1 de setembro de 2016

Carreira: a hora da escolha, por Valéria Patriani

A importância da escolha da carreira é um dos fatores mais determinantes na vida de uma pessoa.  Você já pensou nisso? E, para falar nesse assunto, por vezes tão polêmico, escolhi fazer as perguntas, por vocês leitores e respondê-las.

Quais os principais critérios que as pessoas devem levar em conta na hora de definir uma carreira?

O processo de começar a pensar na carreira, normalmente ocorre entre 17 ou 18 anos, período de finalização do ensino médio e também momento onde os jovens passam por transformações hormonais, psicológicas e comportamentais. Concordam que este, realmente, não é o melhor momento para essa escolha? Corretíssimo!!!

Minha indicação é que, nesta fase a que me referi, os estudantes busquem informações sobre os mais variados cursos, procurando conversar com profissionais que admiram, conhecer as tarefas cotidianas desse profissional e locais onde trabalham – empresas públicas ou privadas; empreendedores, sócios etc.; fazer consultas em sites especializados, guias ou livros sobre profissões atuais ou até aquelas quase esquecidas. Enfim, fazer um trabalho elaborado, desenvolver e escolher a melhor opção que possa conduzi-los a uma profissão que, por vezes, poderá não ser a definitiva, pois a cada dia novas tecnologias aparecem e o profissional precisar estar pronto para novos aprendizados – na profissão em que está inserido ou mesmo terá que buscar novos cursos que o auxiliarão na carreira atual. Já pensou nisso?

A mídia impressa e falada, isto é, jornais e noticiários têm dedicado um espaço importante com entrevistas e matérias sobre os cursos técnicos. Muitos deles gratuitos. Você já pensou em realizar um curso mais prático, que lhe dará a chance de entrar no mercado de trabalho com um pouco mais de experiência, o que facilitaria, sobremaneira, a consolidação de sua futura carreira? Este poderá ser o 1º passo antes de sua entrada na universidade!

E qual seria o perfil do profissional do futuro? Quais características passam a ser fundamentais para o sucesso profissional?

Sem dúvida alguma, as características desse profissional é a capacidade de aprender sempre, ter flexibilidade, comprometimento e foco com seus objetivos de vida e carreira, além do hábito importantíssimo de leitura. Este último item, tem a capacidade de tornar o indivíduo mais seletivo, crítico, com maior capacidade de argumentação e com um grande poder de escolha. Você escolhe, não é escolhido!!!! Já pensou nisso?

Enfim, não existe receita pronta!

O que há é planejamento, dedicação, disciplina, organização, boas e seletivas leituras, para estar pronto às exigências do mercado de trabalho. Então? Mãos à obra?

 

*Valéria Patriani, é Coach e Consultora em Recursos Humanos e colaboradora ADVB-PR.

COMPARTILHE
Share on LinkedInShare on FacebookGoogle+Tweet about this on Twitter