ESG Day, principalmente pelos nomes que estamos trazendo, que são pessoas que constroem há anos esta jornada no Brasil. Isso ganha ainda mais corpor pela parceria com este setor tão importante do mercado, que é a área de vendas e marketing”, salienta.

O QUE É ESG?

A sigla em inglês para “Environmental, Social, Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”, refere-se às práticas ambientais, sociais e de gestão de uma empresa. “ESG” representa uma abordagem mais centrada nas partes interessadas para fazer negócios. As empresas que aderem aos padrões ESG concordam em se comportar eticamente nessas três áreas e podem recorrer a uma série de estratégias, táticas e soluções para fazê-lo.

Mais informações e cronograma do evento, acesse: www.advbpr.com.br/esgday e

https://marketing.lideparana.com.br/esgday.

Patrocínio do TOP ESG: Compagas. Apoiadores do Evento: GT Building e Valmet. Patrocinadores de Gestão ADVB/PR: Claro, Neodent, Renault, Sicredi e VendaMais. Patrocinadores corporativos ADVB/PR: Hard Rock Cafe Curitiba e UP Experience. Media Partners ADVB/PR: AERP, Grupo RIC, Grupo Massa e RPC.

Mantenedores de gestão LIDE/PR: Valore Elbrus, RDP Petróleo, Renault do Brasil. Patrocinadores de gestão LIDE/PR: Engie, Gear Up e Grant Thornton. Media Partners LIDE/PR: Gazeta do Povo, RPC, OutdoorMidia.

Sobre a ADVB/PR

Há quase 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação. Clique aqui para se Associar à ADVB Paraná

Sobre o LIDE/PR

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit. Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE tem hoje 17 unidades no Brasil e 13 unidades internacionais, sendo o Paraná reconhecida a unidade referência do Sistema. Clique aqui para se Associar ao LIDE Paraná

Veja mais

ADVB/PR revela os vencedores do Top de Marketing 2025

ADVB/PR consagrou na noite da última quarta-feira (3) os melhores cases de vendas e marketing do Estado, com o “Oscar do Setor”   Em uma noite para “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR), revelou os vencedores do Top de Marketing 2025 – a mais importante premiação do setor no Estado. Os vencedores foram: Parc Autódromo (Arquitetura e Construção), Band TV (Comunicação), Softys Sepac (Indústria), Gonzaga Imóveis (Serviços), Prefeitura Municipal de Curitiba (Social) e Grupo Amigão (Varejo). “É uma grande alegria celebrar mais uma edição do Top. Entre todos os eventos que realizamos, este é especialmente significativo, porque é o momento em que nós, profissionais de marketing, podemos nos olhar e reconhecer o quanto somos bons naquilo que fazemos. Passamos o ano inteiro criando experiências memoráveis para outras pessoas, mas poucas vezes somos nós os homenageados. Valorizar e reconhecer esses profissionais faz parte do tripé que norteia a ADVB ao longo de seus 60 anos de história”, celebra a presidente da entidade, Gislayne Muraro.  Para a coordenadora do Top de Marketing e diretora da ADVB/PR, Giovanna Dalla Corte, O Too de Marketing é entrega e sonho realizado. “Aqui, histórias inteiras se cruzam, e estar à frente dessa celebração é poder contribuir de forma real para o nosso mercado. O que torna esse prêmio tão grandioso são os bastidores: as pessoas, a dedicação e essa energia coletiva que faz tudo acontecer. Quando unimos propósito e paixão, o resultado supera qualquer expectativa. Que cada aplauso desta noite seja um convite ao reconhecimento e ao incentivo de todos que constroem este setor diariamente.” A cerimônia de premiação aconteceu na última quarta-feira, 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reuniu mais de 400 profissionais, entre eles, o secretário de comunicação do Estado do Paraná, Cleber Mata, o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Tico Kusma, ex-presidentes da entidade e líderes empresariais.  Com apresentação de Jean Sigel, que esteve no palco ao lado da banda Orange Carrot. A festa contou com boa música da banda Big Time Orchestra.  O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre profissionais de marketing, vendas e inovação de diferentes partes do Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade. 

ADVB/PR divulga os finalistas do Top de Marketing 2025

Vencedores serão revelados no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em celebração aos 60 anos da entidade   A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) acaba de anunciar os finalistas do Top de Marketing 2025, a mais importante premiação do setor no Estado. Reconhecido como o “Oscar” do marketing e vendas paranaense, o prêmio chega a uma edição histórica, que celebra os 60 anos da entidade, com o tema “Sentir com Inteligência, Pensar com Emoção”. A cerimônia de premiação acontece no dia 3 de dezembro, no UP Experience, em Curitiba, e reunirá mais de mil profissionais para conhecer os grandes vencedores das sete categorias: Agro, Arquitetura e Construção, Comunicação, Indústria, Serviços, Social e Varejo. O processo de julgamento contou com a avaliação criteriosa de cerca de 35 executivos, entre presidentes, CEOs, diretores e especialistas de todo o Brasil, sob auditoria da Datacenso Inteligência de Mercado, garantindo a lisura e a credibilidade que marcam o prêmio há mais de quatro décadas. “O Top de Marketing é o grande momento de reconhecimento do nosso mercado. Ele celebra a força das ideias que unem estratégia e sensibilidade, propósito e resultado. Nesta edição especial de 60 anos, homenageamos todas as marcas que inspiram e impulsionam o desenvolvimento do Paraná”, destaca a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro. A diretora da ADVB/PR e coordenadora do prêmio, Giovanna Dalla Corte, reforça o caráter inspirador da premiação. “Ser TOP é ir além de uma boa campanha. É traduzir o propósito da marca em resultados reais e inspirar o mercado com inteligência e emoção. Essa edição é uma homenagem a todos que constroem, diariamente, a história do marketing paranaense.”   Finalistas do Top de Marketing 2025 Categoria: Arquitetura e Construção Bairru Urbanismo – Parc Autódromo Piemonte – Piemonte Amiz | Um marco para Guaratuba AYA – AYA Residences Carlos de Carvalho Categoria: Comunicação Band Paraná – O primeiro reality de vinhos do mundo Midialand – Jardim Pugsley Grupo RIC – Campeonato Paranaense de Futebol 2025 Categoria: Indústria Festtone – O presente perfeito de Natal Valmet – Warm – Up Next SEPAC – Maxim – Da influência à venda: uma marca 100x mais relevante Categoria: Serviços Imóveis Gonzaga – Um novo jeito de pensar o mercado imobiliário Prodiet – Prodiet Science ECO Medical Center – Marketing integrado que transforma resultados em saúde Categoria: Social Neodent – Mais de mil sorrisos Prefeitura de Curitiba – Hiperlocação efetiva Prodiet – O Tubinho Mágico Categoria: Varejo Grupo Amigão – A revolução digital do Amigão Catuaí Shopping – Lançamento Shopping Catuaí Cascavel ParkShopping Barigüi – Expansão do ParkShopping Barigüi Jockey Plaza Shopping – Parque inédito dos youtubers Rafa e Luiz   Os pitches de defesa dos cases acontecem nas próximas semanas, quando os finalistas apresentarão seus projetos diretamente aos jurados, em busca do troféu máximo de cada categoria. Além dos vencedores, a premiação também reconhecerá a Ideia TOP, destacando a proposta mais criativa e inovadora entre todos os cases apresentados, e o Grand Prix, entregue ao case com maior pontuação geral. “O Top de Marketing é um reflexo do talento e da inovação das empresas paranaenses. Cada finalista representa o que há de melhor em estratégia, criatividade e execução. Será uma noite de grandes histórias e merecidas conquistas”, completa Giovanna Dalla Corte.  

ADVB/PR celebra 60 anos com noite histórica na Ópera de Arame

Prêmio Personalidades homenageou ex-presidentes, diretores e personalidades que marcaram seis décadas de protagonismo do marketing e do associativismo no Paraná   Na última segunda-feira(10), a Ópera de Arame foi palco de uma noite que entrou para a história do marketing e dos negócios no Paraná. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR) celebrou seus 60 anos de fundação com uma edição especial do Prêmio Personalidades, transformada em um grande tributo às pessoas que construíram o legado da entidade ao longo das últimas seis décadas. Apresentada pela presidente Gislayne Muraro e pela vice-presidente Laila Sol, a cerimônia reuniu ex-presidentes, diretores, empresários, autoridades e parceiros da entidade. “Celebrar 60 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com entusiasmo. A ADVB é feita de pessoas, de CPFs e CNPJs que acreditam no poder do associativismo e da comunicação para transformar o mercado. Esta noite foi uma homenagem a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória”, destacou Gislayne Muraro na abertura do evento. O secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, esteve presente representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que enviou uma mensagem especial. “Nenhuma entidade chega aos 60 anos por acaso, é porque é essencial para a sociedade. A ADVB é uma parceira de Curitiba e compartilha com a cidade essa chama inovadora que move o nosso desenvolvimento”. A noite também foi marcada por momentos de emoção e memória, com a exibição de trechos históricos, homenagens aos ex-presidentes da entidade, e um resgate das iniciativas que consolidaram a ADVB como referência em marketing, vendas e capacitação profissional. O empresário Aldo Malucelli, integrante da diretoria há 27 anos, representou os diretores voluntários e recebeu homenagem especial. “Passa um filme na cabeça. Essa trajetória mostra o quanto o associativismo transforma pessoas e gera impacto positivo. Estou orgulhoso de fazer parte dessa história”, disse. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a fala do publicitário e escritor Eloi Zanetti, vencedor do Prêmio Personalidades em 2012, que falou em nome de todos os homenageados ao longo dos 16 anos da premiação. “Lembro bem do início da ADVB, de quanto se lutou para implementar esse conceito. O Paraná cresceu junto com a instituição. Todos os presidentes e diretores deixaram um legado, e a entidade está cada vez melhor”, afirmou, emocionando o público. O empresário Sérgio Reis também emocionou os presentes ao relembrar sua chegada ao estado. “Vê-los aqui me lembra quando cheguei de São Paulo pra cá, e foi um encanto conhecer Curitiba. Aprendi muito aqui, acho que o paranaense é um herói, trabalhador, constrói o seu estado a cada dia, sempre otimista. Mas acima de otimista, ele é um fazedor, porque falar é fácil, fazer é mais difícil, e tudo começa com a fé. Eu descobri o Paraná a tempo, cheguei aos 30 anos, e foi um privilégio”, declarou. Nesta edição, o Prêmio Zilda Arns de Responsabilidade Social foi concedido à ONG João Ferraz dos Campos, organização sem fins lucrativos que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A instituição, que já transformou a vida de mais de 2 mil jovens, recebeu um cheque simbólico de R$ 10 mil, doado pela parceira Gold Food Service. Durante a cerimônia, a vice-presidente Laila Sol destacou que a homenagem reflete o compromisso da entidade com o impacto social. “A ADVB sempre acreditou no poder das ideias e das pessoas, mas também no papel transformador da solidariedade e do propósito”, ressaltou. Além das homenagens, o evento apresentou um teaser do documentário especial sobre os 60 anos da ADVB/PR, produzido pela RPC, e anunciou o lançamento de uma série de podcasts em parceria com o Grupo Ric, que contará histórias de lideranças e profissionais que ajudaram a moldar o marketing no estado. A noite terminou com um gesto simbólico: a entrega da cápsula do tempo pelo Sicredi, onde foram depositadas mensagens que serão abertas em 2050, quando a entidade completará 85 anos. “Mais do que uma festa, foi um agradecimento coletivo a todos que acreditam no associativismo e no poder das conexões. O futuro já começou, e a ADVB segue firme em sua missão de inspirar, desenvolver e transformar”, finalizou Gislayne Muraro. Além da presidente e da vice-presidente Laila Sol, os diretores da ADVB Andreia Caldani, Cicero Rohr, Claudia Zilli, Giovanna Dalla Corte e Rogério Afonso também estiveram no palco para a apresentação.  A celebração teve patrocínio do ParkShoppingBarigui, Claro, Neodent, Sicredi, VendaMais, e apoio institucional de ACP, Copel, Fecomércio, Condor, Sanepar, Grupo Massa, Grupo RIC, RPC e TMC Transamérica.